Sexta, 26 Abril 2024

Sem explicação

Os representantes da área estadual de Segurança vivem estampando notícias de jornais apontando o tráfico de drogas e os bandidos como os grandes problemas da criminalidade no Estado, principalmente para justificar os elevados índices de violência registrados por aqui. O interessante, porém, é que diante de uma possibilidade real de colocar os responsáveis na cadeia, agem na inércia. A coluna se refere a um ato do presidente do Tribunal de Justiça do Estado (TJES), desembargador Pedro Valls Feu Rosa, que criou já há algum tempo um mecanismo interno para tratar a questão, disponibilizando especificamente para este fim um desembargador e dois juízes. A iniciativa foi devidamente comunicada à Secretaria de Estado de Segurança (Sesp), que tem como titular Henrique Herkenhoff. Pedro Valls solicitou a lista dos procurados pela Sesp, para que pudesse decretar suas prisões. Mas o secretário nem ao menos respondeu ao presidente do TJES. E o sistema está lá, parado, enquanto a situação dos capixabas só se agrava. Algo a dizer, Herkenhoff?

 
Estava na cara
A coluna cantou a pedra e agora é oficial. Na campanha em Vitória, o deputado estadual José Esmeraldo (PR) vai ficar com quem sempre deu cobertura à sua atuação, o PT, que tem como candidata a ex-ministra Iriny Lopes. José Esmeraldo está coligado com o prefeito João Coser desde o primeiro mandato do petista. Não podia dar em outra. 
 
Segue...
A reação do deputado estadual, logo que teve sua candidatura a prefeito na Capital preterida por seu partido, para apoiar o também deputado estadual Luciano Rezende (PPS) na disputa, foi jogo de cena até necessário, para não ter que assumir o candidato de seu partido. 
 
A propósito
Há quem espere ver o sogro de Luciano Rezende, o deputado estadual Cláudio Vereza (PT), petista histórico, na campanha de Iriny Lopes. Não só pelo laço partidário, mas por serem antigos parceiros de corrente no PT. 
 
Mais
Já que o assunto é infidelidade a partidos políticos, vale o registro da presença de Coser nas ruas com Iriny. Depois do apoio declarado ao ex-governador Paulo Hartung (PMDB), quando o mesmo cogitava ser candidato, o prefeito assumiu a candidatura da ex-ministra. Quem apostou ao contrário, enganou-se. 
 
Pedra no sapato
Em Viana, o vereador Gilson Daniel (PV), que é candidato a prefeito este ano, vai dar uma boa canseira na deputada estadual Solange Lube (PMDB), também candidata ao posto. São as previsões do mercado político local. 
 
Se bobear...
Em seu blog, a ex-deputada estadual Mariazinha Vellozo Lucas alfineta mais uma vez a candidata do PT em Vitória, Iriny Lopes, dizendo que não está incluída no roteiro de viagens do ex-presidente Lula, durante a campanha eleitoral, a Capital do Estado. Mariazinha vai com muita sede ao pote, na vontade de eleger seu filho, o tucano Luiz Paulo Vellozo Lucas. Mas precisa se cuidar. Daqui a pouco vai parar em palanque do ex-governador Paulo Hartung (PMDB), bem ao lado dele. 
 
Vai encarar?
Em entrevista ao programa de Galvão Bueno na SporTV, transmitido durante as Olimpíadas, um dos filhos do lendário boxeur Touro Moreno, Yamaguchi Falcão, fez um pedido de Dia dos Pais ao apresentador. Gostaria que Galvão trocasse uns socos com o pai, algo parecido com o que ele tinha visto certa ocasião entre o apresentador e Acelino Popó. Mas Galvão tratou logo de se esquivar do pedido, dizendo que a situação com Popó foi brincadeira. Ou seja, correu. 
 
Vai encarar II?
A história muito lembrou outro desafio lançado na coluna ao senador Magno Malta (PR), que é boxeur, mas só ajuda atletas de MMA (antigo vale-tudo). Também achou por bem correr.  
 
Encheu
Ainda sobre Touro, ele desembarcou nesse domingo (12) no aeroporto de Vitória, com festa. Os 18 filhos dele compareceram em peso. Bom, a contar somente por esse ponto, dá para imaginar.
  
140 toques
“Somente o Século Diário falava de Touro Moreno e da ausência da Secretaria de Esportes no apoio aos seus filhos. Agora, todo mundo dá pitaco”. (Ex-secretário de Educação de Vila Velha Roberto Belling – PV – no Twitter)
 
PENSAMENTO:
“É muito difícil compatibilizar a política e a moral”. Francis Bacon

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/