A informação publicada em A Tribuna nesta terça-feira (18) reforça o que circula há algum tempo no mercado político em Vitória: o prefeito Luciano Rezende (PPS) vai colocar um nome de sua confiança na vice da chapa que disputará a reeleição em 2016. Exatamente o caso do secretário de Esportes, Walace Valente, escolhido a dedo para a pasta que é a origem da atuação política de Luciano. Valente teria se filiado ao PRB com esse propósito, aparecendo como o terceiro cotado para ocupar a vaga. As opções anteriores são do PPS e igualmente ligadas a Luciano: o atual vice, Waguinho Ito, que está desgostoso com a política, e o vereador Fabrício Gandini, novo secretário da equipe do prefeito. A cada novo nome que surge nos bastidores, mais se afasta a aliança com o PSB do governador Renato Casagrande. Esta seria consolidada com a vice destinada a um socialista, mas Luciano foge das conversas com o partido. Por essas e outras, a pergunta que não quer calar continua a mesma: e aí, Casão, vai encarar?
Campo restrito
A filiação do secretário de Esportes no PRB deve render uma composição do prefeito com o vereador de Vitória Devanir Ferreira, pastor e suplente de deputado federal. Luciano, como se sabe, está com dificuldades de aglutinar forças.
Péssimo negócio
A essa altura, quem mexeu com o deputado estadual Enivaldo dos Anjos (PSD) já se arrependeu. Depois de pegar pela reta o vice-governador César Colnago (PSDB), nesta terça ele retomou o assunto na Assembleia e acusou servidores do gabinete do deputado federal Max Filho (PSDB) de ter criticado sua atuação, em pleno protesto de domingo (16). Enivaldo está pé da vida.
De mal a pior
Por falar no protesto de domingo, um dado passou batido na pesquisa realizada pela UVV. Olha o grau de confiança dos entrevistados em relação ao governo Paulo Hartung: respondeu que têm “muita confiança” menos de 1% das pessoas; “alguma confiança” 22,4%; e “pouca ou nenhuma confiança” nada menos do que 76,23%.
Não passa nada
A propósito, um simples compartilhamento de Hartung em seu Facebook, que era para ser um oba-oba da abertura da XIII Convenção da Central de Compras do ES em Aracruz, teve efeito contrário. Até o início da tarde desta terça-feira (18), já havia rendido 14 comentários, 12 deles cobrando o atual governo na área de…educação!
Influência
Notícias da Rádio Corredor da Assembleia Legislativa: o único colega de plenário que o deputado estadual Amaro Neto (PPS) escuta, mesmo, é Guerino Zanon (PMDB).
Queda livre
O prefeito de Colatina, Leonardo Deptulski (PT), o Batata, tenta de todo jeito melhorar sua situação. Nesta terça-feira (18), realiza prestação de contas dos seus últimos dois anos de gestão para lideranças e representantes de associações de moradores. Tem solução?
Enquanto isso…
Os servidores em greve decidiram, mais uma vez, prosseguir com o movimento. A categoria realizou novo ato em frente à prefeitura, também nesta terça. “A greve continua, Leonardo a culpa é sua!!!”.
Caiu
Depois de 20 anos à frente do Arquivo Público do Estado, Agostino Lazzaro (nome artístico de Cledison de Lima) foi demitido do cargo. Ator e diretor de teatro, além de cientista social, sua atuação no cargo era motivo de elogios.
140 toques
“Terrenos de Marinha. Amanhã [quarta-feira, 19] é o dia da derrubada do veto! As votações acontecerão no congresso a partir das 11h!”. (Senador Ricardo Ferraço – PMDB – no Twitter).
PENSAMENTO:
“Não é arriscar nada é arriscar tudo”. Cesare Cantú