sexta-feira, abril 25, 2025
23.9 C
Vitória
sexta-feira, abril 25, 2025
sexta-feira, abril 25, 2025

Leia Também:

Sinuca de bico

A filiação do senador Ricardo Ferraço (PMDB) no ninho tucano está no seguinte pé: o presidente nacional da sigla, Aécio Neves, pediu empenho da cúpula tucana no Estado para garantir a entrada dele no PSDB por sua atuação no mandato e necessidade de garantir uma cadeira na Casa após a saída do partido da senadora Lúcia Vânia (GO). Mas Ferraço, embora manifeste interesse em entrar na sigla, apresentou condicionantes em relação ao pleito de 2016, que coloca o processo numa encruzilhada. Ele destaca que já firmou compromisso com candidaturas à reeleição de alguns prefeitos, principalmente Luciano Rezende (PPS), em Vitória; Gilson Daniel (PV), em Viana; e Neto Barros (PCdoB), em Baixo Guandu. Fica estabelecido, então, o impasse. Basta pensar, em especial, na disputa na Capital, segunda principal vitrine política do Estado. Como um senador do PSDB não subiria no palanque do candidato do partido, já anunciado por mais de uma ocasião, Luiz Paulo Vellozo Lucas, em troca de um apoio ao seu provável concorrente da linha de frente e ainda em clima de revanche? Se existe alguma saída, por ora, não parece fácil. 
 
Debate
O assunto foi parar na tradicional reunião promovida pelo deputado federal Max Filho (PSDB) no Dispensário São Judas Tadeu, na Prainha, Vila Velha, nessa segunda-feira (26). Assim como sempre faz, Max comentou de suas ações políticas recentes. Uma delas, a reunião da cúpula do partido com Aécio.
 
Saudação
Na Prainha estiveram cerca de 100 pessoas, entre moradores e lideranças do PSDB, como o presidente do diretório estadual, Jarbas Ribeiro de Assis Júnior, e dirigentes da Juventude, da Mulher e do Tucanafro. Não faltaram elogios e reconhecimento de Max como importante interlocutor do partido e, ainda, por sua postura no caso do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Max assinou a petição contra Cunha.
 
Gaveta
O secretário de Estado da Transparência, Marcelo Zenkner, tornou sem efeito a portaria que instaurou sindicância contra o professor Silvio Roberto Foletto, lotado na Secretaria de Saúde, por supostas faltas injustificadas no período entre 1 de junho e 31 de julho de 2010. A alegação é que à época ele estava alocado no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen). O servidor é irmão do deputado federal Paulo Foletto, presidente regional do PSB, e “chegado” do governador Paulo Hartung (PMDB).
 
2016
Além de Audifax Barcelos na Serra, Gustavo de Biase em Vitória e Marcos Bruno em Cariacica, o Rede Sustentabilidade vai de Professor Jonathan William em Cachoeiro de Itapemirim e de Sérgio Pessotti em Linhares. Candidaturas foram lançadas na convenção estadual desse final de semana, dentro do projeto nacional da ex-ministra Marina Silva.
 
Oficial
Está criada a CPI na Câmara de Linhares que vai investigar “fatos relevantes relacionados ao canal existente no Rio Doce que desvia grande percentual de água para o município de Aracruz”. Os vereadores haviam aprovado a proposta na última semana e dizem que vão apurar o desvio feito pela Aracruz Celulose (Fibria). Detalhe: em 1999. Só agora, em plena escassez hídrica, que surge alguma providência.
 
Oficial II
Os membros da Comissão foram definidos nessa segunda-feira (26). O presidente é o vereador Estéfano Silote (PDT); o relator o presidente da Casa, vereador Miltinho Colega (PSDB), autor do requerimento que propõe a investigação, e os membros José Zitenfield Cardia (PSD), Zeca Correa (PPL) e Tarcísio Silva (PSB).
 
Enquanto isso…
Com o título Rota Sustentável da Celulose, a TV Vitória/Record começou a veicular nessa segunda-feira (26) uma série de “reportagens especiais” sobre a Aracruz Celulose. Dinheirama investida pela empresa para a lavagem cerebral dos capixabas. E o pior: tem gente que cai.
 
Pior que está, fica!
Alô, Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf). Cadê o Termo de Referência aprovado em favor da Suzano Papel e Celulose para seu projeto de plantar eucalipto em Conceição da Barra, norte do Estado, o chamado Bloco VI? No site do órgão, embora a lei determine, não está. 
 
140 toques
“Nossa juventude também deve discutir e combater a violência contra a mulher. #MachistasNãoPassarão #ENEM2015. (Renato Casagrande – PSB – no Twitter).
 
PENSAMENTO:
“Uma grande parte do gênio consiste em colocar as dificuldades a nosso serviço”. G.C Lichtemberg

Mais Lidas