Segunda, 29 Abril 2024

Tem condições?

O ano será de muita movimentação política visando às acomodações para a eleição de 2014. Com a antecipação da disputa presidencial, as lideranças do Estado também colocam seus nomes na berlinda para testar a temperatura do mercado político. Das possibilidades que serão apresentadas este ano, com certeza algumas ficarão pelo caminho, quando o processo pré-eleitoral se afunilar.



Assim como outros partidos, o PMDB também se movimenta e coloca na mesa de negociação suas cartas mais altas: o senador Ricardo Ferraço e o governador Paulo Hartung. Ferraço pode ser um nome para aglutinar um palanque alternativo com PT e PMDB ao palanque palaciano.



Mas há um desconforto nessa composição, já que ficaria ruidoso um palanque com Ferraço no comando e o ex-governador Paulo Hartung na secundária posição de candidato ao Senado. Para completar, João Coser (PT), que estava logo atrás de Ferraço naquela tal fila sucessória da época de Hartung, ficar na incômoda posição de vice-governador.



Já a troca das posições no palanque pode ser arriscada. Hartung deixou o governo em 2010 e, eleitoralmente, não ganhou musculatura nos apoios que fez em 2012. Mas não dá para dizer que o ex-governador perdeu seu poder de influência nos meios políticos.



Não que ao bater o martelo sobre uma candidatura ao governo, Hartung vá esvaziar o palanque do governador Renato Casagrande, mas a forma como a qual Hartung comandou o processo político no Estado em seu governo pode trazer um receio a algumas lideranças, fazendo com que elas venham a aderir ao palanque peemedebista com medo de represálias futuras.



Mas a batalha pelos apoios entre o governador Casagrande e o ex-governador Paulo Hartung, mesmo que não seja o adversário direto de Casagrande, vai tencionar o mercado. Correndo por fora estará o senador Magno Malta (PR), com alguns apoios já desenhados. As definições dos apoios, porém, deve ficar para 2014.





Fragmentos:



1 – A novela do julgamento do recurso do prefeito afastado de São Gabriel da Palha, Henrique Vargas (PRP), ainda se arrasta. Toda vez que o processo vai ao plenário do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), um grupo de aliados vem acompanhar as sessões em Vitória.



2 – No show do sambista Diogo Nogueira, no último sábado (27), em Vitória, autoridades se fizeram presentes para mostrar que têm samba no pé. Prestigiaram o show o deputado Gilsinho Lopes, o ex-presidente da Cesan Paulo Ruy Carnelli e até o prefeito de Conceição da Barra, Jorge Donati.



3 – A deputada federal Iriny Lopes (PT) talvez não dispute a eleição proporcional no próximo ano. A petista discute a possibilidade de voltar ao governo federal, caso Dilma se reeleja, ou a um cargo executivo no Estado.

 

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/