segunda-feira, novembro 10, 2025
23.9 C
Vitória
segunda-feira, novembro 10, 2025
segunda-feira, novembro 10, 2025

Leia Também:

Um furacão chamado Erika

De acordo com a meteorologia, tem uma tempestade tropical querendo virar furacão na nossa área. Sol e chuva se revezam pelos ares, enquanto a tempestade tropical Erika muda de direção de acordo com seus caprichos, deixando todos na expectativa –  vem, não vem, se dissolve no ar e desaparece dos noticiários ou ganha velocidade e vira furacão, causando prejuízos em algum ponto da Flórida? Nunca se sabe, mas certo é que Erika vai  trazer muita chuva nesse final de semana.
 
Tem coisas piores no mundo acontecendo nesse exato momento, mesmo assim os egoístas só se preocupam com seu próprio quintal. Como fica o churrasco programado para o fim de semana? Nem sempre as festas, eventos e acontecimentos programados com muita antecedência podem ser reprogramados por causa de um furacão, ou mesmo de uma chuvinha miúda. Érika, a aniversariante do fim de semana, percebe tardiamente seu grande erro.
 
A festa programada para o domingo está fadada a não acontecer, por causa de um tornado que, para piorar a situação, ganhou seu nome. E como nomes se repetem com incômoda frequência, uma outra Erika, não muito longe dali, tem a desagradável surpresa de ver chegar uns parentes de Porto Rico que não vê há muito tempo, e que aproveitaram as intermitências de um furacão nas vizinhanças para fazer feriado na Flórida.
 
As duas Erikas moram em Coral Springs, onde a tempestade tropical com chuvas intensas chamada Erika ameaça chegar, após um rastro de destruição. Erika 1 tem uma festa e não tem local para realizá-la, Erika 2 tem local e gente, mas Walmart e supermercados estão com as prateleiras vazias –  os mais cautelosos passaram antes e esvaziaram tudo.  Gente apressada, pois a tempestade pode ou não se tornar um furacão, dependendo da rota que escolher.
 
Erika provocou chuvas torrenciais e inundações em algumas ilhas do Caribe. Em Dominica, três  pessoas morreram e 30 estão desaparecidas. O Centro Nacional de Furacões avisa que ventos com velocidade entre 62 a 117 quilômetros por hora podem, provocar alagamentos e interrupção de energia, erosão de estradas e highways, perda de contato de celulares e da Internet. Sem falar em caixa eletrônico dos bancos. Como gripe forte, melhor ficar quieto em casa e esperar passar.
 
No Oceano Atlântico, as tempestades tropicais que provocam ventos com mais de 60 quilômetros por hora ganham nomes, um masculino / um feminino. Se os ventos passam de 117 quilômetros, a tempestade vira furacão. Então os furacões não ganham nomes, mas retêm o nome dado à tempestade que o gerou. Os nomes se revezam, mas quando chegam às categorias mais fortes e causam muito estragos, o nome é retirado do esquema. Assim, não haverá outro Katrina ou outro Hugo.
 
Em desespero de causa, as duas Erikas se encontram em algum momento da vida, ou na fila de uma bomba de gasolina – Erika 2 ouve Erika 1 lamentando seu grande problema no celular, e faz-se a luz – Você me vende tudo que preparou para sua festa?  Acabaram boas amigas, trocando beijinhos e emails. E como o aniversário foi adiado para o próximo fim de semana, se chover Erika 2 ofereceu a casa como plano B para a festa. Se Erika virar furacão vai dar no noticiário.

Mais Lidas