sexta-feira, junho 13, 2025
19.9 C
Vitória
sexta-feira, junho 13, 2025
sexta-feira, junho 13, 2025

Leia Também:

Um passo atrás

A nomeação de Paulo Ruy Carnelli na presidência da Cesan já é interpretada nos meios políticos como uma tentativa de retomada, pelo governador Renato Casagrande, do projeto de unanimidade no Estado. Ou seja, ele candidato à reeleição, o ex-governador Paulo Hartung (PMDB) ao Senado, e a vice entregue ao ex-prefeito João Coser (PT). As declarações de Paulo Ruy na imprensa corporativa e do secretário-chefe da Casa Civil, Tyago Hoffman, também sinalizam nessa direção. Logo após o anúncio da nomeação, os dois tentaram afastar qualquer sinal de ruptura entre Casagrande e Hartung, e até forçaram a barra, vendendo um clima de harmonia, quase amor, sentido totalmente contrário ao cenário observado nos bastidores nos últimos tempos. Além de Paulo Ruy ser um conhecido hartunguete de carteirinha, ele chega ao comando da Cesan logo após as pesquisas eleitorais colocarem Casagrande na frente de Hartung e quando, finalmente, o governador demonstrava descolar sua gestão da anterior. Não dá para achar que foi à toa. Tem jogada política em armação para 2014. 
 
Freguês
Não é à toa, também, que o ex-presidente do Bandes e pré-candidato ao governo do Estado em 2014, Guerino Balestrassi (PSDB), está berrando por ai contra a nomeação de Paulo Ruy. Já sentiu o clima e pode virar comida de onça, mais uma vez.
 
Freguês II
Imagine o temor de Balestrassi, saiu pela porta dos fundos do Bandes, sem nem dar tchau, para encarar essa no PSDB, e corre o risco de ficar a ver navios. Que sina. 
 
Ameaça
A propósito, a possibilidade de uma candidatura ao Senado do coronel Luiz Sérgio Aurich (PSDB), conforme a coluna antecipou nessa terça-feira (12), causou alvoroço nos meios políticos. Não só por atender à conjuntura atual da Polícia Militar no Estado, mas pela oportunidade dele ir para o confronto. Intrigado e preocupado deve estar Hartung.
 
Vida longa
Comentário de uma raposa política: nunca houve melhor casamento político do que o firmado entre Coser (PT) e Hartung (PMDB), que já comemora bodas de estanho (10 anos). Um da direção e o outro segue – nesse caso, Hartung manda e Coser obedece. Assim, não há atritos. 
 
Ah, um serviço!
Os deputados estaduais conseguiram gastar dez minutos da sessão dessa terça-feira (12) falando de…futebol! É mole ou quer mais?
 
‘Detalhe’
Na mesma sessão, Euclério Sampaio (PDT) falou, falou sobre o caso dos tanques de soda cáustica de Paul, em Vila Velha, com direito à apresentação de Power Point e tudo mais. Certa hora, resolveu dar exemplo de situação semelhante, segundo ele, no Rio de Janeiro. Mas logo recebeu o alerta do petista Roberto Carlos (PT): “foi no México”. “Ichi”, passou longe. 
 
Milagre
Pare as máquinas: os vereadores de Vila Velha derrubaram veto do prefeito Rodney Miranda (DEM)? Vai chover canivete.
 
Férias prolongadas
O Tribunal Regional do Trabalho da 17ª Região aceitou o pedido feito pela OAB-ES e decidiu suspender os prazos processuais entre 7 e 17 de janeiro de 2014. Somado ao recesso forense entre 20 de dezembro e 6 de janeiro, os advogados terão período de descanso de quase 30 dias. Moleza, hein.
 
140 toques
“E no RJ Procon determina fixação de aviso sobre azeites vendidos como extravirgens informando que são apenas virgens. E no ES, providências?”. (Roberto Beling – Rede Sustentabilidade – no Twitter).
 
PENSAMENTO:
“Quando se exclui de uma situação todas as impossibilidades, o que sobrar, por mais improvável que pareça, deverá ser a verdade”. Sir Arthur Conan Doyle

Mais Lidas