Quinta, 28 Março 2024

Academia Espírito-Santense de Letras abre inscrições para cadeira de Sérgio Blank

sergio_blank_foto_claudio_postay Cláudio Postay
Foto: Cláudio Postay

A Academia Espírito-Santense de Letras (AEL) abriu nesta segunda-feira (4) o período de inscrições para a seleção de um novo membro, que ocupará a cadeira de número 9 que antes foi ocupada pelo poeta e escritor Sérgio Blank, falecido em junho de 2020.

O chamado, assinado pela atual presidente da AEL, Ester Abreu Vieira de Oliveira, informa que os candidatos que quiserem concorrer à vaga aberta deverão enviar correspondência com firma reconhecida manifestando o interesse e junto a ela anexar currículo e comprovação de livros e trabalhos publicados. O prazo de inscrição vai até 8 de março, com mais informações no box abaixo. A escolha do novo acadêmico acontecerá na reunião mensal da organização em abril, prevista para o dia 12.

Sérgio Blank havia tomado posse na cadeira 9 no dia 18 de julho de 2019, praticamente um ano antes de sua morte repentina em sua casa, em circunstâncias ainda não reveladas e que seguem sob investigação da Polícia Civil. Antes dele, a cadeira foi ocupada pelo professor Américo Barbosa de Menezes, falecido no início de 2019. O Patrono da cadeira é Aristides Braziliano de Barcellos Freire, educador, jornalista e teatrólogo nascido em Vitória em 1850. A Academia conta atualmente com 40 cadeiras.

Sede da Academia Espírito-Santense de Letras na Cidade Alta, Centro de Vitória. Foto: Divulgação
Segundo Ester Abreu, a AEL foi fundada unindo escritores, professores, jornalistas, juristas, clérigos e outros integrantes, com intuito de unir os intelectuais da época e valorizar e visibilizar a literatura e a cultura do Espírito Santo. Passado, presente e futuro fazem parte da perspectiva de atuação da Academia até hoje. "Nesse período foram publicadas obras de escritores do passado que estavam esquecidas e perdidas, também novos livros e revistas com escritos contemporâneos, além de projetos para estimular os jovens a se envolverem com a literatura".

Dentro das comemorações do centenário da entidade, está previsto um evento de celebração no dia 4 de setembro, data que marca a fundação da AEL em 1921. Mas antes disso, há outras atividades previstas.

Entre elas estão três concursos literários que abriram inscrição no dia 1 de janeiro e que premiarão os melhores contos, crônicas e poesias inscritos. O regulamento está disponível no site www.ael.org.br. O centenário vai contar ainda com o lançamento de um selo da AEL pelos Correios e também uma revista especial com o tema Academia Espírito-Santense de Letras, sua história e personagens, na qual os atuais acadêmicos foram convidados a escrever sobre escritores que marcaram época no Estado.

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários: 1

Ester Abreu em Segunda, 04 Janeiro 2021 21:38

Obrigada, Vitor por sua matéria.

Obrigada, Vitor por sua matéria.
Visitante
Quinta, 28 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/