Quarta, 01 Mai 2024

Análise: ???Cesar Deve Morrer???

Análise: ???Cesar Deve Morrer???

 

O teatro invadiu a vida cotidiana nos anos 60. Toda a excentricidade da representação e da dramaticidade estavam presentes em várias camadas da sociedade principalmente devido à importância readquirida do corpo como um ente esquecido dentro da racionalização da sociedade. 
 
O corpo que ganhava força requeria formas de visibilidade. Desse modo a revolução sexual explodiu e o corpo foi libertado. No cinema assim como nas artes plásticas o corpo utilizado por meio da teatralização invadiu os filmes e imprimiu uma forma menos naturalizada de representação e uma maior liberdade criativa à narrativa.
 
Os irmãos Tavianni (A Noite de São Lourenço, 1982), oriundos dessa época, resgatam tal estética entrando no cerne da questão, o teatro propriamente dito. Misturando uma realidade crua própria do neorrealismo italiano, vão buscar num complexo penitenciário italiano os atores de Cesar Deve Morrer, que encenarão Júlio Cesar, de Shakespeare.
 
A combinação entre elementos de ficção e realidade se faz presente a todo instante no local afastado de toda forma de contato com o exterior. Uma espécie de ribalta invertida, onde, abaixo da população, ninguém é visto nem percebido como cidadão. 
 
A encenação pode portanto restabelecer este vínculo dos presos com o sistema, da mesma forma que o filme cria essa ligação dos internos com o exterior, e da mesma forma que a história de Júlio Cesar narra essa ligação do líder com o povo, e na sua omissão.
 


Utilizando recursos anacrônicos, os diretores voltam décadas estéticas abolindo a cor, os movimentos de câmera e os planos curtos, obtendo assim um testemunho escondido de um local obscuro, invertendo a importância do palco, colocando os aprisionados como centro das atenções e nós os meros observadores de um mundo fictício para quem está de fora.
 
A peça, baseada num herói italiano, reforça o imaginário e constrói uma figura em torno das regionalidades do país, seus costumes e sotaques. Pode-se inclusive traçar um paralelo entre a obra e a realidade italiana após o fim do império midiático de Silvio Berlusconi, e quem seria o sucedâneo.  
 
Nada tão explícito como O Crocodilo, de Nani Moretti (2006), mas encaixa-se numa Itália esvaziada de carisma político lembrando-se da origem dos diretores, tão inserida num cinema social e político.
 
Serviço
Cesar Deve Morrer (Cesare deve morire, Itália, 2012, 76 minutos, Livre) 
 
Cine Jardins - Shopping Jardins: Sala 2. 19h05.

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 02 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/