Terça, 16 Abril 2024

Antigo Arquivo Público abrigará Galeria Homero Massena

arquivo_publico_secult Secult

O antigo prédio do Arquivo Público, localizado na Cidade Alta, Centro de Vitória, será restaurado e reformado pelo governo do Estado, que publicou nesta semana edital para licitação. O edifício que é tombado era mais um que compunha o cenário de imóveis abandonados na região central da Capital. Com custo máximo de R$ 179 mil e prazo de 360 dias para execução da obra, o local passará a abrigar a Galeria Homero Massena, hoje localizada em outro edifício quase em frente ao antigo Arquivo Público.

Secult

Kronos representará ES no Duelo Nacional de MCs

Foi realizada no último fim de semana a seletiva estadual para o Duelo Nacional de MCs, que classificou Kronos MC para representar o Espírito Santo no campeonato de rimadores que ocorre tradicionalmente em Belo Horizonte (MG). Por conta do coronavírus, o evento de 2020 será realizado nos dias 30 e 31 de janeiro na capital mineira com transmissão ao vivo, mas desta vez sem público. Kronos conta que, após a eliminação no ano passado, pensou em desistir do sonho de disputar a competição nacional, mas decidiu insistir. "Entrei em 2020, entre altos e baixos, mantive a calma em saber que podia, que era possível, e ninguém podia me dizer o contrário, que as minhas referências que chegaram lá não desistiram, então eu não tinha o direito de desistir", afirmou. No Duelo Nacional, o Espírito Santo tem tradição. Em 2017 o rapper capixaba César MC sagrou-se campeão da competição e, no ano passado, outro rimador do Estado, Noventa, foi o vice-campeão.

Poetisa capixaba participa dos slams nacionais 

Júlia Ramos, a Júpiter, representa o Espírito Santo nas duas competições nacionais de Slam, campeonato de poesia autoral falada, que diferente do Duelo de MCs, não possui acompanhamento dos beats. Ela foi para a final e ficou em terceiro lugar no Slam Nacional Interescolar Nacional e, neste fim de semana, participa do Slam BR, o mais importante torneio nacional do tipo. Classificou-se para a semifinal que será disputada neste sábado, a partir das 16h, de forma virtual pela página do evento no Facebook. Ela é poetisa e integrante do Coletivo Nísia, que realiza o Slam Nísia na Região 5 de Vila Velha.

Site homenageia escritora Haydeé Nicolussi 

Divulgação

Poetisa e revolucionária nascida no Espírito Santo, Haydeé Nicolussi ganhou uma página online em sua homenagem, elaborada por alunos de uma disciplina do curso de Letras da Ufes, coordenada pela professora Júlia Almeida. Considerada a primeira escritora modernista capixaba, ela nasceu em Alfredo Chaves e mudou-se ainda criança para Vila Velha. Viveu a maior parte da vida entre o Espírito Santo e o Rio de Janeiro, tendo participação constante publicando textos políticos e literários em revistas de ambos estados, e chegou a ser perseguida e presa por sua atuação política no anos de 1930. Faleceu em 1970, no Rio de Janeiro, e é patrona da cadeira número 6 da Academia Feminina Espírito-Santense de Letras. Além do site, que possui biografia, obras e atualidades sobre Haydeé Nicolussi, também foi criada uma página no Instagram em sua homenagem.

Jornalista promove laboratório de escrita 

O jornalista e escritor Fabricio Fernandez realiza em janeiro a oficina "escrita Ybrida", que acontecerá aos sábados. "Em 2021, neste laboratório vamos caminhar com a autobiografia do velhinho Edgar Morin nas mãos, vamos experimentar a escrita como modo de acionar o relacional, para compreender os sentidos do disruptivo, da perfuração da página em branco e performar com a fuleragem, com a vestígios, com a escrita [Y]brida", diz o chamado. As inscrições podem ser feitas aqui. O valor e a programação do curso serão enviados por e-mail aos inscritos. 


Arte no chão em Santo Antônio

Uma obra de arte que pode ser vista do céu. Na praça de Santo Antônio, em Vitória, uma arte realizada pelo artista Diego Mouro lembra a presença no bairro do Cais do Hidroaviação, o primeiro aeroporto da Capital. A pintura da obra deve ser finalizada até domingo, contando com um vídeo com audiodescrição sobre o trabalho, criação e pintura da obra, acessível por QR Code disponibilizado no local. A iniciativa recebe recursos do projeto "A Arte é Nossa", da Prefeitura Municipal de Vitória (PMV).
PMV

Arte nas paredes na Ilha do Príncipe 

Para quem ainda não viu, outra intervenção urbana incrível está rolando na Ilha do Príncipe, também em Vitória, a partir do trabalho do projeto Cidade Quintal, que está colorindo as fachadas de vários imóveis e edifícios localizados no bairro, logo na entrada da cidade para quem vem da rodoviária. Fruto de pesquisas com moradores locais, os desenhos registram elementos e personagens importantes e marcantes na história do bairro e seu entorno. Entre elas, Maria de Lurdes, conhecida como "Maria Tomba Homem", dona de um bordel conhecida por enfrentar os homens que perturbavam e faziam arruaça na região.

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários: 1

José Leal em Domingo, 20 Dezembro 2020 15:23

A informação sobre as obras de reforma do Antigo Arquivo Público, na realidade se trata da contratação de projeto de restauro, as obras em si , só serão efetivadas após a realização dos projetos em contratação e os procedimentos legais para contratação da obra.

A informação sobre as obras de reforma do Antigo Arquivo Público, na realidade se trata da contratação de projeto de restauro, as obras em si , só serão efetivadas após a realização dos projetos em contratação e os procedimentos legais para contratação da obra.
Visitante
Terça, 16 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/