Quinta, 25 Abril 2024

Arquivo Público disponibiliza 25 livros sobre história do Espírito Santo

ES_Indigena_frente_divulgacao

Um tanto de informação sobre a história do Espírito Santo está acessível a apenas um click. O Arquivo Público do Espírito Santo (Apees) disponibiliza para download gratuito em seu site 25 livros que compõem a Coleção Canaã, especializada em questões históricas com temas variados, apresentando informações sobre personalidades históricas, os povos que compõem a formação do Estado e momentos importantes.

Entre as obras com informações sobre os povos que aqui habitam ou habitaram, estão Índios Botocudos do Espírito Santo no século XIX, estudo de Paul Ehrenreich, um dos primeiros sobre o tema, publicado em 1887, e Espírito Santo Indígena - Conquista, trabalho, territorialidade e autogoverno dos índios, 1798-1860, que compila diversos artigos da professora e pesquisadora Vânia Moreira em torno dos povos originários e suas relações com o processo colonial.

Sobre a população negra que habita o Estado, o livro Negros no Espírito Santo, organizado pelo professor da Universidade Federal do Estado (Ufes) Osvaldo Martins, traz em sua primeira parte escritos fundamentais do falecido professor e pesquisador Cléber Maciel, que aborda a origem dos negros capixabas, aspectos da escravidão, a herança cultural afro-capixaba e a discriminação racial até os dias de hoje. Na segunda parte, a obra reúne dez artigos contemporâneos de destacados autores sobre questões culturais, educação, espiritualidade, território, e outros temas.

Há também obras sobre a imigração europeia disponíveis, a começar por Imigrantes, uma obra de 1.200 páginas que reúne ampla base de dados a partir de informações do Apees e do Arquivo Nacional sobre navios, hospedarias, núcleos coloniais e dados sociológicos sobre imigrantes de distintas etnias, incluindo a relação nominal de mais de 54 mil estrangeiros que chegaram ao Espírito Santo entre os século 19 e 20.

Outras obras fazem referência a alguns desses povos em específico, como Italianos - base de dados da imigração italiana no Espírito Santo nos séculos XIX e XX, organizado por Agostino Lazzaro, Raízes da Imigração Alemã - História e Cultura Alemã no Estado do Espírito Santo, de Helmar Rölke, Os Capixabas Holandeses, uma história holandesa no Brasil, de Ton Roos e Margje Eshuis, e Pomeranos Sob o Cruzeiro do Sul, de Klaus Grazow.

Vale destacar também livros sobre personalidades importantes na história do Espírito Santo, como Jerônimo Monteiro - Sua vida e sua obra, da grande escritora e historiadora Maria Stella de Novaes, e Carlos Lindenberg, do jornalista Amylton de Almeida.

O relato de viagens e expedições feitas em séculos passados ao território capixaba também compõem vários livros que estão disponíveis por meio do Arquivo Público, além de clássicos como História do Estado do Espírito Santo, de José Teixeira de Oliveira.

O patrimônio histórico, arquitetônico e urbanístico também pode ser encontrado em entre as obras online com livros como reedição de Projecto de um Novo Arrabalde, de Saturnino de Brito, e Fazenda do Centro, de Sérgio Peres de Paula.

A lista completa com os 25 livros, resumos e links para download estão disponíveis no site do Arquivo Público

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários: 2

Elizeth dos Anjos em Sexta, 08 Mai 2020 20:59

Parabéns ao jornalista Vitor pela excelente matéria sobre a história do ES. Que contribuição deu ao povo capixaba, pelo acesso a sua história.

Parabéns ao jornalista Vitor pela excelente matéria sobre a história do ES. Que contribuição deu ao povo capixaba, pelo acesso a sua história.
Milton Ximenes Lima em Domingo, 10 Mai 2020 09:08

Parabéns! Num Estado tão esquecido da Federação, qualquer subsídio para a sua História é pérola informativa. Parabéns, Vitor!
Milton

Parabéns! Num Estado tão esquecido da Federação, qualquer subsídio para a sua História é pérola informativa. Parabéns, Vitor! Milton
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/