Terça, 16 Abril 2024

Caravana do cinema

Caravana do cinema

 

Ruas e praças de cinco municípios da região norte do Espírito Santo receberão uma tela de cinema e uma programação gratuita de animações, documentários e ficções nacionais na próxima semana. O Cine BNB na Praça desembarca na terça-feira (7) em Vila Pavão e depois seguirá para Ponto Belo, Ecoporanga, Água Doce do Norte e Mucurici. A programação reúne curtas-metragens com diferentes temas vindos da Bahia, São Paulo, Ceará, Paraná e Tocantins.
 
Valorizando os espaços públicos, a iniciativa proporciona a inclusão audiovisual e promove a autoestima das comunidades do interior. As sessões abertas e gratuitas permitem ainda a circulação de obras de curta e média-metragens, ressaltando a produção audiovisual nacional quase sempre restrita a festivais e mostras de cinema. 
 
Esta é a segunda edição do Cine BNB. A primeira foi realizada em 2010 nos municípios de Mucurici, Ponto Belo, Pedro Canário, Água Doce do Norte e Ecoporanga e reuniu 2.550 espectadores. 
 
O projeto tem realização do Instituto Marlin Azul e patrocínio através de parceria entre o Banco do Nordeste do Brasil (BNB), o BNDES e o Governo Federal. A estrutura de exibição chega aos locais por meio de um caminhão equipado com tela no tamanho 8m x 5m, projetor digital, 200 cadeiras para acomodar o público e sistema de som ambiente aberto. 
 
CALENDÁRIO
 
Terça-feira (7) | 19h


Vila Pavão (Praça São Marcos)
 
Quarta-feira (8) | 19h
 
Ponto Belo (Praça Ana Angélica)
 
Quinta-feira (9) | 20h30
 
Ecoporanga (Pátio do Mercado Municipal)
 
Sexta-feira (10) | 19h
 
Água Doce do Norte (Praça Almirante Barroso)
 
Sábado (11) | 19h


Mucurici (Centro de Comercialização de Produtos da agricultura Familiar)
 
PROGRAMAÇÃO
 
As Curvas de Niemeyer (Animação, 10 minutos, 2010, ES) Direção: 150 alunos de ensino fundamental da rede pública de ensino de Vitória. A menina Estela embarca numa nave do tempo junto com Oscar Niemeyer, um dos mais importantes arquitetos modernos do mundo, para descobrir as principais obras do artista numa aventura fantástica de curvas e cores.
 
Vida Maria (Animação, 9 minutos, 2006, CE) Direção: Márcio Ramos. Maria José, uma menina de cinco anos de idade, é levada a largar os estudos para trabalhar. Enquanto trabalha, ela cresce, casa, tem filhos, envelhece.
 
A Galinha ou Eu! (Ficção, 15 minutos, 2011, PR) Direção: Denizia Moresqui. Denizia, cinco anos, vive em uma fazenda repleta de animais e os trata como se fossem seres humanos. Um dia, fica com raiva de uma galinha e a persegue pelo quintal. O bicho entra na privada e cai no buraco. Denizia tem que escolher entre salvar a galinha e levar uma surra ou deixar o animal morrer e escapar do castigo. 
 
O Dono do Carnaval (Ficção, 15 minutos, 2009, SP) Direção: Maria de Lourdes Scabine Lezo. Em uma pequena cidade do interior, um homem disputa com as mulheres o direito de desfilar vestido de baiana no Carnaval. Mal-entendidos leva os moradores a acreditar na morte do personagem, que, mesmo dado como morto, não deixa de fazer sua aparição triunfante no desfile. 
 
Caminho de Feira (Documentário, 15 minutos, 2009, BA) Direção: Abimael Borges dos Santos.  Toda segunda é dia de feira em Sátiro Dias, espaço de interação popular onde convivem diferentes histórias e personagens.
 
A Dois Passos do Paraíso (Ficção, 15 minutos, 2009, TO) Direção: Alan Russel Waine Gontijo. Mais de 25 anos depois de A Dois Passos do Paraíso, da Banda Blitz, estourar nas rádios de todo o País, o vídeo recria a história da Mariposa Apaixonada de Guadalupe e do caminhoneiro Arlindo Orlando.

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 16 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/