Quarta, 01 Mai 2024

Casa.Lab Infinitas abre as portas com muita arte, música e debates

Casa.Lab Infinitas abre as portas com muita arte, música e debates
Um laboratório de experimentações que vai reunir fotografia, artes plásticas, gastronomia, seminários, street art, moda e cinema. Isso tudo no Centro de Vitória, com entrada livre. Essa é a premissa da Casa.Lab Infinitas, que vai integrar diversas linguagens artísticas e promover shows, debates e o lançamento de uma Web TV. A ocupação cultural começa nesta sexta-feira (29), às 14h, e segue ate o dia 14 dezembro com uma programação extensa.
 
O centro cultural temporário foi adaptado dentro de uma Casa, na Rua Barão de Monjardim, e tem como destaque os shows que serão feitos na varanda da casa, sempre aos sábados, às 18h. Os convidados para tocar nessa Serenata Inversa são A Banda Mais Bonita da Cidade (PR), Vitrola de 3 (ES), Sol na Garganta do Futuro (ES), "Fabrício" e Fêpaschoal, além de [ Merci ] (ES), Curumin (SP), Lucas Santtana (BA/SP) e Babi Jaques e Os Sicilianos (PE), sendo que esses quatro últimos se apresentam pela primeira vez em terras capixabas.
 
“Escolhemos o Centro de Vitória porque essa parte da cidade vive uma produção constante, principalmente agora com a vinda de muitos ateliês e eventos para o local, percebemos a consolidação do Centro de Vitória como um espaço muito receptivo”, explica Fabrício Noronha, um dos curadores do evento. Fabrício ainda diz que a ideia de fazer o evento numa casa é uma forma de experimentar novos espaços e inovar na arquitetura e nos formatos para receber eventos culturais.  
 
 
Apesar da música ter uma grande força dentro da Casa.Lab Infinitas, o que integra todas as linguagens artisticas é a construção de um pensamento e a discussão sobre cultura que estará presente nos debates que o evento vai promover. “Todas as artes ocupam um espaço importante na Casa.Lab, mas a discussão será transversal. Ao mesmo tempo que falamos sobre música, também falamos sobre mercado, sobre arte urbana e sobre audiovisual”, diz Fabrício. 
 
Outra novidade da casa Lab.Infinitas é a Feira Toc Toc, que irá reunir diversos designers, estilistas e artistas num espaço propício para a apresentação de suas criações. Os produtos apresentados são todos autorais e serão comercializados. Os expositores são Costa Blu, Duo Kidz, Flor de Maria, Kunza, Liliana Sanches, Macunaímãs, MeGusta, Na Casa da Joana, Papelaria Tête-à-Tête, e Trópico.
 
O evento também vai promover a terceira edição do Seminários Música Livre, dessa vez com o tema Música Ainda é Revolução?. A primeira mesa acontece nesta quinta-feira (5), às 19h, e vai debater a questão do afeto na música brasileira e como eram realizados os encontros entre os músicos. "A partir desses encontros foi produzida a música popular brasileira, nos seminários vamos tentar entender como esses encontros se transformavam em música", explica Vitor Lopes, curador do Seminário Música Livre.
 
Já a segunda mesa, que será no dia 12 de dezembro, vai procurar compreender a produção musical contemporânea brasileira. Segundo Vitor, nessa mesa haverá mais músicos, que falarão como essa rede de encontros é formada hoje. Estarão presentes pesquisadores como Pedro Alexandre Sanches e Júlio Diniz, os músicos Lucas Santtana, Rômulo Fróes e Daniel Castanheira, entre outros. 
 
Todos os conteúdos serão transmitidos em HD pela internet, na plataforma INFINITAS, com cobertura em tempo real de shows, debates, entrevistas, entre outros. Enquanto o centro cultural é apenas temporário, a multiplataforma INFINITAS será continua e vai registrar a cena cultural local e nacional de forma constante.  
 
Portas-Abertas
A programação para a abertura da Casa.Lab Infinitas começa às 14h, com uma com uma arte feita na fachada da casa. Para fazer essa intervenção foram convidados dois artistas urbanos de Vitória, Renato Ren e Kika, sob curadoria de Jean Pereira.
 
Junto a programação de abertura haverá a transmissão ao vivo do programa de rádio Tardes Infinitas. Duas vezes por semana, sempre as quintas e sexta-feiras, das 15h às 17h, o programa será apresentado da Casa, em um estúdio móvel especialmente montado. O programa é apresentado pelos jornalistas Luanna Esteves e Renan Bono.
 
Nesta sexta-feira, a abertura da Casa.Lab Infinitas também marca o inicio da exposição em homenagem ao fotógrafo e midialivrista Izaias Buson. Algumas de suas fotos serão reunidas em uma exposição no sub-solo da Casa. A mostra será aberta na sexta-feira (29), às 19h, e fica até o final da ocupação cultural, no dia 14 de dezembro.
 
 
Izaias Buson morreu no final de setembro de 2013 deixando um vasto material iconográfico ainda inédito. Antes da abertura da exposição em homenagem ao fotógrafo Izaias Buson será feita uma conversa sobre a importância da fotografia nas recentes manifestações no Brasil e como os registros ajudaram a transformar os mecanismos de informação. O Fala, Foto: Jornada de Junho começa às 17h. Para o bate-papo sobre as fotos e o processo de curadoria foram convidados parceiros de trabalhos e amigos do fotógrafo
 
Para fechar a noite de sexta-feira, haverá a festa Clandestino, que começa a partir das 18h. A playlist fica por conta de Alexandre Curtiss e Daniela Zaneti, apresentadores do programa Clandestino, da Rádio Universitária 104.7 FM. O programa propõe apresentar trilhas musicais que normalmente circulam por canais mais restritos. Na Casa.Lab Infinitas o programa anima a noite com o melhor da world music.
 
TV Infinitas
Nesta sexta, à noite será a estreia do programa de web TV INFINITAS, ao vivo em HD para internet, que será feito todas as sexta-feiras, às 21h. O programa irá trazer debates sobre temas culturais e da cidade, contando também com muita música. O programa será conduzido pela jornalista Tati Wuo, em parceria com os jornalistas Renan Bono e Luanna Esteves.
 
Nesta sexta-feira (29), o INFINITAS vai discutir junto com pesquisadores da área o futuro da televisão e as novas estéticas do jornalismo.Durante a estreia do programa haverá a apresentação do músico capixaba Santiago Emanuel.
 
A Casa.Lab Infinitas é organizada pela produtora Lab.Muy - Arte y Cultura Digital, em parceria com diversos coletivos e produtores da Grande Vitória. O patrocínio é da Secretaria de Estado da Cultura.
 
Serviço 
Casa.Lab Infinitas começa nesta sexta-feira (29) e vai até o dia 14 de dezembro, com programação que se inicia às 14h e segue até as 22h. A casa fica na Rua Barão de Monjardim, nº116, Centro de Vitória. Entrada gratuita. Mais informações: www.infinitas.art.br ou www.facebook.com/tvinfinitas
 
PROGRAMAÇÃO
 
29/11 (sexta)
15h às 17h: Rádio Tardes Infinitas Ao Vivo
17h às 19h:  Debate "Fala, Foto: Jornada de Junho"
18h: Chef Convidado
19h: Abertura da exposição de fotografia Izaias Buson
21h: Programa Infinitas Ao Vivo + Pocket-show
22h: Festa Clandestino
 
30/11 (sábado)
14h às 22h: Feira Toc Toc
14h às 16h: Reunião Ninja Vitória
14h às 18h: Sábado de Rua
18h às 22h: Serenata Inversa (Shows com A Banda Mais Bonita da Cidade + Vitrola de 3 + Merci)
19h: Intervenção "Gole", de Clara Sampaio
 
01/12 (domingo)
14h às 18h: Feira Toc Toc
 
04/12 (quarta)
16h: Abertura da exposição "Os 4 Novos"
16h: Abertura da exposição "Work in Process"
17h: Conversa "Circo, Uma Experiência Coletiva"
18h: Chef Convidado
19h: Exposição Izaias Buson
19h às 20h: Lançamento do livro "Queda Livre", de Tião Xará
21h: Mostra Infinita de Cinema Extremo
22h: Performance da exposição "Work in Process"
 
05/12 (quinta)
15h às 17h: Rádio Tardes Infinitas Ao Vivo
16h às 20h: #Hackday #1
16h: Exposição "Os 4 Novos"
16h: Exposição "Work in Process"
17h: Oficina "Fotografia de Paisagens, da captura ao tratamento de alta tonalidade"
19h: Exposição Izaias Buson
19h às 22h: Seminário Música Livre "Música Ainda é Revolução?". Mesa 1
22h: Festa Clandestino
 
06/12 (sexta)
15h às 17h: Rádio Tardes Infinitas Ao Vivo
16h: Exposição "Os 4 Novos"
16h: Exposição "Work in Process"
17h: Oficina "Baderna Midialivrista/VideoStreaming"
19h: Exposição Izaias Buson
19h: Lançamento da web série Pedal + Conversa sobre mobilidade
21h: Programa Infinitas Ao Vivo + Pocket-show
 
07/12 (sábado)
14h: Performance de dança "Butô" com Felipe Mourad
14h: Sábado de Rua. Passeio pela Gruta da Onça
16h às 18h: Exposição "Os 4 Novos"
16h: Exposição "Work in Process"
18h às 22h: Serenata Inversa (Shows com Curumin + Sol na Garganta do Futuro + Fabricio.)
 
11/12 (quarta)
16h: Exposição "Work in Process"
16h: Exposição "Os 4 Novos"
17h: Expo-Seminário: Manifestações / Espaço Público / Antagonismo. Parte A
18h: Chef Convidado
19h: Exposição Izaias Buson
20h: Performance Acessórios Essenciais (RJ)
21h: Mostra Infinita de Cinema Extremo
 
12/12 (quinta)
15h às 17h: Rádio Tardes Infinitas Ao Vivo
16h: #HackDay #2
16h: Exposição "Work in Process"
16h: Exposição "Os 4 Novos"
17h: Expo-Seminário: Manifestações / Espaço Público / Antagonismo. Parte B
19h: Exposição Izaias Buson
19h30 às 22h: Seminário Música Livre "Música Ainda é Revolução?". Mesa 2
22h: Festa
 
13/12 (sexta)
15h às 17h: Rádio Tardes Infinitas Ao Vivo
16h: Exposição "Work in Process"
16h: Exposição "Os 4 Novos"
17h: Move Cine Arte Itinerante - Sessão 1
19h: Move Cine Arte Itinerante - Sessão 2 + Debate
19h: Exposição Izaias Buson
21h: Programa Infinitas Ao Vivo + Pocket-show
 
14/12 (sábado)
14h: Regionalzinho da Nair (infantil)
16h: Exposição "Work in Process"
16h às 18h: Exposição "Os 4 Novos"
18h às 22h: Serenata Inversa (Shows com Lucas Santtana + Fepaschoal + Babi Jaques e Os Silicianos)
19h: Intervenção "Gole"

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 01 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/