Sábado, 27 Abril 2024

Centro Cultural luta para não fechar as portas em Guarapari

casa_sinestesica_youtube Reprodução/YouTube

ESPAÇOS CULTURAIS

Coletivo realiza campanha para manter espaço cultural em Guarapari 

Localizada em pleno Centro de Guarapari, a Casa Sinestésica, construída pela mobilização de muitos agentes culturais do município, tem sido há sete meses um espaço de exposição, apresentações, formação, debates, festas e reuniões, valorizando sobretudo a cena local. Agora, às vésperas do verão, onde a cidade costuma bombar turisticamente - mas pouco ou nada valorizando o artista local - lança o desafio de uma campanha colaborativa para financiar a continuidade no espaço, que é alugado, até pelo menos junho de 2023. As doações podem ser feitas pelo site Benfeitoria. Um espaço muito importante não só para o município mas para o estado do Espírito Santo!

POLÍTICA 

Rumo a Brasília? 

Nos bastidores políticos, há muitos comentários sobre a possibilidade do secretário estadual de Cultura do Espírito Santo, Fabricio Noronha, alçar voo para Brasília rumo ao Ministério da Cultura, a ser recriado por Lula. Não estaria cacifado para o cargo de ministro, mas com a possibilidade de ocupar algum posto de alto escalão dentro do novo Minc. De fato, enquanto secretário estadual, Fabricio conseguiu projeção nacional, primeiramente com participação ativa nas discussões e articulações em torno da aprovação e implementação da Lei Aldir Blanc e logo como presidente do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura.

Nesta semana, foram anunciados os responsáveis pela transição neste setor no governo federal: o ex-ministro Juca Ferreira, a atriz Lucélia Santos e o secretário nacional de Cultura do PT, Márcio Tavares. Enquanto as articulações acontecem em Brasília, já haveria até gente de olho para ocupar o lugar na Secult na próxima gestão de Casagrande. Cenas dos próximos capítulos…

Secretários enviarão sugestões para equipe de transição 

Aliás, na condição de presidente, Fabricio está no Rio Grande do Sul até domingo com seus pares em reunião do do Fórum Nacional, com presença de delegação de 17 estados. Primeiro encontro depois do resultado das eleições, o Fórum tem em pauta questões como a aplicabilidade das leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc 2 e a recriação do Ministério da Cultura. A reunião deve ter como resultado a Carta do Rio Grande do Sul, documento que reunirá as discussões e sugestões dos gestores a serem encaminhadas para a equipe de transição do futuro governo, coordenada pelo vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), a quem Fabricio marcou em postagem no Instagram.

POLÍTICAS PÚBLICAS

Prefeitura de Alegre diz que não desistiu de recursos estaduais 

Na última coluna divulgamos que nove municípios capixabas "desistiram" de dar seguimento nos processos do Programa de Co-Investimentos da Cultura - Fundo a Fundo, em que receberiam recursos estaduais em troca de uma contrapartida financeira municipal. Um deles, o município de Alegre, no sul do Espírito Santo, explicou que o motivo de não ter sido ainda contemplado não se deu por falta de vontade. Segundo o secretário executivo de Cultura, Turismo e Esportes, Lucas Almeida, Alegre ainda está interessado em receber os recursos e elaborou plano de trabalho para tal. Porém, houve um erro na documentação da lei do Conselho Municipal de Cultura, e por conta disso não puderam receber. O secretário informou à coluna que estão correndo atrás para regularizar a situação e poder acessar o programa.

Editais abertos em seis municípios 

Cachoeiro de Itapemirim, Domingos Martins, Guaçuí, João Neiva, Nova Venécia e Ponto Belo são municípios que estão com editais abertos no momento contando com apoio dos recursos estaduais somados aos investimentos municipais. Outros 25 municípios devem abrir seus chamados entre dezembro deste ano e o início de 2023. Além disso, encerra em 30 de novembro o prazo para municípios se cadastrarem na próxima leva de investimentos do programa Fundo a Fundo. A Secult divulgou quanto cada município recebeu nesta primeira edição. 

EDUCAÇÃO

Coletivo denuncia racismo institucional na Ufes

Divulgação/Ufes

Em outubro passado faleceu a professora Jurema Oliveira, responsável pela cadeira de Literaturas Africanas e Afro-Brasileiras no Departamento de Línguas e Letras (DLL) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Agora, o Coletivo Negrada denuncia que ao invés de abrir concurso para contratar outro professor efetivo capacitado a vaga de Jurema, que tivesse capacitação para o tema, o DLL decidiu em votação secreta ceder a vaga para a disciplina de Língua e Literatura Francesa. 

O Negrada ressalta a Lei 10639/2003, que prevê a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afrobrasileiras no currículo da rede de ensino e lembra da luta da professora Jurema em torno disso, tendo sido uma referência nacional e internacional no campo das literatura africanas e afrobrasileiras. "Entendemos que o legado de Jurema precisa ser preservado com a garantia do concurso de professor efetivo para a vaga de literatura africana."

MÚSICA

Viva Golias!

Partiu subitamente na última semana Valter Vieira da Silva, o lendário Golias, como era mais conhecido. Foi vendedor de discos por mais de meio século, sendo um dos maiores incentivadores e o maior ícone do amor ao vinil no Espírito Santo. Neste sábado (12), às 14h, amigos e clientes se reúnem para homenagear Golias em frente à sua última loja, que fica na Rua Gonçalves Dias, 75, no Centro de Vitória.

Prando ao vivo com Orquestra 

Registros audiovisuais da apresentação do cantor e compositor André Prando junto com a Orquestra Camerata Sesi realizada em agosto no Teatro Sesi, em Vitória, vieram ao ar com três canções disponibilizadas em vídeo no YouTube: Dharma, Linha torta e Fantasmas talvez, contando com arranjos de corda e regência do maestro Dennys Serafim. Olha, ficaram sensacionais! Confira as três gravações aqui.

Festival de Música Erudita tem apresentações gratuitas 

Vai até o dia 26 de novembro o 10º Festival de Música Erudita do Espírito Santo, com apresentações no Centro Cultural Sesc Glória e no Palácio da Cultura Sônia Cabral, ambos no Centro de Vitória. Além dos concertos aos fins de semanas nesses locais, o evento também promove uma série de atividades como os projetos Ópera nos Bairros, Socioeducativo e Concertos Itinerantes, levando a música erudita e instalações artísticas para escolas, comunidades indígenas, praças e outros espaços. As informações sobre as atividades encontram-se no site https://festivaldemusicaerudita.com.br.

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/