Sexta, 26 Abril 2024

Cinquenta filmes capixabas disponíveis online na próxima semana

beatitude_divulgacao Divulgação
Cena do filme "Beatitude", de Dell Freira, que será exibido na Mostra Retrospectiva. Foto: Divulgação

Um panorama do que vem sendo produzido no cinema do Espírito Santo nos últimos anos é o que se pode esperar da XV Mostra Produção Independente - Cinema Possível, que terá início neste domingo (6), com realização da Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-Metragistas do Espírito Santo (ABD Capixaba). A programação completa foi divulgada nessa quinta-feira (4), reunindo mais de 50 filmes capixabas para serem assistidos de forma gratuita, pela internet ou em televisão aberta pela TVE. O evento vai até dia 13 de dezembro com exibições, debates e outras atividades.

Com 15 anos de história, a mostra deste ano fará uma breve retrospectiva a partir da curadoria de Erly Vieira Jr. e Waldir Segundo, que reúne 18 filmes importantes já apresentados ao longo das mostras anteriores, que trazem um retrato da diversidade do que vem sendo produzido no cinema capixaba, desde ficção, documentário, animação, videoclipe, videoarte e filmes experimentais.

Além destes filmes, que participam da Mostra Retrospectiva, a tradicional Mostra Competitiva exibe outras 38 obras, que concorrem a premiações concedidas pelo Júri Técnico e pelo Júri Popular, que receberá votações pelo www.abdcapixaba.com.br, site em que os filmes ficarão em exibição online.

O tema desta edição da Mostra Cinema Independente é "Cinema Possível", que vai ser um dos debates do evento, remetendo às dificuldades que o setor enfrenta diante do desmonte das políticas de fomento nacionais, que já vinham ocorrendo e se aprofundaram com o governo de Jair Bolsonaro, as dificuldades a nível estadual, e os impactos da pandemia que paralisou boa parte das produções que estavam em andamento. A situação é difícil, mas o cinema ainda respira e continua acontecendo.

No domingo, os trabalhos serão abertos com a Mostra Retrospectiva, na qual serão exibidas entre 15h e 19h30 os 18 curta-metragens selecionados. Logo em seguida será feita a cerimônia de abertura oficial, com o lançamento da Revista Milímetros e um debate sobre a Mostra Retrospectiva e suas obras.

Durante a semana, de segunda à sexta-feira, as atividades acontecem à noite. Na segunda-feira será feita a primeira exibição de filmes da Mostra Competitiva. Na terça e quarta-feira, de 19h às 21h, será o momento dos debates ABD Conversa, refletindo sobre esse "Cinema Possível". Depois a mostra competitiva segue em sessões diárias de quinta-feira a domingo, sempre seguidas de debates com realizadores dos filmes apresentados.

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/