Sábado, 27 Abril 2024

Com blues, São Trio homenageia ativistas capixabas

sao_trio_foto_lara_sartorio Lara Sartório

MÚSICA

São Trio grava seu primeiro single

Lançada em diversas plataformas de áudio como o Spotify, o single Um copo a menos, gravado pelo São Trio, é um blues de autoria de Tadeu Guerzet, escrito em ocasião da morte de dois importantes ativistas do Espírito Santo, Lula Rocha e Marcelo Zumerle. A música ainda deve ganhar em breve um videoclipe, com direção de Lara Sartório. Essa foi a primeira canção gravada pelo São, composto por Gessé Paixão e Gets Souza, o primeiro responsável pela voz e o segundo pela produção musical, que contou com participação direta de Tadeu e teve gravação no estúdio Mirabel, comandado por Jackson Pinheiro. O grupo prepara o lançamento de seu primeiro EP.

Lara Sartório

Percussionista traz Handpan para apresentação da orquestra 


Com o título de "Handpan brasileiro: ancestral e sinfônico", o percussionista e artista multilinguagem Luccas Martins se apresenta no concerto junto com a Orquestra Sinfônica do Espírito Santo (Oses) no próximo dia 15 de setembro, às 20h, no Centro Cultural Sesc Glória, trazendo o instrumento com que pesquisa e realiza composições desde 2018. Com som metálico e percussivo, o handpan foi criado nos início dos anos 2000 na Suíça e é considerado um dos instrumentos mais novos feitos pela humanidade. Em seu trabalho, Luccas vem promovendo o encontro do instrumento especialmente com ritmos brasileiros e de matriz africana, provando sua versatilidade. Entre os trabalhos desenvolvidos no Espírito Santo, o músico gravou com um coral guarani e com a banda de congo Amores da Lua.

Caetano Veloso faz show em Vitória

O agora octogenário Caetano Veloso, que completou no mês passado 80 anos de idade, virá a Vitória no dia 24 de setembro para apresentar o show de sua turnê "Meu Coco", que acontece no Espaço Patrick Ribeiro, com ingressos à venda no local ou pelo site blueticket.com.br. Mais informações podem ser obtidas pelo Whatsapp (27) 99707-0714.

Fernando Young

TERRITÓRIOS

Arte circense na estrada

O grupo Lacarta Circo Teatro caiu na estrada para uma turnê durante o mês de setembro. Com o espetáculo Dose Dupla, protagonizado por Amora Gasparini e Carlitos Cachoeira, usa o humor para debater o empoderamento feminino. A dupla de palhaços passará por sete municípios levando além do espetáculo a oficina de palhaçaria "Menor máscara do mundo" e um bate-papo sobre a ocupação do espaço público pelas artes cênicas após o período de pandemia. Tendo início no último feriado em Patrimônio da Penha, Divino de São Lourenço, a turnê passará ainda por Domingos Martins, Serra, Cachoeiro do Itapemirim, Guarapari, Anchieta e finalizando em Vitória, sede do Lacarta com um dia inteiro de programação cultural. Mais informações aqui.

Espetáculo de dança em circulação 

Outro espetáculo em circulação é Sirena, solo de dança da bailarina Ivna Messina, com estreia no dia 10 de setembro, às 19h, na Cena Escola de Dança, em Domingos Martins. Com direção de Alexsandra Bertoli, a obra passa pelo hibridismo de personagens parte humanos e parte animais, presentes na mitologia greco-romana, inserindo elementos do flamenco e do teatro, junto a uma trilha sonora autoral, com direção musical de Letícia Malvares.

Além de Domingos Martins, o projeto passa pela Serra com o mesmo formato, que inclui além da apresentação gratuita uma oficina na mesma cidade, com apresentação no dia 24 de setembro no Centro Cultural Eliziário Rangel. No dia 9 de outubro estará no Teatro Fernando Torres, em Guaçuí. Em 30 de setembro e 1º de outubro, Sirena será apresentada no Centro Cultural Sesc Glória, em Vitória, com ingressos a partir de R$ 10 (meia entrada).

ESPAÇOS CULTURAIS

Galeria da Ufes receberá trabalhos ligados à arte de rua 

Quatorze expositores fazem parte da mostra Preza!, que estreia dia 14 de setembro, às 14h, na Galeria de Arte Espaço Universitário (Gaeu), no campus da Ufes em Goiabeiras, Vitória. Serão apresentados trabalhos criativos de alguma forma associados à estética da arte de rua, em suas diversas linguagens. A curadoria é de Waldir Barreto com co-curadoria de Ficore Kalic e Renato Ren e participação de artistas e coletivos como Abstrato no Concreto, Alex, Basi, Ficore, Ronaldo Gentil, Iranubs, João Oliveira, Keka Florêncio, Lu Bicalho, Made in China, Moska, Renato Ren, Starley Bonfim e Tira. A exposição ficará no local até dia 27 de outubro, podem ser agendadas visitas em grupo pelo e-mail e pelo telefone (27) 4009-2371.

Juara Cultural promove artesanato e cinema na Serra 

Com inauguração no dia 17 de setembro às 14h, o espaço Juara Cultural dará início a um ciclo de atividades no bairro Lagoa de Jacaraípe. Na ocasião será lançada a exposição "Tá boa? Nossa arte, memória e meio ambiente contados por uma planta", tendo como base o artesanato produzido com taboa, planta extraída da Lagoa Juara para uso de artesãos. A programação que se estende até o dia 15 de outubro inclui oficinas de artesanato e desenho e sessões de cinema, com todas atividades gratuitas. Mais informações no Instagram. O espaço vai funcionar de quarta a domingo e em feriados das 9h às 17h.

AUDIOVISUAL

Estudantes realizam documentário no Frade e a Freira

Uma das mais famosas formações rochosas do Espírito Santo, O Frade e a Freira, inspirador de lendas, foi visitado por um grupo de alunos da EEEFM Leopoldino Rocha, de Itaipava, balneário de Itapemirim como parte das oficinas do Cine.Ema. Com produção de Ivny Matos e orientação do cineasta Ricardo Sá, o passeio virou um documentário de curta-metragem, disponibilizado no YouTube. A lenda da pedra, a história do local e a sensação de estar lá em cima do monumento natural, são alguns dos pontos retratados, entre depoimentos, poesia e rap. O que a Pedra Te Ensina? é o nome do filme. A obra faz parte da programação do 8º Cine.Ema – Festival Nacional de Cinema Ambiental do Espírito Santo, que fica em exibição entre 12 de setembro a 12 de outubro em www.cineema.com.br.

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/