Quinta, 25 Abril 2024

Doze artistas capixabas participam do ExFest

budah_capa_divulgacao Divulgação

MÚSICA

ExFest anuncia data e programação

Divulgação

Foi divulgado o set da segunda edição do ExFest, realizado pelo canal Explicanção, que aborda pelo YouTube a música autoral e independente no Espírito Santo e Brasil. Com as últimas confirmações, são 12 atrações no total: Bella Nogueira, Izar, Cainã e a Vizinhança do Espelho, Leo Cavalcanti, Budah (foto), Solveris, Afari, Mobutto & GamaGroove, Dan Abranches, Sthelô & Aqueles Caras, Eloá e Auri. Com transmissão online direto do Palácio da Música Sônia Cabral, em Vitória, nos dias 13, 14 e 15 de maio, o festival será exibido pelo Explicanção. O primeiro dia terá como foco ritmos como rap, rock e folk, o segundo focado no rock e o terceiro mais ligado ao folk/MPB. A intenção da organização é que o ExFest passe a ser presencial a partir de 2023.

 Izar lança segundo single do novo álbum 

Uma das atrações do festival, o cantor e compositor Izar, lançou na última quinta-feira (14), o single Maior Que o Chão, segundo de seu disco Fantástica Realidade. O artista está apresentando uma nova canção por mês até setembro, quando estará formado assim o álbum completo, seu segundo na carreira. A produção musical é do destacado Thiago Arruda. As músicas podem ser ouvidas nas plataformas digitais de música e no YouTube.

Festival Sérgio Sampaio traz protagonismo das mulheres 

Vitor Taveira

Ainda falando de música, o Festival Sérgio Sampaio realizou nesta semana sua 16ª edição. Pela primeira vez, teve no palco apenas mulheres. No primeiro dia com bate-papo musical entre a escritora Bernadette Lyra e a atriz e cantora Cida Moreira. No segundo dia, foram sete mulheres no show em homenagem ao compositor cachoeirense, que lotou o Teatro Glória. Foi emocionante. Elaine Vieira com sua entrega arrebatadora, Aline Maria com voz e presenças de arrepiar, a jovem Luiza Dutra com sua elegância vocal e performática que conquistou o país, e Tamy trazendo sua segurança e experiência em palco. Tudo ficou gravado pela TVE-ES e pode ser assistido pelo YouTube.

Movimento JAHZZ lança música com Tamy

Aliás, Tamy é parceira do movimento coletivo JAHZZ, que lança no dia 19 uma nova música, "Bálsamo", com sua participação. O projeto une reggae, jazz, eletrônico e elementos da música pop e foi idealizado pelo multi-instrumentista capixaba Gabriel Ruy em parceria com o percussionista e compositor Jahfa. O JAHZZ terá ainda participação de outros artistas como Ney Matogrosso e Xandy de Pilares. A primeira música da série de lançamentos é uma releitura Take Five, com participação de Bi Ribeiro e Bidu Cordeiro, dos Paralamas, e Marcelinho da Lua, do Bossacucanova. Ouça a seguir.

Formemus 2022 com inscrições abertas 

Maior evento de formação musical do Espírito Santo, o Formemus realiza sua edição de 2022 entre os dias 18 e 21 de maio. As inscrições estão abertas para diversos chamamentos no site oficial do evento, como para a Mostra Competitiva de Videoclipes, Mostra Fotográfica Performance Musical, Chamamento Conexão Periferia & Interior e Pitching Musical. As inscrições para público participante do evento no Palácio da Música Sônia Cabral tiveram início neste dia 15 de abril.

MEMÓRIA

Concurso premia contribuidores sobre Espírito Santo na Wikipédia 

O Wiki Loves Espírito Santo lançou o Wikiconcurso, com objetivo de melhorar a qualidade da informação disponível e agregar novos contribuidores aos projetos Wikimedia, incluindo a popular Wikipédia, construídos de forma colaborativa. Os participantes podem inserir informações em artigos que fazem parte de uma lista definida pelo concurso e começar as edições que vão até o dia 12 de julho de 2022. Os artigos indicados estão dentro de quatro eixos temáticos: patrimônio histórico e cultural; festividades e religiosidade; territórios e paisagens; biografias e diversidade. Os prêmios para quem mais contribuir com edições referenciadas chegam até R$ 2,5 mil em vale compras. As informações sobre o projeto estão disponíveis aqui. Foi feita uma live explicando sobre o projeto, que você pode assistir abaixo.

ECONOMIA CRIATIVA

Governo lança pacote de inovação 

Na próxima terça-feira (19), às 10h, o governo do Estado lança uma série de projetos ligados à economia criativa, por meio da Secretaria da Cultura (Secult) e da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes). Um deles será o lançamento do HUB ES+, ambiente físico voltado para a inovação e economia criativa. Também serão lançadas chamadas públicas para as imersões da cultura de 2022 e o Programa de Pré-Incubação CoCreation Lab Espírito Santo, em parceria com o Sebrae. A cerimônia, que contará com presença do governador, ocorrerá no Salão São Tiago, no Palácio Anchieta.

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/