Sexta, 26 Abril 2024

Doze municípios ainda não enviaram plano de ação para Lei Aldir Blanc

aldir_blanc_monitoramento Google Data Studio

Um total de 12 municípios (15,19% do total) não haviam cadastrado seus planos de ação para a Lei Aldir Blanc, até a atualização dos dados do monitoramento nacional sobre o andamento da lei feito até esta sexta-feira (16). São eles: Apiacá, Bom Jesus do Norte, Governador Lindenberg, Ibitirama, Itapemirim, Jaguaré, Mantenópolis, Pancas, Presidente Kennedy, São Roque do Canaã, Sooretama e Vila Pavão. O prazo se esgota neste sábado (17). Caso não apresentem o plano, os recursos irão para o Estado, que terá 60 dias para executar a verba, que se não cumprido, devolverá o valor para o Tesouro Nacional.

Segundo o monitoramento, 49 municípios capixabas já tiveram seus planos de ação aprovados para ter acesso aos recursos da lei emergencial da cultura, que descentraliza recursos para o setor em todos estados e municípios do país. Esse total representa 62% do total de municípios. Outros 14 (17,7%) estão com seus processos em análise, 2 em complementação e 2 em cadastro. 

Google Data Studio

'Chama o Rike': amigos homenageiam produtor

Causou muita comoção no meio cultural o falecimento do produtor Rike Soares, da Antimofo, produtora que marcou mais de uma geração por meio de suas festas e casas de shows, dentro da cena alternativa de Vitória. No dia seguinte à sua morte, um grupo de amigos e parceiros gravou um emocionante vídeo em sua homenagem lembrando a expressão que sempre vinha quando tinham uma boa ideia ou precisavam de alguma ajuda: "Chama o Rike". O vídeo está disponível no Instagram da Frente Capixaba de Artistas e Produtores Culturais.

A Transe lança novo EP 

O duo A Transe, formado por Francesca Pera e Fernando Zorzal, lançou na última sexta-feira (16) seu novo EP, Bad Vibes de Casal, disponível em redes como Spotify, Apple Music, Deezer e Itunes Stores. São duas faixas, "Pra Te Ver"e "Domingo", que falam sobre os lados difíceis dos relacionamentos. "Bad Vibes de Casal é um liquidificador dessas experiências de bads e de transformações a dois", afirmaram nas redes do grupo. O casal anunciou também que foi selecionada para fazer um showcase na SIM São Paulo, um dos maiores eventos do mercado de música da América Latina.

Os Últimos Mustangues apresentam 'La Marinera Blues'

Outra novidade da semana foi o single La Marinera Blues, da banda Os Últimos Mustangues, banda de rock independente de Vitória. A múscia conta com com participação de Everton Radaell, da banda Auri e é a primeira lançada do EP "A Rebelião dos Drones", que sairá ainda este ano.

Filme capixaba em encontro de cinema negro

O curta-metragem "Guri", dirigido por Adriano Monteiro, estará representando o Espírito Santo no Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul - Brasil, África, Caribe e Outras Diásporas. O evento que é uma referência para o cinema negro no país vai acontecer de 21 a 30 de outubro com exibição de mais de uma centena de filmes, além de cursos, debates e outras atividades. Com uma abordagem sensível, Guri trata da história de uma criança negra que vivencia o racismo na escola.

Mostra da ABD abre inscrições para filmes

Importante janela para exibição do audiovisual feito no Espírito Santo, a Mostra Produção Independente da Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-Metragistas do Espírito Santo (ABD Capixaba), prepara sua 15ª edição, com um tema alinhado com os tempos atuais: "Cinema Possível". Apesar de toda dificuldade com o desmonte das políticas e a paralização pela pandemia, o setor resiste e segue produzindo e exibindo. Curtas e médias metragens do Espírito Santo em qualquer gênero e qualquer data de realização podem se inscrever até 6 de novembro, desde que não tenham sido selecionados em edições anteriores da mostra. O link é o seguinte: http://abdcapixaba.com.br/inscricao/. O evento acontece online de 6 a 13 de dezembro com exibições, homenagens, oficinas, webnários e lançamento da Revista Milímetros.

"Cinema Possível é um tema que não trata só da produção que é possível realizar, mas do cinema como possibilidade de confronto ao estado atual, da possibilidade como continuação, resistência e defesa da democracia, que tem como importante aspecto a democratização dos acessos a cultura, mais especificamente aqui, o acesso da cena audiovisual capixaba ao grande público", explica a ABD sobre o conceito da mostra.

Fecim anuncia selecionados, MoV.Cidade divulga vencedores 

O Festival de TV e Cinema de Muqui (Fecim) anunciou os 40 selecionados para sua nona edição, que será realizada online de 12 a 14 de novembro. Confira aqui os filmes que participam do evento. Já o festival MoV.Cidade, anunciou os vencedores de sua mostra principal. Em primeiro lugar pelo Júri Oficial ficou Perifericu (SP), seguido de Ser Feliz no Vão (RJ) e Trincheira (AL). No Júri Popular, venceu a produção capixaba Supremacia da Fumaça. Todos levaram prêmios em dinheiro. A outra mostra do festival, Mov.Lab, continua em cartaz com oito curta-metragens. 

Lei João Bananeira divulga selecionados

Depois de ser suspensa no início da pandemia, a Lei João Bananeira, de fomento à cultura em Cariacica, foi reativada ainda para este ano, com redução do orçamento previsto de R$ 500 mil para R$ 300 mil. Com agilidade, iniciou inscrições e realizou seleção, tendo anunciado nesta semana o resultado. Foram 20 projetos selecionados nas categorias Artes Visuais, Arte Contemporânea, Cultura Popular, Música, Artes Cênicas, Patrimônio e Literatura. 

Festa de congo na Serra 

A tradicional Festa de São Benedito de Santiago, que acontece anualmente na zona rural da Serra, vai acontecer neste sábado (17), com formato especial, unindo virtual e semipresencial. Dando início ao Ciclo Folclórico da Serra, às 16h será exibido um documentário e um videoclipe com a Banda de Congo de Santiago no YouTube da Associação das Bandas de Congo da Serra (ABC Serra). A realização é da ABC e da Prefeitura Municipal da Serra.
Edson Reis

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/