Terça, 21 Mai 2024

Em Situação de Emergência, Serra cancela shows nacionais da Festa de São Benedito

Em Situação de Emergência, Serra cancela shows nacionais da Festa de São Benedito



Na semana em que realiza sua festa mais tradicional, a de São Benedito, o município da Serra sofre com as fortes chuvas que deixaram a cidade em Situação de Emergência. Nesse momento de atenção aos moradores afetados, a prefeitura decidiu cancelar as apresentações dos cantores Dudu Nobre e Lulu Santos, nesta quinta (26) e sexta-feira (27), sem alterar o restante da programação da festa.
 
A estimativa é de que aproximadamente mais de 12 mil pessoas estejam desalojadas, ou seja, na casa de amigos e parentes. Outras 1.100 estão desabrigadas, e foram alojadas nos abrigos localizados nos bairros Jacaraípe, Nova Almeida, Central Carapina, Chácara Parreiral e José de Anchieta.
 
A festa começa nesta segunda-feira (24) e segue até sexta-feira. A programação reúne aspectos religiosos, culturais e folclóricos. Considerado um dos principais eventos da cidade, deve reunir cerca de 100 mil pessoas. Haverá shows, desfile de bandas de congo e celebração.
 
Segundo a tradição, a festa teve origem no socorro providencial de São Benedito, quando certo navio que carregava escravos pela costa do Espírito Santo naufragou. Ao se depararem com a morte, os tripulantes invocaram a proteção de São Benedito e de Deus, e graças às preces, conseguiram se salvar, abraçados ao mastro que se desprendeu do navio e assim foram levados até a praia.
 
Na quarta (25), após a procissão de São Benedito, fiéis vão até o bairro de Caçaroca (Avenida Jones do Santos Neves, Serra Sede) buscar o navio, que é uma réplica do navio negreiro feito em cima de um carro de boi, todo iluminado. É a Puxada do Mastro. 
 
O navio leva o nome de “Palermo” devido ao nome e homenagem à cidade onde São Benedito viveu seus últimos anos de vida, que era a Capital de Sicília, Itália. O navio é puxado por uma corda, pelas ruas principais da cidade da Serra, pagando promessas. Sobre ele vão algumas crianças com vestes de marinheiro.
 
No dia seguinte acontece a Fincada do Mastro. Pela manhã, Dia de São Benedito e feriado municipal, o mastro é colocado em cima do navio, que será todo enfeitado com bandeirinhas. À tarde, o navio é puxado novamente por uma corda, pelos devotos de São Benedito, pelas ruas principais da cidade da Serra. 
 
Depois o mastro será retirado do navio e fincado em frente à Igreja matriz Nossa Senhora da Conceição. Os tambores das Bandas de Congo tocam mais alto, acompanhado de muitos “Vivas a São Benedito”.
 
A última etapa da Festa de São Benedito, a Derrubada do Mastro, acontece no Domingo de Páscoa, quando é feita a derrubada do Mastro em frente à Igreja Matriz.

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 21 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/