terça-feira, janeiro 21, 2025
25.5 C
Vitória
terça-feira, janeiro 21, 2025
terça-feira, janeiro 21, 2025

Leia Também:

Em Situação de Emergência, Serra cancela shows nacionais da Festa de São Benedito

Na semana em que realiza sua festa mais tradicional, a de São Benedito, o município da Serra sofre com as fortes chuvas que deixaram a cidade em Situação de Emergência. Nesse momento de atenção aos moradores afetados, a prefeitura decidiu cancelar as apresentações dos cantores Dudu Nobre e Lulu Santos, nesta quinta (26) e sexta-feira (27), sem alterar o restante da programação da festa.

 
A estimativa é de que aproximadamente mais de 12 mil pessoas estejam desalojadas, ou seja, na casa de amigos e parentes. Outras 1.100 estão desabrigadas, e foram alojadas nos abrigos localizados nos bairros Jacaraípe, Nova Almeida, Central Carapina, Chácara Parreiral e José de Anchieta.
 
A festa começa nesta segunda-feira (24) e segue até sexta-feira. A programação reúne aspectos religiosos, culturais e folclóricos. Considerado um dos principais eventos da cidade, deve reunir cerca de 100 mil pessoas. Haverá shows, desfile de bandas de congo e celebração.
 
Segundo a tradição, a festa teve origem no socorro providencial de São Benedito, quando certo navio que carregava escravos pela costa do Espírito Santo naufragou. Ao se depararem com a morte, os tripulantes invocaram a proteção de São Benedito e de Deus, e graças às preces, conseguiram se salvar, abraçados ao mastro que se desprendeu do navio e assim foram levados até a praia.
 
Na quarta (25), após a procissão de São Benedito, fiéis vão até o bairro de Caçaroca (Avenida Jones do Santos Neves, Serra Sede) buscar o navio, que é uma réplica do navio negreiro feito em cima de um carro de boi, todo iluminado. É a Puxada do Mastro. 
 
O navio leva o nome de “Palermo” devido ao nome e homenagem à cidade onde São Benedito viveu seus últimos anos de vida, que era a Capital de Sicília, Itália. O navio é puxado por uma corda, pelas ruas principais da cidade da Serra, pagando promessas. Sobre ele vão algumas crianças com vestes de marinheiro.
 
No dia seguinte acontece a Fincada do Mastro. Pela manhã, Dia de São Benedito e feriado municipal, o mastro é colocado em cima do navio, que será todo enfeitado com bandeirinhas. À tarde, o navio é puxado novamente por uma corda, pelos devotos de São Benedito, pelas ruas principais da cidade da Serra. 
 
Depois o mastro será retirado do navio e fincado em frente à Igreja matriz Nossa Senhora da Conceição. Os tambores das Bandas de Congo tocam mais alto, acompanhado de muitos “Vivas a São Benedito”.
 
A última etapa da Festa de São Benedito, a Derrubada do Mastro, acontece no Domingo de Páscoa, quando é feita a derrubada do Mastro em frente à Igreja Matriz.

Mais Lidas