sábado, junho 14, 2025
17.9 C
Vitória
sábado, junho 14, 2025
sábado, junho 14, 2025

Leia Também:

Espetáculo capixaba Banzo é uma das apresentações do VIVADAN??A

 
O sertão sempre foi central nas obras de Guimarães Rosa, em Sorôco, sua mãe e sua filha, a aridez do local se confunde com a incompreensão dos personagens em relação à dor do protagonista. No conto, Sorôco precisa se despedir da mãe e da filha que estão sendo levadas para um hospício. O seu sacrifício é feito pelo bem comum, para que a ordem volte à comunidade e a vida possa continuar.
 
A loucura, a inadequação, a solidão e a saudade são algumas das sensações que o espetáculo de dança contemporânea Banzo explora. Desenhado pelos coreógrafos Gil Mendes (ES), Cristina Castro (BA) e Leandro Oliveira (BA), aborda a poética do corpo presente. Banzo é o terceiro espetáculo da companhia In Pares e será apresentado esta quinta-feira (1), às 20h, no Theatro Carlos Gomes, durante o 8ª Festival Internacional VIVADANÇA. 
 
A Cia de dança In Pares foi premiada, em 2013, pelo Edital de Residência de grupos de dança da Secult e convidou a coreógrafa baiana Cristina Castro, também diretora do VIVADANÇA, para dar uma orientação dramatúrgica aos bailarinos do elenco. O projeto ainda contou com a participação especial do coreógrafo Leandro Oliveira e do Núcleo Vila Dança, também dirigido pela Cristina.
 
“A linguagem inovadora é a principal característica da literatura de Guimarães Rosa, por isso, o espetáculo Banzo não é a história de Sorôco coreografada. Não é possível transformar em dança uma obra que foi feita para a linguagem da literatura”, explica Cristina sobre o processo de criação do espetáculo. Ela trabalhou junto com o elenco algumas sensações e elementos do conto para serem exploradas com a dança e a história serviu apenas como base para a criação do roteiro. 
 

 
Quando Cristina chegou a Vitória, a Cia In Pares já havia escolhido o conto e iniciado o processo de pesquisa sobre o autor e sua obra. A coreógrafa se identificou de imediato com o tema e o trabalho fluiu naturalmente, “foi uma parceria incrível com ótimos profissionais. Gil é um coreógrafo muito detalhista e aberto a novas ideias. Ele tem uma capacidade de se adaptar a novas linguagens, o que é muito raro no meio da dança”, conta Cristina. 
 
Cristina construiu através do tempo presente uma multipersonalidade nos seis bailarinos em cena, assim, todos podem se tornar Soroco, mãe ou filha. “Nosso objetivo não é determinar cada personagem, como geralmente acontece no teatro. Há momentos em que é claro qual personagem que está em cena, mas eles logo se misturam porque, assim como no conto, todos os personagens passam pelo estado de banzo”. 
 
O nome Banzo, geralmente associado à escravidão, é uma palavra que significa o estado de saudade e nostalgia em relação a algo que não existe mais. “O nome faz relação ao tema central do conto, que é a despedida e a nova vida que recomeça depois de uma perda”, diz a coreógrafa. 
 
O espetáculo também conta com outras linguagens artísticas, como o vídeo e a música. O músico Anderson Bardot e o cineasta Emerson Evêncio auxiliaram nesta construção ao projetar os diversos elementos imagéticos e sonoros do universo particulares dos personagens. Para isso, os artistas  se utilizaram de captações originais e de cenas retiradas do filme Cavalo Ferro (2013), de Gui Castor. Além disso, Anderson Bardot criou uma trilha sonora original para o espetáculo. 
 
O espetáculo faz parte da programação 8ª VIVADANÇA Festival Internacional, que acontecerá pela primeira vez no Estado, com atrações nacionais e internacionais e entrada gratuita. Cristina Castro é a diretora do evento que nasceu na Bahia. “Vitória me recebeu muito bem e é uma cidade com muito potencial para a dança e com muitos talentos. Estou muito feliz de trazer o festival para cá e ter a oportunidade de assistir ao Banzo em sua própria cidade”.
 
Serviço
 
O espetáculo Banzo será apresentado nesta quinta-feira (1), às 20h, no Theatro Carlos Gomes. Entrada Franca. O Festival VIVADANÇA segue até o dia 4 de maio. Confira a programação completa aqui

Mais Lidas