Sua obra é considerada arte naif, mas Joana conta que a escolha desse estilo não foi algo consciente. “Antes eu trabalhava com uma arte mais artesanal e decorativa, até que resolvi começar a pintar com mais espontaneidade. Deixei minha imaginação livre e fui passando para a tela as imagens que me surgiam, por isso, misturo personalidades modernas com lendas populares, mitologia e religião”, explica a artista.
Joana também destaca o caráter feminista da sua obra, que explora o protagonismo feminismo em ambientes machistas. “Quando vou pintar, me lembro de mulheres que eu admiro e que tiveram atitudes que repercutiram na época. Como a Leila Diniz, a primeira brasileira a usar um biquini e ainda por cima grávida”.
Mineira de Barbacena, Joana Dárc Fortes vive e trabalha em Vitória desde 1999 e já participou dos três Salões do Mar na Casa Porto, no início dos anos 2000. Num deles, sua Iemanjá ganhou Menção Honrosa. A artista também teve trabalhos expostos em coletivas do Sindicato dos Artistas.
Autodidata, Joana Dárc afirma que a maior característica de sua obra é autenticidade. “Pinto o que está na minha memória e também tento retratar pelas cores e formas a minha origem mineira e a minha experiência capixaba”, diz a artista.
Serviço
Exposição Mulheres, à frente de seu tempo está em cartaz até do dia 28 de julho, no Espaço de Arte Mokiti Okada. Rua General Câmara 212 – Praia do Suá. Visitação: de segunda a sexta das 9h às 20h e sábados das 9h às 18h. Mais informações 3325-3054.

