Dólar Comercial: R$ 5,27 • Euro: R$ 6,40
Terça, 15 Junho 2021

Exposição Outubro discute os conceitos de paisagem

Exposição Outubro discute os conceitos de paisagem



 
A princípio eles se basearam no conceito de Milton Santos, no qual a noção de paisagem está em objetos naturais relacionados com objetos fabricados pelo homem. Mas depois de algumas discussões, resolveram abandonar o geógrafo e subverter totalmente o significado de paisagem. Os questionamentos e provocações de Gisele Ribeiro, Silfarlem Oliveira, Hebert Baioco e Marcus Neves estão na mostra Outubro, que será aberta nesta quarta-feira (3), na Galeria de Arte Espaço Universitário.
 
Os quatro tentam atualizar a noção de paisagem ou tratá-la como algo em constante transformação. Para isso o grupo escolheu trabalhar exclusivamente com a paisagem construída afastando assim qualquer tentativa de naturalização da representação. “Primeiro queremos abandonar seu sentido clássico, que está diretamente relacionado à natureza e a ausência do homem”, diz Hebert.
 
“Consideramos como a nossa paisagem o cubo branco, a galeria, que não é um espaço natural e sim construído pelo homem”, explica Silfarlem. O único pressuposto para o grupo é que toda paisagem é construída e transformada, inclusive a natureza é modificada pelo homem.  A ideia partiu do curador Waldir Barreto, que reuniu os artistas para pensarem uma instalação colaborativa e que também envolvesse o público.

 

“A exposição será constantemente atualizada, apresentando algo novo a cada dia. Como se a galeria fosse um liquidificador, nós colocamos o povo aqui dentro e transformamos tudo”, explica Marcus. 

 

Silfarlem vai mais longe, “talvez a galeria seja uma armadilha que atrai e captura as pessoas, que acabam contribuindo para a mostra”. O processo de montagem e de pesquisa vem desde abril e passou pelo momento de greve na Ufes, que foi tratado como mais uma paisagem para o grupo.


Gisele e Silfarlem têm formação em Artes, enquanto Hebert e Marcus são formados em Música. As áreas diferentes não foram problema porque as questões discutidas pelos quatro eram comuns. “Nosso desejo é extrapolar os limites dos meios específicos”, explica Silfarlem, “é como se cada um de nós estivesse na borda dos nossos campos, por isso nossos trabalhos dialogam”, completa Gisele.

 

Mas eles deixam bem clar o que Outubro é um grande trabalho único feito por quatro pessoas e não uma exposição coletiva onde cada um apresenta sua obra. Apesar do tema, o nome da mostra faz referência ao tempo e não ao espaço. 
 
“Além de ser o mês que acontece a mostra, outubro também foi o mês da Revolução Russa, um período de muitas mudanças, não só sociais e políticas, mas também no campo da cultura”, diz Gisele.  “Com a instalação pretendemos resgatar o sentido provocador do termo paisagem”, finaliza Silfarem.
 
Serviço
Outubro será inaugurada nesta quarta-feira (3), às 19h, na Galeria Arte Espaço Universitário, no campus de Goiabeiras da Ufes. Av. Fernando Ferrari, 514, Vitória. Visitação: das 8h às 18h. Até 19 de outubro. Informações: (27) 3335-7853.

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 15 Junho 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/