Sexta, 19 Abril 2024

Exposição reúne ilustrações e fotografias de Augusto Ruschi

ruschi_rogrio_medeiros-1-3 Rogério Medeiros

MEMÓRIAS

Ebmar lança nova exposição em Aracruz

De 2 a 9 de outubro, a Estação Biológica Marinha Augusto Ruschi, em Aracruz, norte do Estado, recebe em seu museu a exposição Ilustrações e fotografias de Augusto Ruschi, que reúne ilustrações feitas por Etienne Demonte e Yvonne Demonte, sob encomenda e orientação de Ruschi, Patrono da Ecologia no Brasil, para ilustrar livros seus lançados nas décadas de 1970 e 1980. Também fazem parte da exposição fotografias de Augusto e de seu filho André Ruschi, que são parte do acervo do museu.

A estação é uma reserva natural que foi fundada em 1970 pelo próprio Augusto Ruschi. Fica às margens da ES-010, entre Santa Cruz e o Sesc de Praia Formosa. Além da exposição, a Ebmar possui trilhas que passam por floresta, costa e mangue, e realiza cursos, aulas e atividades culturais e de educação ambiental.

 

Crônicas de Rubem Braga lançadas em audiolivro

Divulgação

Algumas das aclamadas crônicas do escritor Rubem Braga, que aliás foi um dos principais responsáveis por divulgar na imprensa nacional o trabalho de Ruschi, junto a Rogério Medeiros, foram publicadas recentemente em formato audiolivro, com voz e interpretação de João Roncatto. Crônicas de Espírito Santo reúne 52 escritos de Braga que rendem quase 4 horas de duração em áudio, nas quais Braga retrata de forma lírica principalmente sua infância e juventude em Cachoeiro de Itapemirim. Um dos momentos marcantes é a crônica Congo, na qual a narração traz o texto do autor sobre a manifestação da cultura popular capixaba misturado a uma canção interpretada por Juscelino Filho. A obra foi lançada em parceria entre a editora Global com a Tocalivros, que já possui um acervo de 130 obras de literatura em versão audiolivro.

 POLÍTICA CULTURAL

Lei Rubem Braga em Vitória e Cachoeiro 

E falando em Rubem Braga, uma boa e uma má notícia. Em Cachoeiro de Itapemirim, sul do Estado, a Lei Rubem Braga lançou nessa sexta-feira (1) seus editais anuais, com valor total de R$ 650 mil, que contemplarão 60 projetos em 12 áreas, além da seleção para pareceristas que vão avaliar tais projetos. As inscrições vão até 31 de outubro. Edital, fichas de inscrição e outras informações podem ser encontradas no site www.cachoeiro.es.gov.br/editais.

Já a homônima Lei Rubem Braga de Vitória vem causando manifestações de preocupação. Uma ação civil pública do núcleo da Associação Brasileira de Juristas pela Democracia no Espírito Santo aponta o descumprimento da lei pela atual gestão, de Lorenzo Pazolini (Republicanos), ao pagar abaixo do que está previsto. Ainda não foi lançado edital este ano nem selecionados os projetos inscritos em 2020. Foi lançada também uma petição online com apoio de diversas entidades culturais para assinatura de apoio de pessoas físicas.

Palácio será reformado para abrigar espaço cultural

Aliás, o prefeito de Cachoeiro, Victor Coelho (PSB), anunciou nesta semana que o Palácio Bernardino Monteiro, sede da administração municipal, vai ser restaurado e abrigar em sua estrutura um "centro regional de cultura", projeto que foi debatido em encontro com o secretário estadual de Cultura, Fabricio Noronha, e sua equipe. Além disso, a prefeitura prepara a revitalização do entorno da Casa de Cultura Roberto Carlos, que foi apresentada aos representantes estaduais.
Márcia Leal/ PMCI

COLETIVOS E ENTIDADES 

Academia Cariaciquense de Letras elege novos membros

Na noite dessa quinta-feira (30), a Academia Cariaciquense de Letras (ACL) elegeu quatro novo membros efetivos, entre elas a atual secretária de Cultura do município, Nina Santos, e a escritora e jornalista do Século Diário, Elaine Dal Gobbo. Além delas, entraram para a Academia Marcos da Vitória e Julive Argentina. As vagas também possuem correspondentes de outros municípios: Genival Souza (Ibatiba), Luciano Máximo (Linhares), Manoel Goes (Vila Velha) e Thatiane Cardoso (Cachoeiro de Itapemirim), eleitos na mesma ocasião.

FGCrew celebra 10 anos de existência

Reunindo cinco grafiteiros e artistas visuais, a FGCrew comemorou uma década de existência do jeito que sabe fazer melhor, com um painel retratando seus próprios integrantes em Vila Nova de Colares, na Serra, região onde o grupo surgiu. Além de realizar pinturas coletivas, a crew formada em 2010 organiza o Origraffes, um dos maiores festivais de graffiti e artes urbanas do Brasil, e administra o Iá Estudio, que serve como loja especializada, local de produção e formação e espaço cultural. Para conhecer mais do trabalho formado pela parceria entre Starley, Moris, Keka, Liam e Dentin, vale dar uma olhada nas belas obras registradas no Instagram do grupo.

AUDIOVISUAL

Festival de Cinema de Vitória anuncia filmes selecionados

Bernard Lessa
Rumo a seu 28º evento, o Festival de Cinema de Vitória (FCV) anunciou nesta semana os filmes selecionados para suas 12 mostras. Neste ano, o festival será novamente em formato online, a ser realizado entre os dias 23 e 28 de novembro. Ao todo foram 92 filmes selecionados, que poderão ser assistidos em casa. Serão concedidos prêmios em 32 categorias no FCV. A abertura terá como convidado o longa-metragem A Matéria Norturna (foto), de Bernard Lessa, que como dissemos na última coluna, participa também do Festival de Cinema de Curitiba. Confira a seleção completa aqui.

ARTESANATO 

Rendas de Bilro na CasaCor 2021 

Divulgação
O Grupo Barra de Renda, que vem resgatando a tradição de produção de rendas de bilro na Barra do Jucu, em Vila Velha, vai ser um dos grupos presentes no espaço do Sebrae na CasaCor Espírito Santo deste ano, que acontece na Praia da Costa entre 6 de outubro e 28 de novembro. Entre os produtos expostos estarão coleções para noivas, artigos religiosos, toalhas e peças de decoração, todos bordados de forma manual e produzidos com 100% linho. A tradição das rendas e a história do grupo já foram retratadas em reportagem publicada aqui no Século Diário.

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/