Segunda, 29 Abril 2024

Festa de São Benedito em Serra Sede começa neste domingo

festa_sao_benedito_serra_FotoPMS PMS

Uma das manifestações populares mais esperadas do Espírito Santo em homenagem a São Benedito chega, este ano, a 178ª edição. A tradicional Festa de São Benedito, em Serra Sede, terá início neste domingo (10), com a Cortada do Mastro, sua primeira etapa. A festa inicia às 17 horas, quando o Congo Folclórico São Benedito, o mais antigo da região, sai do bairro São Domingos em direção à Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição.

PMS

O trajeto é feito para pedir permissão aos padroeiros, São Benedito e Nossa Senhora da Conceição, para darem início aos festejos. Depois de pedir licença, o congo retorna ao bairro São Domingos para buscar o mastro do Santo Negro, representado por um tronco de madeira que é arrastado por três juntas de bois enfeitadas com flores flamboyant. A partir das 18h, um grande cortejo sai do bairro São Domingos em direção ao Centro da Serra.

Participações

Participarão do cortejo o Congo Folclórico São Benedito Banda de Congo Santo Expedito; Banda de Congo Konshaça; Banda de Congo São Benedito de Santiago; Banda de Congo São Benedito, de Campinho da Serra II; Banda de Congo São Benedito e Nossa Senhora do Rosário, de Pitanga. A festa se estende até o próximo ano, pois conta, ainda, com a Puxada do Navio, Puxada e Fincada do Mastro nos dias 25 e 26 de dezembro, e com a derrubada do Mastro no domingo de Páscoa, em 2024, que será em 31 de março. 

Arte Naif

Divulgação

De 13 de dezembro a 28 de janeiro, o público poderá visitar a primeira exposição de arte da escritora e artista plástica Andréa Espíndula. Intitulada "poESia", a mostra é inspirada pela paixão de Andréa pelo Espírito Santo e será na Casa da Memória, na Prainha, em Vila Velha, de terça a domingo, das 8h30 às 17h30. 

Memória afetiva

Com curadoria de César Lima, as pinturas da mostra "poESia" trazem memórias afetivas da artista que dialogam com a essência cultural do povo espírito-santense, incluindo mais de 30 quadros produzidos com tinta a óleo e acrílica. Entre os municípios homenageados pela artista figuram Vitória, Vila Velha, Guarapari, Muqui, Santa Teresa, Santa Maria de Jetibá, Santa Leopoldina, Itarana, Itaguaçu, Ibitirama e Conceição da Barra.

Arte para matar a fome

Cerâmica pela Vida/Redes Sociais

Iniciado em abril de 2021, o leilão Cerâmica pela Vida chegou a sua 108ª edição no início deste mês de dezembro, com números bastante expressivos. Por meio da iniciativa, que busca arrecadar recursos para a Campanha Paz e Pão, ação permanente contra fome da Arquidiocese de Vitória, foram leiloados até o momento 3,5 mil peças, o que rendeu um total de cerca de R$ 574,9 mil arrecadados, que serviram para comprar 7,2 mil cestas básicas.

Arte para matar a fome II

As edições do Cerâmica pela Vida são mensais, sempre na primeira sexta-feira de cada mês. O projeto foi criado por um grupo de ceramistas do Espírito Santo para apoiar pessoas em situação de vulnerabilidade alimentar durante a pandemia de covid-19. Hoje, 16 pessoas atuam de forma constante para fazer os leilões acontecerem e cerca de 3 mil artistas de todo o Brasil já participaram dessa rede de solidariedade doando os seus trabalhos para serem vendidos.

Feijoada no calendário

CMV

Depois da aprovação da inclusão no calendário de festas da Capital do Dia da Entrega do Balaio para Iemanjá, em 2 de fevereiro, a Câmara de Vitória aprovou, na última segunda-feira (4),  um projeto de lei da vereadora Karla Coser (PT) que também inclui a Feijoada do Movimento Negro Unificado (MNU) no calendário. A tradicional feijoada acontece sempre no primeiro domingo de julho, mês em que se comemora a existência do Movimento Negro Unificado e sua refundação no Espírito Santo, que neste ano completou 11 anos.

Sanção

Leonardo Sá.

O prazo para o prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos) sancionar o PL de autoria do vereador André Moreira (Psol) que inclui no calendário de festas da Capital do Dia da Entrega do Balaio para Iemanjá é até a próxima sexta-feira (15). Caso não haja resposta por parte do Executivo, o PL é sancionado automaticamente, o que pode ser uma boa alternativa para o prefeito. Não sancionar agradaria grande parte do público evangélico, do qual tem muito apoio, mas reforçaria um dos argumentos dos opositores de sua gestão, que é de que não preza pela diversidade. Não se manifestar e fazer com que seja sancionado automaticamente seria uma saída pela tangente.

Noite Árabe

Divulgação

A bailarina Manoela Jácome realiza no próximo sábado (19) a Noite Árabe, a partir das 19h30, no Centro Cultural Frei Civitella Del Tronto, em Campo Grande, Cariacica. O espetáculo terá apresentações de dança do ventre e dança cigana com o grupo de danças Manoela Jácome e participações especiais de Janine Muzzi e Grupo Enugoum e Carol Miranda e Grupo Madá. Os ingressos custam R$ 20,00 e podem ser adquiridos pelo telefone (27) 99740.0467

Lei Aldir Blanc

Até o momento, seis municípios capixabas não fizeram a adesão à Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB): Vila Valério e Rio Bananal, no norte; Apiacá e Brejetuba, no sul; Conceição do Castelo, na região serrana; e Divino de São Lourenço, no Caparaó. Os municípios têm até a segunda-feira (11) para aderir. Estão em fase de elaboração dos planos, Água Doce do Norte, João Neiva e Barra de São Francisco, no norte.

Editais Funcultura

Também no dia 11, às 17h, acontecerá o lançamento dos editais do Fundo Nacional de Cultura (Funcultura) 2023, às 17h, no Salão São Tiago, no Palácio Anchieta.

Até a próxima coluna!

Email:

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/