Quinta, 25 Abril 2024

Festa de São Sebastião reúne cultura popular em Itaúnas

IMG_8544 Lígia Sancio

CULTURA POPULAR

Grupos de cultura popular em Conceição da Barra

Lígia Sancio

Apesar de adiados em alguns dias, os tradicionais festejos de São Sebastião, em Itaúnas, foram mantidos pela Associação de Folclore de Conceição da Barra, entre os dias 19 e 23 de janeiro. Segundo a entidade, todos os brincantes serão testados e o uso de máscaras será obrigatório. A programação inclui várias manifestações de cultura popular como Ticumbi, Alardo, Reis de Boi, Jongo e Capoeira. Confira abaixo a programação completa.

Atividades canceladas em Barreiras

Por outro lado, as atividades que tradicionalmente ocorrem na comunidade de Barreiras no ciclo das festas de São Benedito e São Sebastião, acabaram sendo suspensas devido ao momento complicado da pandemia. A festa que ocorre na vila às margens do Rio Cricaré, também em Conceição da Barra, aconteceria entre 7 e 9 de janeiro com vários grupos folclóricos.

É lá que fica guardada a pequena imagem de madeira de São Benedito das Piabas, que teria pertencido antigamente a um importante líder quilombola da região, Benedito Meia-Légua, que foi queimado vivo no oco de uma árvore. A imagem que ele sempre carregava a tiracolo teria permanecido intacta ao fogo e, assustados, os soldados que armaram a arapuca que vitimou Meia-Légua jogaram o santo no Córrego das Piabas, onde foi encontrada por pescadores que a trouxeram para a comunidade e celebram anualmente em louvor São Benedito. Uma das belas histórias do Espírito Santo profundo.

MÚSICA

Cantor relata abordagem truculenta em Vila Velha

Integrante do grupo Solveris, o músico Magro relatou em seus stories no Instagram ter sofrido uma abordagem abusiva por parte da Guarda Municipal de Vila Velha enquanto lia um livro na Praia da Costa. "Estou tranquilão, de boa e na minha, lendo um livro e tenho que passar por esculacho de guarda municipal. Fico indignado com a falta de preparo mesmo", disse, conforme registrado também pela ótima página O Melhor da Música Capixaba. Ele marcou as páginas da guarda municipal e do prefeito Arnaldinho Borgo pedindo mais respeito à população e turistas que estão curtindo o verão numa boa. A quem possa interessar, o livro que o artista lia quando foi abordado era Como fazer amigos e influenciar pessoas, de Dale Carnegie.

AUDIOVISUAL

Documentário retrata Banda de Congo de Araçatiba

Foi promovida na última quinta-feira pelo Cineclube Ambiental a estreia do documentário sobre a Banda de Congo de Araçatiba, no município de Viana. A sessão também contou com exibição de outro documentário, Africanizar, dirigido por Jacques Motta e filmado em Cariacica, que aborda a questão do racismo no município. As exibições ocorrem ao ar livre na praça do bairro Oriente, em Cariacica, contando com presença do grupo A.C.A.P.O.E.I.R.A. O filme Banda de Congo Mãe Petronilha: Patrimônio Cultural Afro-Brasileiro da Comunidade de Araçativa deve ser lançado oficialmente após o carnaval, em data ainda por definir, por meio de uma live.

Projeto seleciona pessoas para atuação em cinema

O Lab de Poética Autoral da Soca Brasil abriu processo de consulta a diretores e produtores de cinema do Espírito Santo para entender melhor as demandas do setor em relação a atores e atrizes para seus filmes. O projeto fará seleção para pessoas sem experiência prévia que queiram atuar em cinema, contemplando 20 vagas com diversidade de idade, gênero, etnia e outras, em busca de ampliar os profissionais para atuação, que receberão curso entre fevereiro e maio na Barra do Jucu, em Vila Velha. Mais informações sobre o projeto no site https://www.labdepoeticaatoral.com.

TERRITÓRIOS

 

Cultura em Toda Parte abre convocatória para apresentações

Em nova edição, o projeto Cultura em Toda Parte vai selecionar 140 apresentações artísticas e culturais em linguagens diversas, que devem ser realizadas entre os meses de março e maio em diversos municípios do Espírito Santo. As inscrições serão abertas a partir da próxima segunda-feira (17) por meio da plataforma Mapa Cultural ES. Mais informações serão divulgadas pelas redes da Secult-ES.

Festival Gratidão realiza oficinas online

No próximo dia 17 de janeiro, o coletivo Sinestesia - Criatividade Coletiva, de Guarapari, realiza uma edição online do Festival Gratidão, que terá cinco oficinas transmitidas pelo YouTube. Os participantes poderão aprender sobre estamparia com a artista plástica e professora Brisa Marina, percussão com o educador musical Ruann Freitas, sobre canto, coral e composição musical com o músico Emmanuel 7Linhas, break dance com os dançarinos Elcimar dos Santos e Gilson Felipe Ribeiro, e sumô com o professor de educação física Filipe Aleixo. Mais informações no Instagram Festival Gratidão.

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/