Domingo, 28 Abril 2024

Filme capixaba fará estreia em importante festival europeu

BARDOT Divulgação

AUDIOVISUAL

Anderson Bardot leva mais um filme ao Festival de Rotterdam

O novo curta-metragem de Anderson Bardot, Procuro teu auxílio para enterrar um homem, fará sua estreia em grande estilo, durante o 52º Festival Internacional de Cinema de Rotterdam, na Holanda, considerado um dos cinco maiores festivais da Europa. O evento acontece entre 25 de janeiro e 5 de fevereiro e ainda não teve a programação final divulgada. A obra anterior do cineasta, Inabitáveis, também foi selecionado para Rotterdam. Seguem a seguir o trailer e a sinopse do novo filme de Bardot, executado recursos do Fundo Estadual de Cultura (Funcultura)

Curta-metragem do ES na Mostra de Tiradentes 

Outra obra feita no Espírito Santo que estreia em um festival importante é O Último Rock, obra ficcional de Diego de Jesus, que estará na 26ª Mostra de Cinema de Tiradentes, uma das mais destacadas do Brasil. A exibição será na Mostra Foco, no dia 25 de janeiro às 22h30. A obra de 24 minutos é sobre um grupo de jovens que se reúne para uma festa antes de ficarem em lockdown por causa da pandemia de Covid-19. 

Produtora busca atores e atrizes para longa-metragem

E as produções do cinema capixaba não param. A produtora Finordia está buscando atores e atrizes entre 18 e 60 anos de todas as etnias para testes para o longa-metragem Pirâmides, que está em fase de pré-produção. Os interessados devem gravar um vídeo de apresentação de até 5 min e enviá-lo junto com materiais de trabalhos anteriores para o endereço com seu nome e idade no assunto do e-mail.

CARNAVAL

Carnaval de rua de Vitória - enfim! - garantido em 2023 

Depois de muita polêmica e críticas dos blocos, aparentemente houve avanços nas reuniões (tardias) da gestão Pazolini com os grupos que protagonizam o carnaval de rua em Vitória. Depois de dois anos sem sair por conta da pandemia de Covid-19, o carnaval está confirmado para 2023 na capital. No mês de dezembro foram três reuniões entre a gestão municipal e organizadores do bloco, até definir detalhes para o planejamento dos festejos e o decreto para reger as atividades de rua no carnaval.

Afrokizomba celebra 5 anos com festa 

O bloco Afrokizomba, um dos destaques do carnaval de rua com sua reivindicação da cultura negra e combate ao racismo, comemora no próximo dia 13 de janeiro, a partir das 20h30, seu aniversário de 5 anos, no Terraço Rosário, Centro de Vitória. Os ingressos e kits promocionais do bloco estão à venda e mais informações podem ser encontradas no Instagram do grupo. Além disso, o Afrokizomba tem outra agenda no dia 21 de janeiro, às 15h, na programação do Ensaio de Verão do Regional da Nair, maior bloco do carnaval capixaba, no Recreio dos Olhos, em Vitória.

Redes Sociais

EVENTOS

Arena Verão terá shows gratuitos em Camburi 

A Prefeitura Municipal de Vitória anunciou a programação cultural da Arena Verão, que está funcionando na Praia de Camburi. As atrações serão de quinta-feira a domingo durante o mês de janeiro. Entre as atrações estão Tatau (ex-Araketu), Casaca, Macucos, Alemão do Forró, Som de Fogueira, Jammil e outros. A programação completa e mais informações podem ser encontradas aqui.

Inauguração de exposição no Caparaó

No dia 8 de janeiro às 19h, o Armazém Multiverso inaugura sua primeira atividade de 2023, a exposição Retratar la Magia, do fotógrafo Thiago Luz Raft, que registra fotografias da vizinhança de Patrimônio da Penha, distrito turístico do Caparaó capixaba, onde se localiza o espaço cultural. A exposição começa no Multiverso mas se expande até outras paredes da vila.

FORMAÇÃO

Mais de 800 vagas para cursos na FAFI 

A partir da próxima terça-feira (10), serão abertas 824 vagas para cursos e oficinas da Escola Técnica Municipal de Teatro, Dança e Música (Fafi), em Vitória. Destas vagas, 419 são para a área de música, 255 para dança e 150 para teatro. As inscrições devem ser feitas de forma presencial na sede da Fafi, que fica na Avenida Jerônimo Monteiro, no Centro de Vitória, da seguinte maneira, nos dias 10 e 11 de janeiro estão abertas inscrições para oficinas de dança, em 12 e 13 para as oficinas de teatro e entre 16 e 17 para oficinas de música, sempre entre as 9h e 16h. Os candidatos devem observar os pré-requisitos de cada oficina e apresentar documento com foto e comprovante de residência no ato da inscrição. Os cursos, seus horários e número de vagas estão disponíveis aqui.

LEGISLAÇÃO

Lei que transforma Hip Hop em patrimônio capixaba é sancionada

Foi no último dia 3 de janeiro que foi sancionada pelo executivo estadual a lei 11.771, de autoria da deputada estadual Iriny Lopes (PT), que declara o Hip Hop como Patrimônio Imaterial do Espírito Santo. Segundo a deputada, a lei ajuda a proteger cultura e seus agentes de discriminação e a garantir o apoio na realização de políticas de incentivo estaduais e municipais

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/