Quinta, 02 Mai 2024

Gravuras de Thiago Arruda revisitam a Rua Sete

Gravuras de Thiago Arruda revisitam a Rua Sete


Uma construção de memória, ligada ao Centro de Vitória, mais especificamente à Rua Sete, é a proposta da exposição Naquela Mesa, do artista plástico Thiago Arruda, na Galeria Homero Massena, em Vitória. A mostra é composta por uma instalação de gravuras, produzidas a partir de referências fotográficas e de relatos de captação de áudio. 
 
O conteúdo da exposição carrega não só caráter pessoal, mas também uma espécie de memória coletiva, com uma declaração de admiração ao tempo, às histórias, amigos e à cadeira que está vazia, “naquela mesa”, em questão.
 
Inspirado na canção de Sergio Bittencourt, Naquela Mesa, onde também homenageia seu pai Jacob do Bandolin, o artista, por intermédio de gravuras, técnica que elegeu como fluxo de sua produção, busca revisitar o Centro de Vitória um ano após o falecimento do seu pai, pretendendo reencontrar os saudosos amigos de Glauco Arruda, e ocupando novamente a cadeira que ficara vazia por mais de um ano. 
 
Arruda buscou nos amigos do pai histórias sobre o Centro, a convivência com ele e reviver algumas histórias que ouvia aos domingos quando religiosamente o visitava. Os trabalhos expostos na exposição são ocogravuras, processo parecido com a técnica calcogravura (gravura em metal), porém, o artista ao invés de utilizar chapas de metal, utiliza chapas de plástico. 
 
Segundo Arruda, gravuras são registros de passagem de algum objeto sobre uma superfície, um vestígio de permanência. Assim como a lembrança é o momento gravado na memória. “Os trabalhos são uma exposição pessoal, contudo, carregados de um potencial de assimilação pelo espectador devido a sua temática”, diz o artista.
 
Serviço
A exposição Naquela Mesa, de Thiago Arruda está em cartaz na Galeria Homero Massena. R. Pedro Palácios, 99, Cidade Alta, Vitória. Visitação: de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e sábado das 13h às 18h. Entrada franca. Até 5 de outubro.

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 02 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/