Domingo, 28 Abril 2024

Referência na economia solidária do Estado é destaque em documentário

antonia_FotoDivulgacao Divulgação

Os espectadores poderão conhecer a história de Maria Antônia Moura Silva na próxima sexta-feira (23), quando será lançado o documentário AntôniaMoradora do bairro Vista Dourada, em Cariacica, a protagonista da produção audiovisual é conhecida por sua atuação na Pastoral da Criança e na economia solidária, extrapolando os limites de sua comunidade ao se tornar referência no Espírito Santo. O lançamento, no Centro Cultural Frei Civitella, em Campo Grande, será às 19h, com entrada aberta ao púbico. 

Divulgação

A diretora e roteirista do documentário, Maria Zalem Ramiro, afirma que relatar a história de Antônia é contribuir para que "outras mulheres se espelhem nela e não esmoreçam", uma vez que a líder comunitária é "uma mulher negra, batalhadora, guerreira, referência na economia solidária, e com uma vida dedicada ao outro, ao próximo".

A caracterização que Maria Zalem faz de Antônia vai ao encontro da trajetória de vida da homenageada. Diante da realidade de vulnerabilidade social em que vivia, Antônia percebeu que não era possível buscar um bairro com maior atenção por parte do Estado em termos de políticas públicas. Assim, na impossibilidade de mudar da comunidade, decidiu mudar a comunidade, dedicando-se a diversos trabalhos de cunho social.

A situação de desnutrição da filha fez com que procurasse ajuda na Pastoral da Criança, descobrindo que aquele não era um problema pelo qual somente ela passava, mas também diversas famílias de seu bairro e região. Começou, a partir daí, seu engajamento como agente de pastoral, abrindo as portas de sua casa para o preparo da multimistura fornecida para as crianças e contribuindo para salvar a vida de muitas delas.

Antônia também impulsionou a economia solidária ao idealizar a Casa Sol, onde um grupo de artesãos faz seus trabalhos e comercializam, gerando renda para suas famílias. Também são ofertados para a comunidade diversos cursos, como os de confecção de dreads de fibra de banana, informática, corte e costura, violão e culinária, com destaque para torta capixaba de umbigo de banana, na qual a fruta substitui o palmito, sendo comercializada durante todo o ano, principalmente nas feiras de economia solidária, e não somente na Semana Santa.

Antônia, por meio da Casa Sol, também é uma das idealizadoras do Banco Sol, que faz empréstimos a juros módicos para moradores de Vista Dourada e faz a gestão de uma moeda comunitária, o e-dinheiro, que possibilita aos moradores consumir produtos e serviços no bairro, fomentando o comércio da região.

Maria Zalem afirma que foi perceptível durante as entrevistas a emoção dos moradores da comunidade, que reconhecem essa trajetória. "Muitos consideram ela como uma mãe, inclusive pessoas mais velhas do que Antônia", exalta.
Divulgação

O documentário tem apoio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Cariacica João Bananeira. A fotografia e a montagem são da cineasta Tati Franklin; o som direto, de Suellen Vasconcelos; a produção, de Erica Carneiro e Silvio Felinto.

A produção audiovisual conta com uma trilha musical original com letra do Poeta Gilson Soares, arranjos e melodia de Edivan Freitas, percussão de Edu Szajnbrum e finalização de Marcos Coco.

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/