Segunda, 29 Abril 2024

Jogos dos Povos Indígenas são cancelados devido a ataques em Aracruz

aldeiacaieirasvelha_prefeituraaracruz Prefeitura de Aracruz

Os Jogos dos Povos Indígenas do Espírito Santo, que começariam nesta sexta-feira (25) e terminariam no domingo (27), foram cancelados, em decorrência dos ataques no Centro Educacional Praia de Coqueiral (antigo Darwin) e na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Primo Bitti, ambas em Aracruz, norte do Estado. As comunidades afirmam estar consternadas com o ocorrido. Uma das vítimas é a indígena Priscila Queiroz Marques, da aldeia de Caieiras Velha, onde seria realizado o evento.

Priscila é professora de língua portuguesa da escola Primo Bitti. Ela foi alvejada com três tiros, mas está bem, como informa um dos organizadores dos Jogos, Jocelino Tupinikim. De acordo com ele, havia crianças indígenas estudando nessa mesma escola, mas nenhuma delas foi atingida. Jocelino diz ainda que o medo se instaurou nas aldeias, já que essa unidade de ensino fica em bairro vizinho. A expectativa é de que os Jogos, que começariam nesta noite com um evento cultural, sejam realizados em janeiro.

Esta seria a segunda edição do evento, que têm como objetivo fortalecer a identidade dos indígenas do Estado; preservar sua cultura, transmitindo-a para os mais jovens; fazer resgate da memória das aldeias de Aracruz e denunciar o desrespeito aos povos indígenas, principalmente as consequências do rompimento da barragem de Fundão, em Mariana, Minas Gerais, crime ocorrido em 2015.

Além dos Jogos, nos três dias haveria apresentações culturais, danças e cantos tradicionais, rodas de conversa, feira de artesanato e exposição fotográfica do jornalista, fotógrafo e fundador do Século Diário, Rogério Medeiros. As modalidades esportivas previstas eram Arco e Flecha, Bodoque, Zarabatana, Arremesso de Lança, Luta Corporal, Corrida com Tora, Corrida Livre e Cabo de Guerra, cuja escolha teve como um dos critérios o fato de serem atividades desenvolvidas no passado, resgatando a memória da cultura local.

Jogos dos Povos Indígenas fortalecem identidade cultural das aldeias de Aracruz

Jogos têm início nesta sexta-feira, com oito modalidades esportivas e atrações culturais, como feira de artesanato e exposição fotográfica
https://www.seculodiario.com.br/cultura/jogos-dos-povos-indigenas-fortalecem-identidade-cultural-das-aldeias-de-aracruz

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/