Sexta, 26 Abril 2024

Mulheres negras formam quarteto de música clássica

quarteto_zuri_youtube Reprodução/ YouTube

MÚSICA

Quarteto Zuri prepara novas apresentações

Dois concertos no Centro Cultural Sesi, em Vitória, deram início à temporada de atividades do Quarteto Zuri, grupo formado por quatro mulheres negras que interpretam grandes obras desde a música erudita até a popular. A formação é composta por Jacqueline Lima (violino 1), Emily Cristina (violino 2), Dayse Sales (viola) e Jéssica Vianna (violoncello). 

O quarteto de cordas se apresentou no final do ano passado no Encontro das Pretas e agora se prepara para a realização de novos concerto. Um minidocumentário (veja abaixo) conta um pouco da história e proposta do projeto. No canal do grupo, há também uma versão de A Mulher do Fim do Mundo, gravado em homenagem a Elza Soares, que entrou no repertório da última semana junto a homenagens à compositora mexicana Guadalupe Olmedo e ao vienense Joseph Haydn. A próxima apresentação, que deve ser anunciada na semana que vem, trará interpretação de canções de compositores negros. Mais informações serão divulgadas no Instagram do Quarteto Zuri.

Prêmio da Música Capixaba será realizado em agosto 

Em sua primeira edição, o Prêmio da Música Capixaba já tem data para a cerimônia que vai revelar os vencedores. Vai ser no dia 3 de agosto, às 19h, no Centro Cultural Sesc Glória, com transmissão ao vivo pelo YouTube. São 17 categorias que contam com 4 finalistas concorrentes em cada, escolhidos por um júri técnico e pela votação popular. Para ver os concorrentes e mais informação, acesse o site do evento: https://www.premiodamusicacapixaba.com.br.

Homenageado e recordista de indicações 

Divulgação

O líder de indicações do prêmio é César MC, que já despontou no cenário nacional, que concorre ao troféu em quatro categorias. André Prando e Budah possuem três indicações. O Prêmio da Música Capixaba também pretende homenagear a cada edição uma pessoa que tenha uma trajetória importante na música capixaba. O escolhido nesta primeira edição é Flávio Vezzoni (foto), compositor, vocalista e líder do Moxuara, em atividade desde o início da década de 1990. 

Samba Itinerante comemora cinco anos de existência

Movimento importante de fortalecimento do samba de rua nas comunidades, o Samba Itinerante realiza evento especial de comemoração de cinco anos do projeto. O local é especial: o mercado da Vila Rubim, que recebe a atividade a partir do meio-dia de domingo (24). Ao longo desses anos, incluindo as paralisações da pandemia, foram 30 edições realizadas em diversos bairros da Grande Vitória, no formato clássico de roda de samba. O evento é gratuito, mas pede ao público que tenha condições que leve doação de alimentos não perecíveis, que serão destinados às comunidades parceiras do projeto.

Festa das Ciatas acontece online 

Fazendo referência ao Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, a Festa das Ciatas, realizada pelo coletivo Afoxé, terá sua terceira edição no próximo 25 de julho, em formato online, pelo canal do evento no YouTube

A partir das 9h, o público poderá assistir a atividade com participação de Iamara Nascimento, Denilson Denal, Julian Barcelos, Bruna Medeiros, Lia da Silva, Sarah Bichara, Elaine Vieira, Zilda Aquino, Verônica Inácio, Micheli Montalvão e Edson Norberto. 

EVENTOS

Banca de livros é excluída de evento cultural 

Redes sociais

Nos preparativos para a Esquina da Cultura, atividade cultural promovida pela prefeitura para movimentar o inverno de Guarapari, uma cena curiosa chamou a atenção de moradores e frequentadores do município e internautas. A Banca da Lua, um sebo tradicional na região, foi removida do perímetro onde ocorrerá o evento. 

As emblemáticas fotos do proprietário retirando os livros e logo de um caminhão levando a banca explicitaram a contradição do fato acontecer justamente num evento cujo nome remete à cultura e ocupação da rua, exatamente o que o sebo promove durante todo o ano, há cerca de três décadas. Durante as duas semanas em que se realiza a Esquina da Cultura, a banca ficará nas proximidades do Radium Hotel. A prefeitura alega que poderá funcionar normalmente, mas o proprietário alega que no local o movimento é baixo e não compensaria a abertura. Após o evento, a banca voltaria a seu local original.

Esquina da Cultura vai até próximo final de semana 

Em sua quarta edição com shows gratuitos, quatro palcos e praça de alimentação, a Esquina da Cultura tem programação por dois fins de semana, às sextas-feiras e sábados. A estreia desta edição foi na sexta (22), com destaque para apresentação de Oswaldo Montenegro. No próximo final de semana tem Família Lima, Ana Cañas, Zizi Possi e outras atrações. A programação completa está disponível aqui.

CINEMA

Filme capixaba estreia na Todesplay

O longa-metragem Entreturnos, dirigido por Edson Ferreira, estreou dia 20 de julho na Todesplay, uma plataforma de streaming de filmes gerida pela Associação dos Profissionais do Audiovisual Negro (Apan), que visa a promover e difundir um cinema mais diverso. Edson foi a primeira pessoa negra a dirigir um longa no Espírito Santo. O filme conta a história de Beto, um cobrador de ônibus que deseja ter um filho com Glória, sua esposa, mas acaba se envolvendo num relacionamento que envolve a própria esposa, a dona de um bar e o melhor amigo dela.

Divulgação

LITERATURA

Moqueca Editorial lança chamado para coletânea

Editora independente e especializada na publicação de zines, a Moqueca Editorial lançou chamado para a antologia Texturas Poéticas da Cidade, focada em contos, microcontos, poesias e textos curtos, de até 20 linhas. 

As inscrições vão até dia 7 de agosto e as informações completas sobre o chamado estão disponíveis aqui. O lançamento do zine já tem até hora marcada: será no dia 6 de outubro, em edição do Sarau da Barão, no Centro de Vitória. Dúvidas podem ser tiradas no e-mail ou pelo Instagram @moquecaeditorial.

Academia de Letras de Vila Velha elege primeira imortal negra 

Seis novos imortais foram eleitos no mês de julho para ocupar cadeiras da Academia de Letras de Vila Velha (ALVV). Um dos destaques é a professora aposentada e escritora Advanir Rosa da Silva Souza, que vai ocupar a cadeiras 7, que tem como patrono José Maria Paranhos. Pelo que se tem registro, ela seria a primeira mulher preta a ser eleita como imortal da entidade. Além dela, passam a fazer parte da Academia Marco Kbral, Carlos Vinícius da Costa Azevedo, Jovany Sales Rey, Anne Mahin e Alvarito Mendes Filho. A ALVV foi fundada em 1948 e tem sede no sítio histórico da Prainha.

'Meu rim por uma resenha'

Divulgação

O escritor Maxwell dos Santos lança no dia 25 de julho seu e-book Meu rim por uma resenha, sua décima terceira obra, que discute os desafios do autor independente para lançar seus trabalhos e a disparidade entre as pequenas editoras e os grandes conglomerados da indústria cultural. 

A obra tem como protagonista Laerte, jovem descendente de indígenas que tem paralisia cerebral e luta para publicar seu primeiro livro e divulgá-lo. Uma prévia da obra está disponível aqui. O lançamento será às 19h, na Biblioteca Pública do Espírito Santo, que fica na Praia do Suá, em Vitória.

INTERCÂMBIO

Das Pretas em Washington DC 

Divulgação

À convite do Departamento de Estado dos Estados Unidos, por meio do Consulado estadunidense no Brasil, Priscila Gama, CEO do Instituto das Pretas, está em Washington, capital do país, participando de um programa oficial para examinar esforços empresariais especialmente ligados à atuação de mulheres. 

Entre os objetivos da viagem, ela pontuou: acessar tendências e as estratégias pro futuro diverso e inclusivo; repensar possibilidade para melhores práticas; e, por fim, captar contatos e seus esforços e investimentos em novos modelos de negócios, mecanismos de apoio e inovações que reforçam esses caminhos disruptivos através do empreendedorismo de comunidades minorizadas e vulnerabilizadas. Informações sobre a viagem, ela tem postado em suas redes sociais.

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/