Quinta, 28 Março 2024

Paneleira transexual é personagem de documentário capixaba

transviar_youtube Reprodução/ YouTube

 

Curta do Espírito Santo participa da Mostra de Cinema de Ouro Preto

Em sua 25ª edição, a tradicional Mostra de Cinema de Tiradentes exibirá 100 curta-metragens de 18 estados brasileiros, buscando abarcar a pluralidade da produção audiovisual contemporânea no Brasil. Em formato híbrido, com atividades presenciais e online, a Mostra vai acontecer entre 21 e 29 de janeiro, com a participação de um curta-metragem capixaba, Transviar, de Maíra Tristão.

O documentário é protagonizado por Carla da Victoria, uma mulher transexual filha e neta de paneleiras, que aprendeu desde jovem a arte de modelar as panelas de barro tradicionais de Goiabeiras. Além de ser exibido presencialmente na cidade histórica no dia 23 de janeiro, a obra ficará disponível online das 18h do dia 23 até às 18h do dia 24 do mesmo mês

Veja abaixo o teaser e aqui mais informações sobre a Mostra de Tiradentes.

AUDIOVISUAL

 

Mostra de CInema Negro amplia prazo de inscrição

Entre 23 de janeiro e 6 de fevereiro acontece a III Mocines - Mostra de Cinema Negro no Espírito Santo. O prazo de inscrições para curta-metragens e webséries que queiram participar foi ampliado até domingo (2). Nesta edição, a mostra será realizada de forma virtual por meio da plataforma TodesPlay e terá como tema o Manifesto Dogma Feijoada, lançado há mais de 20 anos, e homenagem pelo cineasta Jeferson De. O formulário de inscrição está disponível online.

ARTES VISUAIS

Exposição de fotocolagens em Conceição da Barra

No fluxo do verão, Conceição da Barra é uma dos importantes pontos do litoral capixaba. Mais do que praias, o local também é um berço de grupos de cultura popular. Uma oportunidade de vê-los em janeiro é nas comemorações da Festa de São Benedito e São Sebastião, que acontece em Itaúnas entre 11 e 20 de janeiro. Outra atração no município é a Casa da Barra, que tem em cartaz a exposição Akojopo, com fotocolagens de Thiago Balbino.

Edital para exposições no Centro de Vitória

A Oca - Bistrô & Ateliê, espaço gastronômico e cultural localizado na Escadaria do Rosário, Centro de Vitória, abriu uma chamada para sua agenda de exposições em 2022. Podem participar artistas e/ou coletivos emergentes e em meio de carreira trazendo projetos inéditos com obras bidimensionais. Ao todo serão selecionadas 12 séries de trabalhos para exposições mensais ao longo de 2022. Todas informações podem ser encontradas aqui. As inscrições vão até 10 de janeiro.

Aliás, vale lembrar que a Igreja do Rosário, uma das mais antigas e importantes na história da capital, foi reaberta na semana passada, depois de obras de reforma e restauro. Vale a visita para conferir!

LITERATURA 

Quarta Poética na Thelema

Em Vitória, a movimentação cultural já começa junto com o ano de 2022. Na terça-feira, dia 4 de janeiro, acontece a primeira edição do ano da Quarta Poética do Espaço Thelema, no Centro de Vitória. Na edição Lara Cardozo e Ygor da Costa conversam com a escritora Aline Dias, autora de Vermelho (2012), Além das Pernas (2015) e A única coisa que fere é manhã pós-amor (2017). Começa às 19h na Rua Graciano Neves, 90.

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 28 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/