Quinta, 25 Abril 2024

Protestos recentes inspiram parceria entre Tunico da Vila e Djonga

tunico_djonga_foto_VandoFreitas Vando Freitas
Vando Freitas

Carioca radicado no Espírito Santo, o sambista Tunico da Vila continua lançando novas canções, investindo em parcerias com músicos locais e nacionais, e no diálogo com outros ritmos. O próximo single foi gravado junto com o rapper mineiro Djonga, um dos grandes destaques da cena atual. Além dele, também participa a rapper capixaba Mary Jane, integrante do grupo Melanina MCs. O título é Fogo no Racista e será lançado em agosto pela Sony Music, nos diversos aplicativos de música. A canção promete retratar o clamor dos recentes protestos que vêm acontecendo no Brasil, denunciando o descaso do governo federal com a pandemia e o genocídio do povo negro. O videoclipe é gravado nas ruínas de Queimado, na Serra, marco da resistência contra a escravidão no Espírito Santo. Promete, hein?

CINEMA

Quilombos capixabas na tela

Até dia 24 de julho, acontece a 2ª Mostra Cinema dos Quilombos, com filmes e debates. Dentre as obras que participam, estão dois documentários capixabas: A Viagem de Seu Arlindo (2018), do Quilombo de Pedra Branca, em Vargem Alta, e Senhoras do Dendê (2019), filmado nos quilombos de Sapê do Norte, em São Mateus. Esses e outros filmes estão disponíveis durante o festival gratuitamente pela plataforma Todesplay. Senhoras do Dendê também pode ser assistido pelo YouTube:

Seminário debate filmes feitos no Espírito Santo

Entre 20 e 22 de julho, acontece o Seminário Foco Capixaba - Recorte 10 anos, que faz parte da preparação para o Festival de Cinema de Vitória. Serão realizadas três palestras, ministradas por Saskia Sá, Waldir Segundo e Erly Vieira Jr, revisitando a estética dos filmes exibidos nos 10 anos de existência da Mostra Foco Capixaba, que já exibiu mais de 60 filmes de produção local dentro do festival. Em seguida os convidados debatem com o público. A programação e as inscrições estão disponíveis aqui.

POLÍTICA

Publicidade em eventos culturais

Foi aprovada na Comissão de Finanças da Câmara de Vitória, o Projeto de Lei 276/2021, que regula a exploração de publicidade em espaços públicos em eventos culturais e turísticos da Capital. Elaborado pela prefeitura na gestão passada de Luciano Rezende (Cidadania), o projeto pode atrair maiores investimentos para eventos como Carnaval, Viradão, Festival Torta Capixaba e Réveillon. O projeto permite que sejam feitos acordos que incluam exclusividade na comercialização de produtos durante os eventos, o que já causou polêmica em lugares como Salvador e Belo Horizonte, por conta da venda exclusiva de cervejas patrocinadoras durante eventos.

CALENDÁRIO

O que você vai fazer no dia 25 de julho?

Juane Vaillant

A gente tem saudades das aglomerações, mas enquanto ainda não dá, tem muita programação bacana por vir para curtir de casa. No dia 25 de julho, às 19h, tem apresentação online do espetáculo Mulher na Pele que Sou, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. Será pelo YouTube

No mesmo dia, às 16h, o guitarrista e compositor Jura Fernandes apresenta o show "Guitarra Canta Congo", uma apresentação instrumental que une a percussão ancestral com guitarra, baixo e outros instrumentos modernos. Será no canal do próprio Jura.

 Festival Luzes da Ribalta

O Cine Teatro Ribalta realiza, entre 1º a 8 de agosto, o Festival de Teatro Luzes da Ribalta, que vai incluir oito peças e cenas curtas, além de cursos e lives, que acontecem pelo YouTube. Se apresentam La Carta Circo Teatro, Cia Vão Brincar, Cia Nós de Teatro, Grupo Circo Infinito, Belas Artes Projetos Culturais, Passarim Produz, Franciny Dias e Maicom Souza. As inscrições estão abertas por formulário digital para os cursos "O despertar do xamã" - um retiro digital, com o Solar da Mímica (SP) e Máscaras Improváveis, com Gabriel Bodstein (SP). As vagas são limitadas.

Espetáculo movimenta cena cultural de Marataízes

Divulgação

Estreia em breve o espetáculo teatral A Última Chave, idealizado e produzido por Zé Peixoto. A obra vem sendo preparada em Marataízes, no litoral sul do Espírito Santo, ajudando a aquecer a cena local, com envolvimento de cerca de 70 pessoas direta ou indiretamente na produção, que inclui também a realização de oficinas gratuitas de capacitação em Artes Cênicas e em Audiovisual. De 16 a 18 de julho, serão feitas gravações da obra para televisão. E de 22 a 25, será encenada a montagem teatral, que vai realizar turnê por Vitória, Guaçuí e outros municípios capixabas.

OPORTUNIDADES

Festival convoca artistas LGBTQIA+

Outra atividade para guardar na agenda é a realização do II Festival Lacração – Arte e Cultura LGBTQIA+. As inscrições estão abertas até 20 de julho, para artistas que queiram se apresentar por meio de performances artísticas, exibição de videoperformances/vídeoarte e oficinas de formação. Acesse o formulário online aqui.

Curso ensina confecção de Renda de Bilro

Divulgação

O grupo Barra de Renda, da Barra do Jucu, Vila Velha, está com inscrições abertas até 20 de julho para participação em oficinas online que ensinam sobre a renda de bilro. São 25 aulas online e gratuitas pelas redes do projeto, trazendo desde o histórico do grupo até a confecção artesanal dos instrumentos, tipos de rendas e dicas sobre o ofício. As aulas começam no dia 23 de julho. Mais informações aqui.

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/