Terça, 16 Abril 2024

Restauro e reforma do Teatro Carlos Gomes começam em 2022

theatro_carlos_gomes_FotoGovernodoEspiritoSanto Governo ES

O governo do Estado irá investir R$ 20 milhões nas obras de restauro e reforma do Teatro Carlos Gomes, no Centro de Vitória, que começam no primeiro semestre de 2022 e têm prazo de conclusão de 24 meses. O projeto foi apresentado na tarde desta quinta-feira (9), no Palácio Anchieta, com as presenças do governador Renato Casagrande e do secretário de Cultura, Fabricio Noronha.

O investimento será feito por meio de acordo de cooperação técnica entre a gestão estadual e o Instituto Modus Vivendi. Os recursos serão concedidos por meio da Lei de Incentivo à Cultura e patrocínio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da empresa EDP. O projeto de reforma e restauro foi aprovado pelo Conselho Estadual de Cultura (CEC).

Serão feitas obras de melhoria geral na edificação, como o tratamento acústico, climatização, instalações, modernização dos sistemas hidráulico e elétrico, equipamentos de segurança e acessibilidade aos diferentes níveis do teatro, inclusive, o palco.

Após reforma e o restauro, o Teatro Carlos Gomes vai contar com um café no foyer superior, espaço expositivo, acessibilidade e modernização da estrutura. O projeto arquitetônico teve investimento de R$ 337 mil, com recursos do governo do Estado, e foi supervisionado pela Gerência de Memória e Patrimônio da Secretaria Estadual de Cultura (Secult) e pelo Departamento de Edificações e Rodovias (DER).

Casagrande afirmou que o Carlos Gomes é um prédio histórico "que dá dinamismo ao Centro de Vitória" e que o projeto vem fazer o "resgate da nossa história, da nossa cultura e do Centro de Vitória. É um resgate do patrimônio capixaba".

Fabricio Noronha destacou que o projeto "tem todo um aspecto do dinamismo da relação desse equipamento com a cena cultural e com o Centro da cidade, gerando sustentabilidade inclusive para o espaço", contribuindo para "uma dinâmica de interação com a cultura capixaba".

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 16 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/