Sexta, 26 Abril 2024

Reunião entre alunos da Fafi e secretário de Cultura é desmarcada

luciano_gagno_cultura_vitoria PMV

A reunião dos alunos do curso de Artes Cênicas da Escola Técnica Municipal de Teatro, Dança e Música (Fafi) com o secretário de Cultura de Vitória, Luciano Gagno, prevista para a tarde desta quarta-feira (25), não aconteceu. Segundo um dos integrantes da comissão que representa os estudantes, Gabriel Araújo Ferreira, a secretária do gestor foi contatada por eles para confirmação do encontro, mas informou que a agenda de Gagno "estava cheia".

A opção dada aos alunos foi de marcar a reunião para esta quinta-feira (26), às 18h, porém, nesse horário é realizada a aula do curso técnico de teatro da Fafi. "Para mim, foi frustrante, mas ao mesmo tempo teríamos dificuldade de reunir todos integrantes da comissão", diz Gabriel, destacando que os representantes buscam encontrar formas de fazer com que todos, apesar do trabalho e dos estudos, estejam na reunião com o secretário. "Esperamos que ele também esteja atento a essa nossa necessidade", afirma.

Segundo Gabriel, a ideia é que os estudantes se reúnam para traçar as novas diretrizes da mobilização, que não incluem somente a tentativa de marcar outra reunião com Luciano Gagno, mas também o diálogo com a Câmara Municipal. Ele relata que já foram contatados pelas assessorias das vereadoras Karla Coser (PT) e Camila Valadão (Psol). Gabriel afirma que a comissão irá procurar os demais vereadores. Para isso, será elaborado um documento com todas as reivindicações do grupo.

A reunião com Luciano Gagno havia sido marcada após a manifestação ocorrida no Centro de Vitória na noite dessa terça-feira (24). A intenção, inclusive, era sair de lá com a garantia de uma conversa com o prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos).  O protesto foi motivado pela não renovação do contrato do professor Antonio Apolinário, que expirou em 13 de agosto. O profissional dava aulas na iniciação teatral e no curso técnico, que foram interrompidas apenas três semanas depois de seu início.

Ao questionar a gestão de Lorenzo Pazolini, os alunos da Fafi foram informados que enquanto não houver contratação de um novo profissional, as aulas serão ministradas por um professor do Centro Cultural de São Pedro, porém, os estudantes reivindicam a permanência de Antonio Apolinário.

As reivindicações que seriam apresentadas nesta quarta foram, porém, ampliadas. Gabriel relata que algumas delas são a oferta dos cursos de teatro à tarde e de manhã, uma vez que é ofertado somente à noite. Além disso, os estudantes querem a realização de concurso público para contratação dos professores. Outras queixas que serão apresentadas são a ausência de pedagogo e de serviços de secretaria durante o turno noturno.

Contratos dos professores

Além do professor Antonio Apolinário, os alunos acreditam que outros profissionais podem ter seus contratos não renovados no decorrer do curso e querem averiguar isso na reunião com Luciano Gagno.

Antônio Marx, estudante que também integra a comissão, recorda que, no início de 2021, as aulas também foram paralisadas, pois aconteceu a interrupção dos contratos dos professores de teatro e dança. Por isso, a gestão de Lorenzo Pazolini fez uma contratação emergencial, sem publicação de edital.

Um dos contratados foi o professor Antonio Apolinário, cujo contrato foi o primeiro a vencer, havendo, portanto, possibilidade de acontecer o mesmo com outros. O aluno de Artes Cênicas afirma ainda que a prefeitura argumentou que a renovação do contrato de Apolinário não seria aceita pela Procuradoria, pelo fato de ele não ter sido contratado por meio de edital. 

'Queremos sair de lá com uma agenda com o prefeito', dizem alunos da Fafi

Grupo se reúne nesta quarta com o secretário de Cultura, mas também quer tratar de reivindicações com Pazolini
https://www.seculodiario.com.br/cultura/queremos-sair-de-la-com-uma-agenda-com-o-prefeito

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/