Sexta, 29 Março 2024

Santo Antônio faz milagre na avenida e Novo Império é campeã

novo_imperio_capa_divulgacao Divulgação

O bairro de Caratoíra, em Vitória, terá uma noite de festa nesta quarta-feira (13). Depois de 33 anos, a Novo Império sagrou-se campeã do Carnaval, com um desfile que homenageou Santo Antônio, santo católico que dá nome também ao entorno da comunidade, localizada na Grande Santo Antônio. Desbancando o favoritismo da Boa Vista, que lutava pelo tricampeonato, a escola liderou quase toda a apuração, ocorrida no início da noite no Sambão do Povo. 

Divulgação

"A gente vem trabalhando há quatro anos, subiu a escola em 2016, e vem construindo um caminho de gestão para poder galgar o título. Tentamos em 2019 e em 2020, e finalmente conseguimos. É um trabalho justo, correto, com muito empenho e força da comunidade", afirmou Alessandro Santo", presidente da Novo Império.

Com isso, a escola chegou a seu sétimo título, ultrapassando a Boa Vista e igualando-se à Jucutuquara e MUG, ficando atrás apenas da Unidos da Piedade, primeira escola do Estado, que acumula 13 títulos. Os títulos da Novo Império vieram desde o final dos anos 70 até os anos 80, tempos áureos em que a escola foi campeã cinco vezes.

Apesar do jejum de décadas, a Novo Império vinha crescendo nos últimos anos e chegando cada vez mais perto do título, apesar da diferença de recursos em relação à MUG e Boa Vista.

A Mocidade Unida da Glória (MUG) foi vice-campeã de 2022. A Imperatriz do Forte terminou rebaixada e disputará o Grupo de Acesso A no próximo carnaval.  

Grupos de acesso

A apuração também definiu as classificações dos grupos de acesso do carnaval capixaba. Quem venceu no Grupo de Acesso A foi a Chegou o Que Faltava, do bairro Goiabeiras, na Capital, que ano que vem disputará o título no Grupo Especial, a elite das escolas de samba do Espírito Santo. A escola trouxe o enredo "Chegou a realeza dos campos dourados que alimentam a história. Sustento da Vida", que homenageou o milho, um dos mais importantes alimentos da cultura alimentar brasileira.

O presidente dedicou o título à comunidade de Goiabeiras. "A gente hoje está conseguindo subir um pedacinho, mas ainda tem muito o que fazer. Vamos para Goiabeiras, vamos comemorar. Muito obrigado a todos, vocês não sabem a importância que isso aqui tem para a comunidade da Grande Goiabeiras. Vamos incendiar Goiabeiras hoje, vamos com tudo", comemorou. A Pega no Samba ficou em segundo lugar no grupo, seguido da Império de Fátima. A Rosas de Ouro, que ficou em último, foi rebaixada e desfilará na quinta-feira no próximo ano.

No Grupo de Acesso B, entre as cinco escolas concorrentes, quem saiu campeã foi a Mocidade Serrana, que trouxe para a avenida o enredo "Favela, berço do samba e da imperatriz". Com isso, a Mocidade ganha o direito de desfilar no Grupo de Acesso A, que entra no Sambão do Povo na sexta-feira.

"Sinceramente, pelo título, quem não quer? Eu também gostaria de ter, mas não esperava que fossemos campeãs desse grupo. Já que somos, eu quero é comemorar!", afirmou Rogerio Orsi, presidente da escola do bairro de Vista da Serra, no município da Serra. "Ano que vem tem mais, ano que vem a gente vai fazer um trabalho com seriedade, nosso trabalho é limpo, transparente, com poucas pessoas, com muita dificuldade, mas ganhamos o título", celebrou.

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 29 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/