Dólar Comercial: R$ 5,31 • Euro: R$ 6,29
Sexta, 04 Dezembro 2020

Seis cursos gratuitos inauguram projeto 'Trilhas da Economia Criativa'

Fabricio_Noronha_foto_HELIO_FILHO Helio Filho

Ao todo são 240 vagas disponíveis nos seis cursos lançados na primeira jornada do projeto "Trilhas da Economia Criativa", que foi apresentado na tarde desta quarta-feira (9) pelo governo do Estado. Com inscrições gratuitas e realização totalmente online, os cursos fazem parte das ações do programa ES+Criativo, focado no desenvolvimento da economia criativa no Espírito Santo.

Os temas dos cursos são Elaboração e Gestão de Projetos Culturais; Produção Executiva de Projetos Audiovisuais; Gerenciamento Ágil de Projetos; O Papel do Educador Social em Projetos Socioeducativos com Crianças e Adolescentes; Comunicação Digital Criativa; Geração de Negócios Criativos; e Gestão e Qualificação de Organizações da Sociedade Civil. A duração varia de 20h a 60h. As inscrições ficam abertas entre 9 e 14 de setembro pelo site da Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp).

Na ocasião do lançamento, o secretário de Estado da Cultura, Fabrício Noronha, que coordena o ES+Criativo em parceria com outras entidades públicas e privadas, destacou o impacto da economia criativa para toda uma cadeia produtiva: "é mais que uma tendência de mercado, é uma iniciativa que aponta para o respeito, a diversidade e a inovação. É chave de recuperação da economia e a Trilha dá esse suporte, por meio dos cursos", afirmou.

Entre os setores considerados dentro da economia criativa estão gastronomia, audiovisual, design, moda, música, artesanato, folclore e até iniciativas de áreas como tecnologia da informação.

Veja abaixo os detalhes de cada um dos cursos oferecidos na primeira temporada do projeto Trilhas da Economia Criativa.

ELABORAÇÃO E GESTÃO DE PROJETOS CULTURAIS

Coordenação: Luana Eva e Ludmila Porto

Período do curso 17/9 a 18/10

A proposta é apresentar e orientar passo a passo a elaboração de um projeto cultural, analisando modelos práticos e detalhando cada item que compõe sua estrutura. Além de algumas formas de financiamento, captação de recursos, gestão e prática de projeto. Após o curso, o profissional estará preparado para conduzir projetos culturais de maneira sustentável, posicionando-os de maneira a explorar as melhores oportunidades em cada área de atuação do setor.

25 vagas. Carga horária: 60h

Luana Eva

É jornalista, atriz e produtora cultural. É sócia do Portal Produtora Cultural, foi uma das fundadoras do grupo capixaba Confraria de Teatro, e participou por quase 10 anos do Grupo Teatro Empório (GTE), desempenhando diversas atividades como atriz, produtora, figurinista e assistente de direção. Como jornalista, trabalhou em emissoras como Record (TV Vitória), Jornal On-line Folha Vitória e Band (TV Capixaba). Foi também coordenadora de Patrimônio Cultural, na Secretaria Municipal da Cultura de Cariacica.

Ludmila Porto

Produtora e atriz, é graduada em Artes Visuais pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e em teatro pela Escola Técnica Municipal de Teatro e Dança (FAFI). É sócia do Portal Produtora Cultural e foi umas das fundadoras da Confraria de Teatro, onde atuou como atriz e produtora. Também trabalhou no Grupo Teatro Empório (GTE) como atriz e assistente de produção. Produziu eventos e corais. É ainda professora de artes da Rede Municipal de Ensino de Serra.

PRODUÇÃO EXECUTIVA DE PROJETOS AUDIOVISUAIS

Coordenação: Eder Formignoni

Período do Curso: 17/9 a 18/10

O objetivo é formar profissionais para atuação direta no mercado de produção de obras audiovisuais classificadas pela Agência Nacional do Cinema (Ancine) como obras não-publicitárias, que se destinam a diferentes segmentos de mercado, com foco em obras cinematográficas e vídeos digitais para diferentes plataformas e janelas de exibição.

O participante poderá vivenciar as principais etapas do desenvolvimento de projetos audiovisuais do ponto de vista de negócios.

40 vagas. Carga horária: 60h

Eder Formigoni

Diretor de Produção da Finordia Produções Culturais Ltda., onde produziu o longa-metragem "Destino das Sombras" e coproduziu o longa-metragem "A Mata Negra". Participou do evento MicBR, Mercado das Indústrias Criativas do Brasil (MicBR) 2018, classificado em 4º lugar entre 10 produtores iniciantes no mercado internacional selecionados pelo edital para receber apoio de participação no evento. É diretor do Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado (Sinaes) e membro do Conselho Temático de Economia Criativa da Federação das Indústrias (Findes), onde tem atuado para viabilizar políticas públicas para o desenvolvimento do setor audiovisual no Estado através dos projetos de Lei do Audiovisual do Espírito Santo, Film Commission do Espírito Santo e Polo Audiovisual do Espírito Santo, em desenvolvimento junto às câmaras e conselhos e aos poderes Executivo e Legislativo do Estado. Semana Global do Empreendedorismo no MICBR - Sebrae-SP Curso de Produção para Cinema e TV - Senai-ES. Bolsista do CNPq no Mestrado em Filosofia - Universidade Federal de Santa (UFSC). Graduado Bacharel em Filosofia pela Ufes.

CURSO GERENCIAMENTO ÁGIL DE PROJETOS

Coordenação: Priscila Gama

Perido do curso: 5/10 a 18/10

Os participantes terão a oportunidade de adquirir conhecimento teórico sobre o ambiente ágil, abordando seus eventos e produtos, assim como os papéis e responsabilidades, com a realização de exercícios práticos de planejamento e execução do projeto ágil, para fixar o conhecimento adquirido.

Conhecer métodos de gerenciamento de projetos antes utilizados somente na indústria de software.

40 vagas. Carga horária: 60h

Priscila Gama

Estrategista de Inovação em Tecnologia Social, mestranda em Sociologia Política, coordena diversos projetos de inovação construídos sob as lentes da inclusão, igualdade e potencialização de territórios periféricos através do empreendedorismo e cultura. É CEO do Das Pretas.Org e do Bekoo das Pretas.

O PAPEL DO EDUCADOR SOCIAL EM PROJETOS SOCIOEDUCATIVOS COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Coordenação: Vivian Cunha

Período do curso: 21/9 a 14/10

O objetivo do curso é preparar os educadores sociais, para a sua atuação em movimentos sociais e espaços educativos formais, não formais e informais. Contribuir para formação teórica destes profissionais e ampliar o conhecimento sobre a área da Educação Social.

40 vagas. Carga horária: 20h

Vivian Cunha

Educadora Social, pesquisadora, produtora cultural e bailarina. É graduada em Administração e tem formação em Educação Social/ Pedagogia Social: Conceitos, práxis e fundamentos pela Ufes e Formação Básica de Educador Social pelo Instituto Bem Brasil, ofertada pela Prefeitura de Vitória. Atua como Educadora Social em projetos socioeducativos em Vitória e em espaços não formais. Atua junto à Organização Udes e o Coletivo Sem Nome, na produção de projetos que trabalham com práticas educativas, eventos, festivais e formações na área das danças urbanas, da cultura Hip Hop de forma geral, das questões étnico raciais e LGBTQI+, no Espirito Santo.

COMUNICAÇÃO DIGITAL CRIATIVA

Coordenação: Bianca Sperandio.

Período do curso: 21/9 a 18/10

A pandemia de Covid-19 transformou em poucas semanas hábitos e comportamentos de toda sociedade, impulsionando a transformação digital de todas as organizações. Nesse cenário, a comunicação nas mídias digitais ganhou um papel fundamental na atuação das empresas para a manutenção de suas atividades.

40 vagas. Carga horária: 20h

Bianca Sperandio

Antropóloga com MBA em Marketing pela USP, além de ser especializada em produção de conteúdo. Apaixonada por contar histórias que tocam as pessoas, acredita fortemente no poder das mídias. Trabalhou na Índia como visual storyteller, ajudando um negócio social a arrecadar mais de 15 milhões de dólares em empréstimos para pequenos empreendedores e causas sociais através da internet. De volta ao Brasil, fundou a Crush, produtora de conteúdo multitela, para atender a necessidade de organizações que buscam uma forma de produzir conteúdo e divulgar seus produtos na web com criatividade, qualidade e agilidade. Atua como diretora e roteirista em narrativas cross e transmídia de filmes e peças publicitárias, além de ser consultora, instrutora e palestrante credenciada no Sebrae junto à Vila Consultoria.

GERAÇÃO DE NEGÓCIOS CRIATIVOS

Coordenação: Camila Dalla Brandão

Período do Curso: 21/9 a 7/10

A criatividade está em todos os lugares. Negócios criativos e seu potencial como vetor do desenvolvimento econômico. No curso, o participante estará apto a elaborar a validar a sua ideia do negócio criativo e seus diversos elementos: Ideias X Oportunidades. Entendo o problema a ser solucionado. Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Inovação, Startups e Novas Economias. Sugestões para aprofundamento.

40 vagas. Carga horária: 20h

Camila Dalla - Graduada em Administração de Empresas, pós-graduada em Docência Superior, MBA em Projetos e Mestre em Administração. Começou a trabalhar com inovação no Instituto de Inovação Tecnológica da UFES, logo depois foi para IEL no Movimento para Inovar. Já atuou como gestora de projetos no Sebrae/ES, responsável pelo SEBRAE UP (Pré aceleração para Startups) e ProDEMI (Desenvolvimento do Empreendedor Inovador - patentes). Entre 2015 e 2018 foi Secretária de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional no Estado do Espírito Santo. Atualmente é professora de Empreendedorismo e Inovação da pós-graduação da UVV, da graduação da Faculdade Madre Thaís em Ilhéus/BA, consultora da Fass Legal e do Células Empreendedoras, e CEO &CKO da Trêsbê - Educação, Inovação e Eventos.

CURSO GESTÃO E QUALIFICAÇÃO DE ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL

Coordenação: João Adriano Dallapicola Veenings

Propiciar aos participantes, conhecimento prático e objetivo sobre o novo Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil - MROSC, envolvendo todas suas etapas, desde a celebração até a prestação de contas, com a utilização de linguagem e atividades práticas para fixação do conhecimento disponibilizado. Conhecer os aspectos Gerais da Lei 13.019/2014 para a proposição, execução e prestação de contas de Parcerias.

20 vagas. Carga horária: 20h

João Adriano Dallapicola Veenings - Administrador com experiência em gestão pública nas áreas de gestão orçamentária e administrativa, licitações, projetos e captação de recursos. Conjuntamente possuo experiência em ensino a distância. Interesse em projetos na área de captação de recursos, elaboração de projetos, de planejamento administrativo, financeiro e orçamentário na área pública e em IES na modalidade EAD.

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 04 Dezembro 2020

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/

No Internet Connection