Domingo, 28 Abril 2024

​Site disponibiliza acervo gratuito da cultura popular cachoeirense

raiar_da_liberdade_FotoLuanVolpato Luan Volpato

A Associação de Salvaguarda do Patrimônio Imaterial Cachoeirense reformulou seu site e fez dele um importante instrumento de democratização do acervo correspondente aos grupos folclóricos associados, como as manifestações culturais Bate Flechas de São Sebastião, Boi Pintadinho, Capoeira, Caxambu, Charola de São Sebastião, Folia de Reis, Maculelê, Quadrilha, Puxada de Rede e Samba de Roda. O site se tornou um valioso espaço de pesquisa, permitindo ter acesso gratuito a livros, documentários e CDs. 

Luan Volpato

Obras 

São seis livros para download. Sobre o Caxambu, estão disponíveis Caxambu, Tambores da Liberdade, de Rosângela Venturi Barros, e Todas as Faces de Maria, de Genildo Coelho, que fala sobre Maria Laurinda Adão, mestra do Caxambu da comunidade quilombola de Monte Alegre, em Cachoeiro. 

Obras II 

Os livros sobre a Charola de São Sebastião são Charola de São Sebastião, Compromisso de Fé no Santo Mártir Guerreiro, de Rosângela Venturi Barros, e São Sebastião – História da Charola de São Sebastião de Jacu e Alto Paulista. Rosângela Venturi também é autora de O Universo mágico da Folia de Reis, que fala da manifestação popular destacada no título, e de Palavra de Mestre, sobre os mestres da cultura popular cachoeirense.

E mais...

Outros livros que abordam essa cultura mas não focam em uma manifestação artística específica são Festa – Fé e Festa, de Luan Volpato e Genildo Coelho, No Tempo da Onça, de Maria Elvira Tavares Costa, e Cultura Popular - Narrativas de Devoção por Seus Mestres, de Genildo Coelho e Isabel Cristina de Almeida Bastos.

No site também há oito documentários sobre a cultura popular cachoeirense e os internautas poderão ainda acessar músicas das toadas da Charola de São Sebastião. 

Desalinho e Delírio

A escritora Aline Dias anunciou a pré-venda de se primeiro livro infantil. E se o mundo descostura, sua quarta obra, é destinado principalmente para o público entre 8 e 12 anos. Em suas 36 folhas, os leitores poderão conhecer a história da amizade entre Desalinho, uma menina espevitada e de espírito aventureiro, e Delírio, uma menina cadeirante muito inteligente e curiosa. Duas meninas com visões de mundos bem diferentes, mas que construíram um laço tão forte entre si que tesoura nenhuma foi capaz de cortar. 

Diego Nunes

O livro está disponível em pré-venda para todo o Brasil, pelo site da Editora Maré, de 20 de março a 20 de abril. A cada exemplar vendido antes do lançamento, R$10,00 serão destinados para a Apae Vitória. O livro contará com versão em áudio. A ideia é incluir crianças com baixa visão, cegas e que ainda não sabem ler. O livro impresso também foi diagramado e ilustrado de modo a ser completamente legível, inclusive nas ilustrações para pessoas daltônicas e de baixa visão. 

Autores locais

O vereador de Cariacica, André Lopes (PT), protocolou, nessa sexta-feira (24), um projeto de lei que prevê a aquisição, por parte da Secretaria Municipal de Educação (Seme), de livros de autores cariaciquenses ou outras cidades, mas que falem do município, para as escolas públicas municipais. A iniciativa busca cumprir uma das metas do Plano Municipal de Cultura, além de valorizar autores locais e dar visibilidade à produção literária de Cariacica, principalmente. Os escritores já falam em se mobilizar pela aprovação da proposta. 

Babado Bar 

Como noticiado nesta coluna, o Babado Bar havia fechado as portas sem previsão de reabertura, mas agora já está definido: o bar, de fato, não voltará às atividades. Felizmente, nem tudo babou, pois o Museu das Paneleiras irá prosseguir, bem como outras atividades culturais já realizadas no espaço. Mas é uma pena que Vitória, cidade que precisa ampliar suas opções de lazer, perca mais um, mesmo que parcialmente. 

Até a próxima! Contato com a coluna:  

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/