sexta-feira, julho 11, 2025
18.9 C
Vitória
sexta-feira, julho 11, 2025
sexta-feira, julho 11, 2025

Leia Também:

??xodos, de Sebastião Salgado, exibe imagens produzidas em 40 países

 
A Defensoria Pública do Estado do Espírito Santo, em parceria com a Academia Brasileira de Direitos Humanos, apresenta a exposição Êxodos, de Sebastião Salgado. A mostra, que faz parte da programação da Semana da Defensoria Pública, ficará aberta à visitação de 8h30 às 18 horas, na sede administrativa da Instituição, até domingo (25).
 
Composta por 57 fotos, a exposição revela a história da humanidade em trânsito com imagens produzidas em 40 países, após seis anos de pesquisa e muito trabalho de campo. O movimento dos povos na terra está representado em cinco temas centrais: África; luta pela terra; refugiados; megacidades e retratos de crianças. O projeto foi iniciado em 1993, quando Salgado finalizava a obra Trabalhadores.
 
“Quando eu estava realizando ‘Trabalhadores’, vi que uma grande quantidade de população começou a abandonar o campo a uma velocidade incrível, em função da modificação total da estrutura de produção no mundo. Paralelamente a isso comecei a ver no mundo inteiro uma degradação ecológica total, com o crescimento da população e o mau uso da terra”, contou Salgado no documentário Cidadão do Mundo (2000).
 
O defensor geral, Gilmar Alves Batista, explica que a escolha da mostra de Sebastião Salgado para compor a programação da Semana da Defensoria Pública, foi baseada na temática que é recorrente na obra do fotojornalista: os direitos humanos e o meio ambiente.
 
Além de celebrar uma data especial para a Defensoria, a exposição também marca a doação da obra Êxodos, por Lélia Deluiz Wanick Salgado e Sebastião Salgado, ao Instituto Terra. Desta forma, os recursos obtidos com a mostra, e com a venda de pôsteres, serão destinados ao trabalho da ONG ambiental que promove a recuperação da Mata Atlântica e do Rio Doce.
 
Serviço
 
Exposição Êxodos, Sebastião Salgado está em cartaz até o dia 25 de maio na Sede administrativa da Defensoria Pública do Estado do Espírito Santo. Praça Manoel Silvino Monjardim, nº 54 – Centro. Visitação das 8h30 às 18 horas. Entrada Franca

Mais Lidas