Terça, 16 Abril 2024

Ato contra o fascismo e em defesa da democracia será realizado no Estado

O Fórum Igrejas e Sociedade em Ação aprovou a realização de um ato no Espírito Santo em defesa da democracia e contra o fascismo. A decisão foi tomada em reunião realizada nessa quinta-feira (5). A manifestação já tem data: será no dia primeiro de abril, provavelmente, em Vitória.


Segundo a representante do Movimento Estadual de Fé e Política e do Coletivo de Estudo da Conjuntura (CEC) no Fórum, Terezinha Baldassini Cravo, a data foi escolhida por marcar os 56 anos do golpe militar. 


O ato é puxado em nível nacional pelo movimento Cristãos Contra o Fascismo e acontecerá em vários estados brasileiros. “Soubemos da iniciativa por uma nota divulgada pelo movimento e achamos oportuno discutir a realização aqui. A proposta é aberta a todas religiões que queiram enfrentar esse discurso fundamentalista de um Deus violento, que prega o ódio, que não é amor”, diz Terezinha. 


O movimento Cristãos Contra o Fascismo afirma que o Brasil passa por um momento grave de ataque à democracia, com o avanço de uma narrativa pautada no ódio, na exaltação da violência e na indiferença quanto ao sofrimento humano. Essa narrativa, que ganha contorno institucional, se apresenta no discurso de autoridades e ameaça as bases democráticas do País. 


O grupo afirma, ainda, que é inspirado pelos passos da vida de Cristo. Por isso, baseando-se no evangelho, defende princípios como a democracia como expressão de respeito à diversidade, ao calendário eleitoral, às garantias das liberdades individuais e coletivas, o respeito à Constituição; cultura de paz; uma economia que não coloque o lucro acima das pessoas e do meio ambiente; e a justiça social como expressão da superação da grave desigualdade que marca o Brasil.  


“A vida de Jesus nada tem a ver com essa visão que se aproveita da miséria do povo para promover alienação”, destaca Terezinha. Segundo ela, serão realizadas reuniões de articulação com as mais diversas religiões para construção do ato no Espírito Santo. 

Veja mais notícias sobre Direitos.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 16 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/