Sexta, 03 Mai 2024

Fórum de Mulheres realiza vigília na Praça Costa Pereira nesta segunda-feira

Fórum de Mulheres realiza vigília na Praça Costa Pereira nesta segunda-feira
O Fórum Estadual de Mulheres promove, na tarde desta segunda-feira (31), uma vigília na Praça Costa Pereira, em Vitória, como um fechamento para o mês de março, em que é celebrado o Dia Internacional da Mulher. No encontro estão programadas atividades de conscientização sobre os altos índices de homicídios de mulheres no Estado. 
 
A pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) “Tolerância social à violência contra as mulheres”, divulgada na última quinta-feira (27), também vai ser tema da vigília pelo fim da violência contra as mulheres. 
 
A coordenadora do Fórum, Karina Moura, ressalta que a atividade já estava programada, mas a pesquisa – que traz dados estarrecedores a respeito da condescendência da sociedade com a violência contra a mulher – foi incluída na vigília. 
 
De acordo com dados da pesquisa, 58% dos entrevistados concordaram, total ou parcialmente, que “se as mulheres soubessem se comportar haveria menos estupros”. E 63% concordaram, total ou parcialmente, que “casos de violência dentro de casa devem ser discutidos somente entre os membros da família”.  
 
A pesquisa também aponta uma série de contradições nas respostas dos entrevistados. Dos 3.810 entrevistados, 78% concordaram totalmente com a prisão para maridos que batem em suas esposas; e 89% tenderam a discordar da afirmação “um homem pode xingar e gritar com sua própria mulher”.
 
Em contrapartida, 89% dos entrevistados tenderam a concordar que “a roupa suja deve ser lavada em casa”; e 82% que “em briga de marido e mulher não se mete a colher”.
 
O Espírito Santo é líder nacional de mortes de mulheres jovens, segundo o Mapa da Violência, com taxa de 21,4 mortes por 100 mil. Entre todas as faixas etárias, o Estado também é líder em mortes de mulheres, com taxa 9,2 homicídios por grupo de 100 mil.    

Veja mais notícias sobre Direitos.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 03 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/