Dólar Comercial: R$ 5,62 • Euro: R$ 6,67
Terça, 27 Outubro 2020

Igreja de Aracruz pode responder por crime de transfobia

outdoor_pibara_divulgacao Divulgação

Mais uma vez a publicação de outdoors causa polêmica no Espírito Santo. Depois dos anúncios a favor de Jair Bolsonaro e da cloroquina, desta vez o caso envolve a Primeira Igreja Batista de Aracruz (Pibara), no norte do Estado, que publicou um painel de Dia dos Pais considerado transfóbico.

Numa referência indireta ao ator Tammy Miranda, homem trans que foi um dos destaques da campanha de Dia dos Pais da empresa Natura, o anúncio afirma: "Não é natura(l) colocar uma mulher como símbolo do Dia dos Pais, quando a Bíblia afirma ser homem. Então... Homens, feliz Dia dos Pais", diz o outdoor, que inclui a foto de um homem com sua filha, ambos segurando bigodes postiços, como se pode observar na imagem abaixo.

Divulgação

"A ideia de que a identidade do ator Thammy Miranda 'não é natural', ressaltada na publicidade denunciada, está na contramão da orientação a Organização Mundial da Saúde(OMS) que, desde 1990, retirou a homossexualidade da lista de doenças, por se tratar de uma característica inerente à personalidade e não de uma enfermidade. A nova classificação internacional das doenças, na sua décima primeira versão, a CID 11, removeu todo o código F66, dirigido a transtornos psicológicos e comportamentais associados ao desenvolvimento sexual e sua orientação", aponta a denúncia enviada pelo advogado André Moreira ao Ministério Público Estadual (MPES).

O advogado considera que a discriminação e ofensa a pessoas ou grupos sociais não cabem dentro do princípio da liberdade religiosa, pois afeta o princípio da dignidade humana, que inclui o direito à liberdade de gênero e sexualidade. "Portanto, se a dignidade é o fundamento desses direitos fundamentais, o direito de todo indivíduo, grupo ou comunidade religiosa de exercer sua fé e as práticas religiosas a ela relacionadas não pode ser exercido através da negação de outros direitos igualmente relevantes".

André Moreira cita o entendimento do Superior Tribunal Federal (STF) que prevê a inclusão da orientação sexual e identidade de gênero como condições humanas protegidas pela lei que criminaliza a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional.

"Após mais de 30 anos de mora constitucional, o STF estende a proteção da Lei Federal 7.716/89 à população LGBTQIA+, no entanto, a prática da homofobia e da transfobia continua sendo socialmente 'tolerada', o que decorre da corriqueira banalização das condutas discriminatórias contra LGBTQIA+, sem a necessária compreensão de sua gravidade e das consequências nefastas que trazem a essa parcela da população, em decorrência da ausência da necessária resposta jurisdicional", aponta a denúncia.

O pedido é para que os órgãos competentes apurem cível e criminalmente a responsabilidade pela divulgação do outdoor, solicitando a retirada imediata do anúncio e instauração de ação de reparação para danos morais coletivos, que possa ser revertido para entidades que defendam a população LGBTQIA+ no município de Aracruz, ou, em sua falta, no Espírito Santo.

Anunciantes de outdoor pró-Bolsonaro podem ser processados

Defesa do uso da cloroquina contra Covid-19 feita por grupo de Capitão Assumção é propaganda ilegal de medicamento
https://www.seculodiario.com.br/politica/anunciantes-de-outdoor-pro-bolsonaro-podem-ser-processados

Outdoor a favor de Bolsonaro e cloroquina é retirado em Vitória

Vigilância Sanitária notificou a empresa responsável por propaganda ilegal do remédio, que não tem eficácia comprovada contra Covid
https://www.seculodiario.com.br/cidades/outdoor-a-favor-de-bolsonaro-e-cloroquina-e-retirado-em-vitoria

Veja mais notícias sobre Direitos.

Veja também:

 

Comentários: 10

RONALDO CHAGAS VIEIRA em Sexta, 14 Agosto 2020 16:44

A igreja fez uma manifestação desnecessária...deveria apenas ignorar a nefasta publicidade dos desmatadores da amazônia. Pra mim, existe homem e mulher. O resto é safadeza e invenção de factóidos para vender produtos no submundo treslocado.

A igreja fez uma manifestação desnecessária...deveria apenas ignorar a nefasta publicidade dos desmatadores da amazônia. Pra mim, existe homem e mulher. O resto é safadeza e invenção de factóidos para vender produtos no submundo treslocado.
Abilio em Sexta, 14 Agosto 2020 17:36

Ha alguma inverdade no outdoor?
O natural é homem e mulher, o que passa disto e mudança artificial

Ha alguma inverdade no outdoor? O natural é homem e mulher, o que passa disto e mudança artificial
Daniel em Sexta, 14 Agosto 2020 20:54

Se o Brasil continuar assim vão acabar proibindo o cristianismo no futuro, afirmando que a bíblia é preconceituosa. Evangélicos/católicos vocês são maioria, precisam votar em políticos que vão defender a fé de vocês.

Se o Brasil continuar assim vão acabar proibindo o cristianismo no futuro, afirmando que a bíblia é preconceituosa. Evangélicos/católicos vocês são maioria, precisam votar em políticos que vão defender a fé de vocês.
Thom Guyansque em Sábado, 15 Agosto 2020 02:47

Como cristão me pergunto... Cristo agiria como o responsável por este outdoor agiu?

Como cristão me pergunto... Cristo agiria como o responsável por este outdoor agiu?
FABRICIO em Sábado, 15 Agosto 2020 13:39

A igreja declara o que crê, com a mesma força dos outros que defendem o que crêem. Por quê a ideologia pode ser expressa em imagens e vídeos, e a crença de uma igreja não pode ser expressa em um outdoor?

A igreja declara o que crê, com a mesma força dos outros que defendem o que crêem. Por quê a ideologia pode ser expressa em imagens e vídeos, e a crença de uma igreja não pode ser expressa em um outdoor?
Adilson em Sábado, 15 Agosto 2020 15:16

Uma pergunta relevante: a Thamy é natural? O outdoor está mentindo?
Deixem de besteiras e vão cuidar da vida de vocês.

Uma pergunta relevante: a Thamy é natural? O outdoor está mentindo? Deixem de besteiras e vão cuidar da vida de vocês.
Noelva em Sábado, 15 Agosto 2020 16:50

Não li nada de ofensivo ou preconceituoso nesse outdoor! As pessoas ficam procurando chifre em cabeça de cavalo e pêlo em ovo!

Não li nada de ofensivo ou preconceituoso nesse outdoor! As pessoas ficam procurando chifre em cabeça de cavalo e pêlo em ovo!
Luciana em Sábado, 15 Agosto 2020 23:50

Quem procura, ACHA!
Tantos temas bíblicos RELEVANTES p serem tratados e com extrema urgência como as mortes da Covid , desespero das famílias enlutadas, bem como a extrema pobreza no cenário atual , no entanto, certas lideranças provocam tensões e litígios de graça, sem necessidade.

Enqto 90% das pautas dos evangelhos de Jesus focam a misericórdia , a dignidade da pessoa humana, o amor a Deus , o amor ao próximo, as bem aventuranças, e a hipocrisia dos fariseus e líderes religiosos da época, algumas lideranças evangélicas colocam o evangelho de Cristo na ponta de contendas, sem necessidade. Como cristã que sou, fico envergonhada. Quem pediu a opinião pública aqui em Aracruz sobre esse tema? NINGUÉM!
Há muitos pais héteros na justiça pq não pagam pensão e não visitam seus filhos, mas NUNCA vi indignação para esse tema. Jesus nos alertou sobre os falsos líderes e o uso das santas escrituras para ostentação e benefício próprio e interesseiro, para ganhar algum proveito.
O fariseu é alguém que provoca contendas de graça para ostentar seu preconceito e obter algum proveito próprio!
Mas, ai de vcs, hipócritas. Vcs não entram no Reino, e atrapalham quem quer entrar. MT 23: 13~36

Quem procura, ACHA! Tantos temas bíblicos RELEVANTES p serem tratados e com extrema urgência como as mortes da Covid , desespero das famílias enlutadas, bem como a extrema pobreza no cenário atual , no entanto, certas lideranças provocam tensões e litígios de graça, sem necessidade. Enqto 90% das pautas dos evangelhos de Jesus focam a misericórdia , a dignidade da pessoa humana, o amor a Deus , o amor ao próximo, as bem aventuranças, e a hipocrisia dos fariseus e líderes religiosos da época, algumas lideranças evangélicas colocam o evangelho de Cristo na ponta de contendas, sem necessidade. Como cristã que sou, fico envergonhada. Quem pediu a opinião pública aqui em Aracruz sobre esse tema? NINGUÉM! Há muitos pais héteros na justiça pq não pagam pensão e não visitam seus filhos, mas NUNCA vi indignação para esse tema. Jesus nos alertou sobre os falsos líderes e o uso das santas escrituras para ostentação e benefício próprio e interesseiro, para ganhar algum proveito. O fariseu é alguém que provoca contendas de graça para ostentar seu preconceito e obter algum proveito próprio! Mas, ai de vcs, hipócritas. Vcs não entram no Reino, e atrapalham quem quer entrar. MT 23: 13~36
Alfredo em Segunda, 17 Agosto 2020 08:04

Logo não haverá mais liberdade religiosa, se preparem por que os cristão de verdade vão ter que voltar a se reunir escondidos do Estado.

Logo não haverá mais liberdade religiosa, se preparem por que os cristão de verdade vão ter que voltar a se reunir escondidos do Estado.
Edileuza em Domingo, 23 Agosto 2020 09:51

Graças a DEUS tem pessoas que denunciam uma barbaridade dessas. Isso não era necessário, era só desejar um feliz dia dos pais e pronto, como todo os outros lugares do mundo. Mas não, precisam ficar atacando pessoas que só querem ser felizes. VERGONHA. Que sejam punidos.

Graças a DEUS tem pessoas que denunciam uma barbaridade dessas. Isso não era necessário, era só desejar um feliz dia dos pais e pronto, como todo os outros lugares do mundo. Mas não, precisam ficar atacando pessoas que só querem ser felizes. VERGONHA. Que sejam punidos.
Visitante
Terça, 27 Outubro 2020

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/

No Internet Connection