Sábado, 27 Abril 2024

Instituto de Previdência anuncia pagamento retroativo do reajuste a aposentados

adeval_irineu_ipasdm_divulgacao Divulgação

Resultado de meses de intensa mobilização, a reivindicação por reajuste salarial dos servidores inativos de Domingos Martins, na região serrana do Estado, teve mais uma conclusão positiva na manhã desta quarta-feira (10). 

Após reunião entre o prefeito, Wanzete Krüeger (PP), e o presidente do Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Domingos Martins (IPASDM), Adeval Irineu Pereira, foi deliberado o cronograma de pagamento do reajuste dos vencimentos dos aposentados, sancionado pelo prefeito no final de maio. 

Os valores retroativos, referentes a maio, junho e julho, serão pagos em uma folha complementar até o dia 19 de agosto; e o novo salário de agosto será pago normalmente, até o quinto dia útil do mês de setembro. 

Segundo o presidente do IPASDM, a maioria dos aposentados tem direito ao chamado "enquadramento" no novo valor, que é o cálculo individual sobre o que cada servidor inativo pode receber, segundo as regras estabelecidas no ato de sua aposentadoria. "Só tem direito quem se aposentou por paridade", ressalva. 

O pleito vinha sendo feito pelos aposentados desde junho, quando os servidores ativos começaram a receber os salários reajustados. O reajuste geral, por sua vez, foi resultado de meses de reivindicação, que incluiu movimento grevista e denúncias de assédio moral contra os manifestantes, liderados pelo Sindicato dos Servidores Municipais de Domingos Martins (Sindsmudmar). 

A pauta que permanece agora, informa o presidente do Sindsmudmar, Carlos Eduardo Schwambach, é o pagamento, aos professores ativos e inativos, dos retroativos referentes aos meses de janeiro a abril; e, às demais categorias de servidores, de um abono correspondente a esses retroativos. 

Sobre o magistério, o município aguarda resposta do Tribunal de Contas do Estado (TCE-ES) sobre a legalidade da medida. Para os demais servidores, está no ar a promessa de abono por parte do prefeito, assinala Carlos Schwambach.

Veja mais notícias sobre Direitos.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/