Domingo, 28 Abril 2024

Pinheiros vai ter Centro Integrado de Atendimento à Mulher vítima de violência

O município de Pinheiros, no norte do Estado, deve receber uma unidade do Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIM). A iniciativa é resultado de uma parceria entre o Tribunal de Justiça do Estado (TJES) e prefeitura. O município, proporcionalmente, é um dos que mais contribuem para o alto índice de violência contra a mulher do Estado.
 
A iniciativa de implantação de um CIM no município partiu da primeira dama de Pinheiros, Silvia Damasceno Machado, que conheceu a proposta após palestra do presidente do TJES, Pedro Valls Feu Rosa, durante evento de combate à violência doméstica, realizado na Assembleia Legislativa. 
 
Silvia, que participava do Fórum, colocou o município à disposição do Tribunal para a instalação de um centro, que tem o objetivo de dar tratamento humanizado às mulheres vítimas de violência doméstica. . No mesmo local as mulheres encontram assistência médica, psicológica, jurídica, com postos da Defensoria Pública, da Delegacia de Defesa da Mulher, da Promotoria Pública e da Vara Especializada da Mulher.
 
Pinheiros é uma cidade que tem um problema crônico de violência. Isso ocorre com municípios próximos às divisas com outros estados, em que acontece o fenômeno da população flutuante. Nestes municípios, com economia baseada na agricultura, é comum a chegada de pessoas que atuam em colheitas pontuais e permanecem após o período. O desemprego associado a outros problemas sociais acaba impulsionando essas taxas para cima.
 
De 2012 para cá, o município tem investido no fortalecimento da rede de atendimento à mulher, com a reestruturação da Delegacia da Mulher e da implantação de um projeto de atendimento à saúde feminina chamado Casa Flor. 
 
Estudos para a instalação do Centro Integrado da Mulher estão sendo viabilizados pelo TJES, através da Coordenadoria de Combate à Violência Doméstica, e pela prefeitura de Pinheiros.

Veja mais notícias sobre Direitos.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/