Domingo, 28 Abril 2024

Polícia interdita mais um asilo clandestino em Vila Velha

Uma operação conjunta realizada por policiais civis da Delegacia do Idoso e membros do Ministério Público Estadual (MPES), da Vigilância Sanitária e da Assistência Social, na manhã desta quarta-feira (13), resultou na interdição de um asilo clandestino no bairro Praia de Itapoã, em Vila Velha. Cinco idosos, sendo três homens e duas mulheres, foram encontrados no local. Eles chegavam a pagar entre R$ 2 mil e R$ 2,5 mil por mês para os responsáveis.
 
De acordo com o titular da Delegacia do Idoso, delegado Leandro Piquet, uma denúncia anônima foi realizada nessa terça-feira (12) por meio do Disque-Denúncia 181 relatando que um asilo funcionava ilegalmente. “A informação foi repassada para nossa unidade policial e descobrimos em uma diligência que a instituição iria se mudar. Com isso, foi mobilizada uma equipe que foi ao local e o interditou, pois foi constatado que o asilo não tinha nenhum alvará de funcionamento”, contou o titular.  O asilo ilegal também não possuía a mínima condição de higiene, ventilação e luminosidade, além de que os alimentos eram estocados junto dos medicamentos”, contou. 
 
O delegado ainda ressaltou que não foi encontrado nenhum sinal de maus tratos com os idosos e que as investigações irão continuar para descobrir se houve algum crime. “Os mesmos responsáveis por manter esse asilo já tiveram outra instituição interditada em Vila Velha há três meses”, acrescentou Leandro Piquet.
 
Ele também disse que os idosos foram ou reintegrados à família ou encaminhados para uma instituição legalizada, com a ajuda de assistentes sociais.   
 
Outros casos
 
Somente neste mês, quatro asilos clandestinos já foram fechados por policiais civis da Delegacia do Idoso. Ao todo, 13 idosos foram encontrados nos locais e reintegrados à sociedade. Na última quarta-feira (06), a equipe realizou uma operação de fiscalização que resultou no fechamento de três asilos irregulares no bairro Rio Marinho, em Cariacica. 
 
De acordo com informações do assessor do gabinete do Chefe de Polícia e responsável pela operação, delegado Sérgio de Mello, uma idosa fez uma denúncia ao Ministério Público informando sobre os maus tratos que estaria sofrendo na casa de E.G., onde estaria funcionando um asilo clandestino no bairro Rio Marinho, em Cariacica. “O Ministério Público acionou a equipe da Delegacia do Idoso, que se dirigiu ao local e confirmou a irregularidade”, contou o delegado.
 
O delegado informou ainda que no momento da abordagem, os policiais receberam outra denúncia informando que as residências da irmã e do filho da suspeita também estariam funcionando como asilos clandestinos. Foram realizadas buscas nas casas de J.G., e do filho da suspeita, localizadas no mesmo bairro em Cariacica. No total, foram encontrados oito idosos, sendo que três estavam na casa de E.G., dois na residência de J.G, os outros três na casa do filho da suspeita.

Veja mais notícias sobre Direitos.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/