Sexta, 19 Abril 2024

VI PomerBR acontece em outubro em Laginha do Pancas

VI PomerBR acontece em outubro em Laginha do Pancas

O distrito de Laginha, município de Pancas, na região centro-oeste do Espírito Santo, será a sede da sexta edição do PomerBR, evento itinerante que acontece desde 2011 em vários estados brasileiros.



O encontro acontece nos dias 12, 13 e 14 de outubro e terá como tema “Povos e Comunidades Tradicionais, Territórios Sustentáveis, Políticas Públicas”.



Os seis eixos temáticos abordarão: Povos e Comunidades Tradicionais: conquistas, desafios e perspectivas; Memória, Cultura e Patrimônio; Línguas Maternas: práticas pedagógicas, políticas públicas e direitos linguísticos; Territórios Tradicionais: conflitos, identidades e sustentabilidades; Saúde e Segurança Alimentar; e Educação do Campo e Movimentos Sociais.



As inscrições de trabalhos estão abertas até o dia 20 de setembro para Comunicação Oral, Pôster ou Filmes.



História



Os encontros anteriores registraram em média cem pessoas inscritas, com aproximadamente 30 trabalhos apresentados. O princípio seguido pelos organizadores, no entanto, estabelece havendo “10, 30 ou 100 pessoas, o evento tem sucesso porque fomos capazes de nos encontrar para debater temas que nos impactam”, exaltam na página do evento.



A proposta de criar um evento nacional para discutir as questões da cultura, do pertencimento e dos modos de ser dos pomeranos, nasce dentro do contexto da diversidade cultural e tem como pressuposto o Plano Nacional de Direitos Humanos - III (Decreto Nº 7.037, de 21 de Dezembro de 2009.), especialmente nas sua diretriz 10: garantia da igualdade na diversidade. Esse documento orientador apresenta como objetivos: "afirmação da diversidade para a construção de uma sociedade igualitária; Proteção e promoção da diversidade das expressões culturais como Direito Humano e apresenta como proposição de ações programáticas: promover ações de afirmação do direito à diversidade das expressões culturais, garantindo igual dignidade e respeito por todas as culturas’.



O I PomerBR foi realizado em São Lourenço do Sul, no Rio Grande do Sul, em 2011. A segunda edição aconteceu em 2012 em Santa Maria de Jetibá, na região serrana do Espírito Santo. O terceiro, em Pomerode, Santa Catarina, em 2013. O IV PomerBR buscou reconhecer o território dos pomeranos de Rondônia, em 2015. E, em 2016, o evento chegou à Serra dos Tapes, sendo realizado em Canguçu, também no Rio Grande do Sul, entre os pomeranos dos Pampas.

Veja mais notícias sobre Direitos.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/