Sexta, 29 Março 2024

Vigília celebra o Dia Estadual em Memória das Vítimas de Violência

Nesta quinta-feira (20) é celebrado o Dia Estadual em Memória às Vítimas de Violência no Espírito Santo, instituído a partir da Lei Estadual 9.922/2012. A data foi escolhida em memória ao dia do assassinado de Pedro Nacort, morto em 20 de junho de 1999 no Centro de Vitória com 20 tiros. Em 2001 a mãe de Pedro, Maria das Graças Nascimento Nacort fundou a Associação de Mães e Familiares de Vítimas de Violência do Estado (Amafavv/ES). 
 
Maria das Graças vai fazer uma vigília, iniciando às 6 horas desta terça, na Rua Sete de Setembro, local do assassinato do filho, em memória das vítimas da violência. Ela diz que também deve participar da manifestação marcada para a noite de quinta-feira. 
 
A mãe de Pedro Nacort também espera que o policial militar Erivelto de Souza Pereira, conhecido como “Diabo Loiro”, condenado no dia 5 de novembro de 2011 pelo Tribunal do Júri de Vitória, a 18 anos de prisão e à perda da patente de soldado pelo crime, cumpra a pena em regime fechado. O recurso impetrado pela defesa do policial está no Superior Tribunal de Justiça (STJ). 
 
O primeiro julgamento do caso foi realizado em maio de 2009, mas Erivelto e Jeferson Zambalde Torezani, acusado de emprestar a arma usada para assassinar Pedro foram absolvidos. No entanto, em 21 de outubro do mesmo ano a Primeira Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado (TJES) anulou a absolvição dos policiais militares. 
 
O relator do caso, desembargador José Luiz Barreto Vivas alegou que as provas encontradas ainda apontavam dúvidas quanto à autoria do crime. A presença maciça de policiais militares fardados durante o julgamento também foi um dos pontos abordados durante a relatoria.

Veja mais notícias sobre Direitos.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 29 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/