Quarta, 24 Abril 2024

Economista defende diálogo com a sociedade como fator essencial ao desenvolvimento

guilherme_lacerda_facebook Facebook
Facebook
"O sucesso aparente de um modelo de desenvolvimento se desfaz de uma hora pra outra se não houver interlocução com a sociedade, faltar transparência dos atos de concessão e se não houver um rigoroso acompanhamento da execução do projeto".

Essa frase finaliza o livro "Devagar é que não se vai longe – Parcerias Público-Privadas e desenvolvimento econômico", do economista Guilherme Lacerda, no qual ele amplia o debate em torno da política de investimentos estruturais no Brasil, com destaque para as Parcerias Público-Privadas (PPPs). 
Divulgação

Professor universitário, gestor de fundos de investimentos e estudioso da problemática de investimentos estruturais no Brasil, Guilherme Lacerda aborda as carências econômicas e sociais que provocam impacto em toda a população, em um cenário onde os índices são baixíssimos, nessas áreas, no âmbito internacional.

"A outra face dessa realidade é revelada pelos números perversos de nossa condição social e um crescimento econômico pífio e excludente, colocando o nosso País no pódio da lista mundial de desigualdade de renda e riqueza", explica Guilherme Lacerda. Para ele, "a credibilidade jurídica e institucional, a estrutura normativa e a cultura corporativa e empresarial também são elementos de relevo nesse cenário".

A pesquisa que deu origem ao livro, de 231 páginas, com selo da Letra Capital, Rio de Janeiro, segundo informa Guilherme Lacerda, foi desenvolvida entre os meses de setembro de 2918 e 2019, com o apoio da Escola Nacional de administração Pública.

O autor traça um histórico dos programas de investimentos no País, destacando os desafios para superar os gargalos que mantêm os patamares dos investimentos em infraestrutura abaixo das necessidades. Ele aponta a ausência de diálogo como um fator preponderante para a construção desse cenário.

O déficit de interlocução entre governantes e governados é tão flagrante quanto o déficit de investimentos, segundo Guilherme Lacerda. "Vencer essa lacuna não é simples. Exige o reerguimento de pontes para se ter diálogos assentados em mútua confiança e transparentes, onde os resultados privados sejam justos e estejam associados a benefícios públicos efetivos".

Veja mais notícias sobre Economia.

Veja também:

 

Comentários: 2

CARLOS WAGNER SILVA CORRÊA em Sábado, 04 Julho 2020 18:14

OPERAÇÃO GREENFIELD.

OPERAÇÃO GREENFIELD.
Jose Salvador em Domingo, 05 Julho 2020 13:50

Parabéns Dr. Guilherme pela visão de crescimento economico atrelado ao desenvolvimento social, abraço amigo.

Parabéns Dr. Guilherme pela visão de crescimento economico atrelado ao desenvolvimento social, abraço amigo.
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/