Quinta, 25 Abril 2024

Alunos do Jardim Bela Vista vão às ruas em protesto às condições precárias da escola

Os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Jardim Bela Vista, na Serra, voltaram a se manifestar na última sexta-feira (18) por melhorias na unidade, que funciona de maneira precária. Na manhã desta segunda-feira (21), a secretaria Municipal de Educação da Serra, Márcia Lamas, foi à escola, mas alegou que não há verba para reconstruir a unidade.



A escola tem sérios problemas de circulação e, em janeiro deste ano, teve 15 ventiladores furtados. A comunidade escolar conseguiu recuperar 11 ventiladores, mas, ainda assim, não é o suficiente para aplacar o calor na unidade. De acordo com o líder comunitário do bairro Jardim Bela Vista, Edson Reis, alunos que estudam à tarde chegaram a passar mal nas salas de aula.



Edson explica que os problemas na escola só seriam solucionados com a construção de um novo prédio, já que o atual é feito no esquema de “puxadinhos” e não comporta mais construções.



O líder comunitário conta que, ainda no governo Renato Casagrande (PSB), o ex-governador se comprometeu em destinar R$ 6 milhões para serem utilizadas na reforma da escola, bastando apenas que a prefeitura apresentasse um projeto.



A prefeitura, no entanto, perdeu o prazo e consequentemente a verba não foi destinada. Hoje, a obra já está orçada em R$ 10 milhões, mas não há previsão de reforma ou construção de nova unidade. O prefeito Audifax Barcelos (Rede) chegou a dizer que daria ordem de serviço para a obra (com recursos próprios da prefeitura) em abril de 2015, com início em maio do mesmo ano. No entanto, a obra não foi iniciada, e não há prazo para a construção.



A Emef Jardim Bela Vista tem cerca de 800 alunos e apenas dois banheiros. Os problemas estruturais da escola são inúmeros. Há duas semanas, houve uma infiltração na cozinha, o que impossibilitou que fosse feita a merenda dos alunos, que foram liberados.



A quadra da escola está sendo coberta há um ano, sem que a obra, aparentemente simples, seja concluída. De acordo com Edson, a empresa que executa a obra alega que está há seis meses sem receber da prefeitura, por isso, a obra está parada há seis meses.

Veja mais notícias sobre Educação.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/