Dólar Comercial: R$ 5,02 • Euro: R$ 6,11
Sexta, 26 Fevereiro 2021

Alunos ocupam 30 escolas na Grande Vitória e interior

Já se aproxima de 30 o número de escolas da rede estadual na Grande Vitória e no interior do Estado ocupadas por alunos contrários à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241/2016, já aprovada em dois turnos na Câmara e que agora tramita no Senado como PEC 55/2016 – e outras medidas propostas pelo governo federal que representam o sucateamento da educação pública.



Os alunos que não participam das ocupações, apoiam os colegas por meio de protestos, como aconteceu em Vila Velha na manhã desta quinta-feira (28), quando alunos das escolas estaduais Catharina Chequer, Maura Abaurre, Agenor de Souza Lê, Agenor Roris e Florentino Avidos fizeram uma manifestação em solidariedade às escolas ocupadas o município. Vila Velha tem cinco unidades ocupadas pelos alunos.



Além das escolas, estão ocupados prédios da Universidade Federal do Estado (Ufes) e o Instituto Federal do Estado (Ifes) de São Mateus, no norte do Estado. No campus da Ufes, em Goiabeiras, estão ocupados os prédios Centro de Artes (Cemuni) V e VI e IC II e IV. O Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes), campus da Ufes em São Mateus, também está ocupado pelos alunos.



Durante a tarde, representantes dos alunos ocupantes e da Justiça Eleitoral se reuniram com o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Estado (TRE-ES), o diretor-geral do TRE-ES, Alvimar Dias Nascimento e os juizes eleitorais Rodrigo Cardozo e Alexandre Farina para definir estratégias para o segundo turno, neste domingo (30).



No encontro ficou definido que no dia das eleições não haverá intervenção da Polícia Militar; não será feita panfletagem ou qualquer tipo de manifestação; poderão estar na escola até 35 ocupantes; terá de ser entregue uma lista com o nome dos ocupantes para o responsável do TRE; e todos os alunos deverão estar uniformizados no dia da eleição.



Os alunos das escolas ocupadas continuam recebendo doações de mantimentos, materiais de higiene e limpeza e kits de primeiros socorros para passarem os dias nas ocupações. Além disso, os alunos também pedem a ajuda de voluntários para ministrarem aulas.



As ocupações em todo o País ocorrem contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241/2016 – aprovada em segundo turno pela Câmara dos Deputados nesta terça-feira (25) – e outras medidas que sucateiam a educação pública. Os estudantes As escolas ocupadas continuam recebendo doações de alimentos, produtos de higiene e kits de primeiros socorros para os alunos que participam da ocupação. Além da PEC, os estudantes protestam contra medidas do governo federal que sucateiam a educação pública, como a Medida Provisória (MP) 746/2016 – conhecida como a reforma do Ensino Médio e o projeto Escola Sem Partido.



A MP 746 foi proposta de maneira autoritária e sem diálogo com a comunidade escolar. Já a PEC 241 estabelece um teto para gastos públicos por até 20 anos, para saneamento da dívida pública. Na prática, a proposta representa o sucateamento dos serviços públicos para a população, principalmente a mais vulnerável, além de perdas para os servidores públicos.



A matéria congela os gastos públicos por 20 anos, período em que o dinheiro economizado será canalizado para o pagamento da dívida pública, que atualmente consome quase metade do orçamento do País. O limite de referência dos gastos passa a ser o do ano anterior, com correção da inflação.



Escolas ocupadas nesta quinta-feira:
 
VITÓRIA 
EEEFM Almirante Barroso
EEEM Colégio Estadual
EEEFM Maria Ortiz
EEEM Irmã Maria Horta
EEEMArnulpho Mattos
EEEFM Desembargador Carlos Xavier Paes Barreto
EEEFM Aflordízio Carvalho da Silva
EEEM Renato Pacheco
EEEMFernando Duarte Rabelo
 
VILA VELHA
EEEM Agenor Roris
EEEFM Francelina Carneiro Setúbal 
EEEFM Assisolina Assis Andrade
EEEFM Florentino Avidos 
EEEM Silvio Rocio
 
CARIACICA
EEEFM Maria Penedo
EEEFM Hunney Everest Piovesan
EEEFM Joaquim Barbosa Quitiba
EEEFM Ana Lopes Balestrero
 
SERRA
EEEFM Rômulo Castelo
EEEFM Aristóbulo Barbosa Leão
EEEFM Marinete de Souza Lira
EEEFM Sizenando Pechincha
EEEFM Clóvis Borges Miguel
EEEFM Dom João Batista da Motta Albuquerque
 
VIANA
EEEM Irmã Dulce Lopes Ponte
 
COLATINA
EEEFM Conde de Linhares
 
 PIÚMA
EEEFM Professora Filomena
 
 
 

Veja mais notícias sobre Educação.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Fevereiro 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/

No Internet Connection