Quinta, 18 Abril 2024

Aprovados no concurso da Sedu oficializam denúncia no Ministério Público

fachada_sedu_divulgacao Divulgação/Sedu
Divulgação/Sedu

Os aprovados no concurso da Secretaria Estadual de Educação (Sedu) realizado no primeiro semestre deste ano, por meio do Edital 01/2022, têm oficializado denúncias no Ministério Público do Espírito Santo (MPES), para reivindicar que a gestão de Renato Casagrande (PSB) faça as convocações. O certame foi homologado em 30 de junho e, mesmo assim, o governo continua contratando profissionais em Designação Temporária (DTs).

Essa situação, afirmam, tem causado indignação. Por meio do certame, foram disponibilizadas 1,5 mil vagas para os cargos de Agente de Suporte Educacional, Professor MaPP (Pedagogo) e Professor MaPB (Ensino Fundamental e Médio).

Os aprovados, que preferem não se identificar por medo de retaliações, apontam que a não nomeação e permanente contratação de DTs infringem a Constituição Federal, que, no inciso II, do artigo 37, estabelece que "a investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, na forma prevista em lei, ressalvadas as nomeações para cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração".

O grupo afirma que o prazo para a nomeação é curto, de seis meses, findando em 30 de dezembro deste ano, sendo prorrogável por mais seis meses, a critério do Governo do Estado.

Os aprovados não acreditam que quem passou dentro do número de vagas não será convocado, mas que, diante da contratação de DTs, é preciso fazer valer julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Supremo Tribunal de Justiça (STJ), que estabelece que as administrações públicas são obrigadas a contratar os aprovados, mesmo os que não estão dentro do número de vagas, caso ainda haja contratação de DTs após a homologação, o que vem acontecendo.

Eles recordam que a Sedu ficou 10 anos sem realização de concurso. Atualmente, afirmam, existem cerca de 1,8 mil DTs atuando como auxiliar de secretaria, nomenclatura utilizada para designar agentes de suporte educacional, quando a função é exercida por trabalhadores temporários. Entretanto, há cerca de 900 aprovados no concurso para exercer a atividade de agente de suporte educacional, ou seja, metade das vagas de DTs poderiam ser ocupadas por essas pessoas. 

Veja mais notícias sobre Educação.

Veja também:

 

Comentários: 3

MARIO COAIOTO em Quarta, 10 Agosto 2022 19:36

Que vença,o que representa o povo brasileiro, honestamente.

Que vença,o que representa o povo brasileiro, honestamente.
Adriana Pretti Pessoa em Terça, 30 Agosto 2022 19:28

#convocaSEDU

#convocaSEDU
DECEPCIONADO em Quarta, 07 Setembro 2022 09:52

que vergonha!! mais parece algo premeditado esse edital de concurso com validade do prazo para 6 meses tendo em vista o período eleitoral...
vão continuar nomeando os DT's que participam das campanhas e desestimulando os aprovados e quem mais se esforça após o trabalho para estudar para concursos...
Tantas vagas e nenhum convocado, considerando que já estamos em setembro...
A falta de respeito prossegue por mais 1 mês...
#ConvocaSEDU

que vergonha!! mais parece algo premeditado esse edital de concurso com validade do prazo para 6 meses tendo em vista o período eleitoral... vão continuar nomeando os DT's que participam das campanhas e desestimulando os aprovados e quem mais se esforça após o trabalho para estudar para concursos... Tantas vagas e nenhum convocado, considerando que já estamos em setembro... A falta de respeito prossegue por mais 1 mês... #ConvocaSEDU
Visitante
Quinta, 18 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/